“Existem anjos do sexo feminino, já que, no Livro do Profeta Zacarias, lemos sobre anjos que aparecem na figura feminina? E o que essa visão tem haver com sua profecia”
A ação profética de Zacarias ocorreu à época da restauração do ExÃlio da Babilônia, tendo sido contemporâneo de Ageu, Josué e Zorobabel. Seu livro é de estilo apocalÃptico, razão pela qual muitos o denominam “O Apocalipse do Antigo Testamento” em conjunto com o livro de Daniel. Zacarias exorta sempre o povo a obedecer novamente a Deus.
As oito visões de Zacarias ocorrem em cima de três patamares ou fundamentos: Zacarias proclama o que vê; Zacarias indaga ao mensageiro de Deus — anjo — o significado da visão; e finalmente, Zacarias decodifica para seus ouvintes a mensagem recebida e insere-a no texto sagrado.
Sempre as mensagens chegam dentro de um simbolismo, a fim de que o profeta e todos que buscam o entendimento da Palavra estejam sob a dependência de Deus permanentemente. Nas oito visões de Zacarias, aparecem os seguintes sÃmbolos: hoste de cavaleiros, quatro chifres e quatro ferreiros, delimitador ou marcador de terras, trajes imundos, candelabro, duas oliveiras, rolo voador, mulher, efa, quatro carruagens e duas montanhas, além de chumbo e asas.
A questão em apreciação prende-se à sétima visão do profeta Zacarias, cuja descrição encontra-se no verso 9 do capÃtulo 5, a saber: “E levantei os meus olhos, e olhei, e eis que duas mulheres saÃram agitando o ar com as suas asas, pois tinham asas como as de cegonha; e levantaram o efa entre a terra e o céu”. Essas “mulheres” aqui representam a iniquidade, como afirma o verso 5, mostrada por um anjo; logo, essas mulheres não eram anjos, muito menos anjos bons, pois representavam a iniquidade. O “chumbo”, mencionado no versÃculo 8, representava o poder liberado por Deus para impedir a saÃda da iniquidade — uma espécie de selo ou chave.
E finalmente, o verso 11 declara que a iniquidade seria banida para terra de Sincar (Babilônia), que será o centro de atividades no Oriente no final dos tempos. Será reedificada, tornando-se, assim, um dos centros do governo do Anticristo.
Quando a iniquidade fosse lançada fora, haveria, então, a libertação para o seu povo. O efa, barril com aproximadamente 22 litros de capacidade, medida de milho (espigas que reúnem grãos de milho — simbolismo), representa a nação judaica. O efa pode ser compreendido também como uma talha.
Anjos são seres assexuados — seres espirituais. Eles não se reproduzem segundo a sua espécie (Marcos 12.25). Os anjos mencionados nas Escrituras Sagradas são designados no masculino e são distintos dos seres humanos (Salmos 8.4-5).
O texto de Mateus 22.30 é bem claro em esclarecer taxativamente que no mundo espiritual e no Reino de Deus (celestial) não haverá nem homens e nem mulheres, no sentido de setes sexuais. Após a ressurreição, “nem se casam e nem são dados em casamento, mas serão como os anjos de Deus nos céus”.
Hebreus 1.14 afirma que anjos são seres espirituais retratados esteticamente como seres alados: Serafins e Querubins (Êxodo 25.20; IsaÃas 6.2-6; Ezequiel 1.6; Apocalipse 4.8). Os únicos nomes de anjos (arcanjos) citados nos textos bÃblicos são Arcanjo Miguel (Daniel 10.13,21; 12.1; Judas 9; Apocalipse 12.7) e o Arcanjo Gabriel (Daniel 8.16; 9.21; Lucas 1.19,26), todos nomes colocados no masculino. Na relação com os seres humanos, mencionada na BÃblia, os anjos aparecem sempre na forma masculina, desde a aparição de Gêneses 18.2.
Voltando a Zacarias, Zacarias 12.10 aborda um reconhecimento por parte de Israel, num futuro que não está longe, quando a nação de Israel e o povo judeu (totalidade ainda dispersa de Israel) reconhecerão a deidade e a identidade messiânica em Jesus Cristo. Isso acontecerá acompanhado de muito choro, lágrimas e, para muitos, Salvação.
por Ronald da Silva Rezende
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