Donald Gee, “O Apóstolo do Equilíbrio”

Donald Gee, “O Apóstolo do Equilíbrio”


Pioneiro e grande doutrinador dos pentecostalismos britânico e mundial

Um dos maiores nomes do pentecostalismo no século 20 foi, sem dúvida alguma, Donald Henry Frere Gee. Ele foi pioneiro e grande doutrinador do pentecostalismo britânico, com seus escritos se tornando também grande referência doutrinária para o pentecostalismo em todo o mundo.

Donald Gee nasceu em Londres, no dia 10 de maio de 1891. Quando ele tinha 9 anos, seu pai morreu de tuberculose. Na ocasião, sua família era da Igreja Congregacional de Finsbury Park, em Londres, onde Donald frequentava os cultos. Ali, Donald foi impactado pela primeira vez pelo Evangelho, por meio do ministério de Seth Joshua, grande pregador do Avivamento de Gales, que visitava a sua igreja. Era o mês de outubro de 1905. Naquela altura, Donald tinha 14 anos. Após a pregação de Joshua, ele e mais duas pessoas entregaram as suas vidas a Cristo. Donald, então, se tornou oficialmente membro daquela igreja.

Ávido por mais de Deus, Donald começou a buscar o Senhor em reuniões de oração de caráter pentecostal que estavam começando a se formar em Londres. O Movimento Pentecostal havia irrompido no mundo e muitos crentes ingleses, influenciados pelo mover pentecostal, passaram a se reunir em grupos de oração pedindo o derramamento do Espírito sobre suas vidas. Foi em uma dessas reuniões que ele conheceu um ministro batista que pastoreava uma igreja que estava dividida – a Igreja Batista de Harringay, no norte de Londres. Seu nome era Albert E. Saxby (1873-1960). Metade da igreja que ele dirigia queria seguir a doutrina pentecostal, abraçada e pregada pelo pastor Saxby, e a outra metade resistia fortemente à proposta. Em protesto pelo avanço do pentecostalismo na congregação, o organista abandonou a igreja. Ao saber disso, Donald ofereceu seus serviços como organista e se juntou àquela igreja batista. Sua mãe o seguiu. Em seguida, a igreja oficializou a divisão, com os irmãos que preferiam seguir o mover pentecostal seguindo o pastor Saxby para um novo templo. Era o ano de 1912.

Conta-se que o pastor Albert E. Saxby – que começou cedo no ministério, pastoreando, por um curto período de tempo, na África do Sul antes de assumir a igreja em Harringay – era um homem muito agradável, amoroso e alegre, apaixonado pelas Escrituras e pelo ensino bíblico, e que tinha um profundo amor pelas pessoas. Foi em seu estudo pessoal sobre a doutrina pentecostal à luz das Escrituras que ele chegou à convicção de que o ensino pentecostal sobre o batismo no Espírito Santo e os dons espirituais eram corretos. Ele acabou se tornando um dos fundadores do Movimento Pentecostal na Inglaterra, estabelecendo o histórico encontro pentecostal no Derby Hall, em Londres. Nas últimas décadas de sua vida, porém, Saxby caiu no ostracismo dentro do Movimento Pentecostal, por ter abraçado a heresia universalista, que ele chamava de “Doutrina da Reconciliação Final”. Antes, porém, de isso acontecer, ele fez um trabalho extraordinário como pastor, ao ponto de Donald Gee ter dito sobre o tempo em que foi ovelha dele: “Os primeiros sete anos de minha experiência pentecostal foram passados sob a poderosa influência de um pastor que foi um exemplo brilhante de seu ofício”. Foi naquela Igreja Batista que Donald foi batizado no Espírito Santo em março de 1913, e foi sob o ministério de Saxby ali que ele começou a pregar e a desenvolver o dom de ensinar.

Veio, então, a Primeira Guerra Mundial e Donald Gee, como a maioria dos pentecostais de sua época, não apoiou o conflito e recusou o recrutamento, se registrando como objetor de consciência (Foi somente durante a Segunda Guerra Mundial que a maioria dos pentecostais mudaria sua posição sobre guerras, passando a defender as guerras apenas quando elas fossem realmente justas). Em meio à Guerra, Donald foi trabalhar em uma fazenda de gado leiteiro em Buckinghamshire. Ali, ele trabalhava até a exaustão física total e o que recebia era muito pouco para sustentar ele e a sua família. Então, depois de um ano ali, os Gee se mudaram para uma outra fazenda, onde o fazendeiro, chamado Henry Simmons, era crente. Perto da fazenda havia um pequeno salão de culto com crentes simples e fervorosos, de maneira que a família Gee logo se junto ao grupo. Foi naquela congregação, com aqueles crentes simples, que Donald Gee teve seu ministério de pregação e ensino aperfeiçoado por Deus. Ali ele pregou e ensinou várias vezes sobre a experiência pentecostal e a Vinda de Cristo. Sua casa era usada para reuniões em que os crentes buscavam e recebiam o batismo com Espírito Santo.

Quando a guerra terminou em 1918, Donald, agora com 27 anos e mais experiente, voltou para a igreja do pastor Saxby, em Londres, com sua esposa e os dois filhos. De volta, ele começou a receber mais e mais oportunidades para pregar e ensinar nas nascentes comunidades pentecostais londrinas, chegando certa vez a pedalar quase 20 quilômetros para ministrar em uma igreja que o convidara. Foi então que, em um final de semana, o pastor Saxby perguntou-lhe se ele consideraria pastorear uma pequena igreja pentecostal em Leith, próximo a Edimburgo (Escócia), que estava procurando um pastor. Ele aceitou e, em junho de 1920, viajou para lá. No primeiro culto, uma dúzia de crentes problemáticos se reuniram. Porém, Donald fez um excelente trabalho pastoral ali pela graça de Deus, resolvendo as querelas e vendo a obra de Deus crescer naquele lugar. Logo, teve que construir um novo templo, a Capela de Bonnington Toll. Ele pastoreou aquela igreja por 12 anos. Grandes pregadores pentecostais da época na Europa pregaram ali durante seu ministério, como Stephen Jeffreys, Smith Wegglesworth, Howard Carter, dentre outros.

Em 1921, o pastor Donald Gee participou da 1ª Convenção Pentecostal Internacional (que antecedeu a Conferência Mundial Pentecostal, que só seria criada em 1947). Essa primeira convenção ocorreu em Amsterdã, na Holanda. Pouco tempo depois, seu antigo pastor Saxby, a quem ele amava, começou a ensinar a heresia universalista da “Reconciliação Final”, que afirmava que o inferno não duraria para sempre e no final todos seriam salvos. Todo o Movimento Pentecostal britânico rejeitou esse ensino, com Gee inclusive escrevendo artigos para combater a heresia de seu antigo líder. Enquanto isso, ele começou a ministrar uma série de estudos na sua igreja corrigindo abusos em relação aos dons espirituais. Essa série de estudos se tornariam depois o livro Concerning Spiritual Gifts (“Acerca dos Dons Espirituais”), que se tornou um best-seller, sendo durante muitas décadas a obra de referência no Movimento Pentecostal pelo mundo sobre o assunto.

Em 1924, Donald Gee se reuniu com um pequeno grupo de pastores para promover a formação das Assembleias de Deus na Grã-Bretanha e na Irlanda. De 1925 a 1963, ele foi membro do Presbitério Executivo das ADs britânicas. Paralelamente, seu ministério em Edimburgo prosperava muito e ele estava determinado a um ministério vitalício naquela igreja, mas isso mudaria. Tudo começou quando ele recebeu um telegrama da Austrália que o convidava para ministrar estudos bíblicos durante alguns meses em algumas igrejas na Oceania. Donald e sua esposa oraram a respeito e receberam do Senhor a orientação de aceitarem o convite. Foram dez meses viajando, com ele não só ministrando na Austrália e na Nova Zelândia, mas estendendo seu ministério de ensino aos Estados Unidos e Canadá. Foi nessa viagem que ele terminou de escrever seu livro “Acerca dos Dons Espirituais”, que teve alguns de seus capítulos publicados em forma de artigo no jornal Mensageiro da Paz nos primeiros anos do periódico. Este fora seu primeiro livro. Vários outros se seguiriam depois (mais de 20), como a obra “Como Receber o Batismo no Espírito Santo”, publicada no Brasil pela CPAD.

Em 1929, ele renunciou à titularidade da liderança da igreja em Bonnington Toll, mas continuou a servir ao ministério ali, inclusive usando a referida igreja como base para seu ministério até o ano de 1932, quando se desvincularia totalmente da igreja escocesa. De 1929 a 1961, foram 23 de viagens ministeriais internacionais cobrindo todos os cinco continentes. Convites chegaram de todo o mundo. De 1931 a 1933, ele viajou várias vezes para ministrar estudos bíblicos em doze países. Também se tornou editor-adjunto da revista Redemption Tidings. O que ocorreu é que se a década de 1920 fora a época dos grandes ministérios de evangelistas itinerantes pentecostais, a década de 1930 “precisava do ministério estável de alguém com o dom de mestre para manter as coisas no curso”, e Deus levantara Donald Gee para ser um dos grandes nomes a ocupar essa função em sua geração. Não à toa, ele seria chamado por isso de “O Apóstolo do Equilíbrio”.

Em 1949, Gee publicaria o que é considerado por muitos sua obra magna: Wind and Flame (“Vento e Chama”), que conta a história do pentecostalismo na Europa no século 20. Antes, porém, ele participaria da 1ª Conferência Mundial Pentecostal, realizada em Zurique em 1947, ocasião em que seria escolhido como editor da revista World Pentecost, revista oficial da Associação Mundial Pentecostal, da qual ele produziria 76 edições. Gee também ajudou a promover a causa do incipiente “movimento carismático”, termo que é usado lá fora para se referir à uma segunda onda do mover pentecostal nas igrejas tradicionais. Em 1951, aos 60 anos, ele aceitou o convite para ser o diretor da Escola das Assembleias de Deus em Kenley, ocupando a função por 13 anos, durante os quais se recusou a receber salário. Em 1962, ele se aposentou de todos os seus cargos e responsabilidades (exceto a Escola da AD, onde ficou por mais dois anos), mas continuou escrevendo para revistas. Ao todo, ele escreveu em sua vida quase mil artigos.

Em 20 de julho de 1966, enquanto viajava de táxi em Londres, Donald Gee morreu de ataque cardíaco. John Carter, seu amigo por mais de 40 anos, disse o seguinte no funeral: “Um escritor talentoso largou sua pena. Um expositor eminente da Bíblia não ensinará mais. Um editor distinto deixou sua cadeira. Um autor renomado concluiu seu último volume. Um líder veterano deixou nossas fileiras. Um grande guerreiro travou sua última batalha. Nosso amigo Donald Gee adormeceu”.

Compartilhe este artigo. Obrigado.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem