A verdadeira fé não sucumbe diante das provações

A verdadeira fé não sucumbe diante das provações


Convido o querido leitor para meditar comigo no Evangelho de João, capítulo 2 e versículos 6 e 7, onde encontramos a seguinte passagem: “E estavam ali postas seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, e em cada uma cabia dois ou três almudes; e disse-lhes Jesus: “Enchei de água estas talhas”. E encheram-nas até cima e disse-lhes: “Tirai agora e levai-as ao mestre-sala', e levaram”.

Conta-nos o apóstolo e evangelista João que, naquela festa onde estavam Jesus, seus discípulos e sua mãe, havia um problema muito grande. Os responsáveis pela manutenção da bebida na festa descobriram que não havia mais vinho. Mas, Maria, a mãe do Senhor Jesus, que estava no local e confiava na intervenção divina através de seu filho; inclusive, ela se dirigiu aos serventes e os exortou que fizessem tudo o que Ele dissesse. O texto sagrado diz que havia ali talhas onde colocavam água para a purificação dos judeus. O Senhor ordenou, então, que enchessem as talhas de água e, em seguida, Ele pediu para que tirassem um pouco daquele líquido e o levassem ao mestre-sala, ou seja, um mordomo encarregado da festa.

Qual não foi a surpresa quando o homem provou aquele líquido que, na verdade, não era mais água, mas um ótimo vinho, isso porque Jesus realizou um grande milagre! Aquele foi um momento de provação no qual a fé em Jesus, manifesta por Maria (mesmo que tenha se dirigido a Jesus inicialmente, como transparece o texto, em um tom equivocado, e que logo foi mudado), provocou aquele milagre do Mestre.

Deixe-me falar ao seu coração. Deus provou a sua fé em algum instante de sua vida? Você foi aprovado por Deus? Porque, meu amigo, o importante é passar no teste.

A Bíblia registra vários casos em que o Senhor provou os homens. Nessas situações, alguns foram reprovados, mas outros foram vitoriosos. Um desses personagens que foram provados foi Abraão. Ele não tinha filhos e Deus havia prometido que aquele peregrino seria o pai de grandes nações. Depois de um período de 25 anos de espera, nasce o menino Isaque, que significa “riso”. Imagine a alegria de Abraão e Sara, sua mulher, ao observar naquela criança a alegria daquela família! Porém, ao atingir a adolescência, o Senhor Deus faz um sério pedido ao patriarca, e esse pedido se transformou em uma verdadeira prova. Deus disse: “Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi”. Eu pergunto: O que você faria, caro leitor? Foi uma prova tremenda para aquele homem de Deus, mas ele creu que o Senhor reservara uma solução.

A Bíblia registra o diálogo de Isaque com seu pai Abraão, quando deu falta do cordeiro para o sacrifício. Só restava ao peregrino dizer: “Deus proverá um cordeiro para si”. Meu amigo, confie em Deus durante a prova e saiba que a sua fé será útil para alcançar a sua vitória! Confie no Senhor. Deus está provando-o agora? Você está atravessando um período de dificuldade em sua vida? Desejo dizer a você, querido irmão, que Jesus tem a solução para a sua dificuldade. Aproxime-se dEle!

O apóstolo Tiago nos exorta da seguinte maneira: “Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós”. Ou seja, aproxime-se de Jesus, conte para o Senhor o seu problema, diga para Ele com o coração aberto a aflição de sua alma, e creia! Use a sua fé! Deus vai providenciar a solução, porque Ele é o Senhor que provê todas as coisas ao seu e ao nosso benefício.

por José Wellington Bezerra da Costa

Compartilhe este artigo. Obrigado.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem