“Quem realmente comprou o Campo de Sangue. Foi Judas, como diz Mateus, ou foram os principais dos sacerdotes, como afirma Lucas em Atos? E como morreu Judas: crucificado ou precipitado num despenhadeiro?”
A BÃblia nos apresenta em Mateus 27 e Atos 1 duas situações aparentemente diferentes a respeito da compra do Campo de Sangue e a morte de Judas. Essas passagens aparentemente mostram uma falta de harmonia entre o Evangelho de Mateus e a narrativa de Lucas no livro de Atos. No entanto, trata-se de uma contradição meramente aparente.
Em Mateus 27.5,7, lemos: “E ele, atirando para o templo as moedas
de prata, retirou-se e foi-se enforcar. (...) E, tendo deliberado em conselho,
compraram com elas o campo de um oleiro, para sepultura dos estrangeiros”. Já Atos
1.18 expressa que “Judas (...) adquiriu um campo com o galardão da iniquidade e,
precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram”.
A primeira aparente contradição diz respeito à aquisição do
Campo de Sangue. Em Mateus, é dito que foi Judas quem comprou; em Atos, que foram
os sacerdotes. Como explica o teólogo Ralph Earle, os prÃncipes dos sacerdotes
compraram o campo, mas como a terra foi comprada com o dinheiro que Judas
recebera pela sua traição a Jesus, pode-se dizer, adequadamente, que ele
comprou o campo. O teólogo William Macdonald enfatiza: “Eles usaram o dinheiro para
comprar um campo do oleiro, onde estrangeiros gentÃlicos e imundos poderiam ser
enterrados, sem imaginar quantas multidões de gentios invadiriam sua terra e
chapinhariam suas ruas de sangue. Tem sido um campo de sangue para aquela nação
culpada desde aquele tempo. (...) Judas adquiriu o campo no sentido de que seu dinheiro
foi usado para esse fim, e os sacerdotes serviram apenas de agentes”.
A segunda aparente contradição diz respeito à morte de Judas.
Mateus 27.5 diz que ele se enforcou, enquanto Atos 1.18 afirma que ele se precipitou
e assim teve suas entranhas expostas. Como explica o teólogo Howard Marshall, “Judas
se enforcou (conforme relato de Mateus), mas a corda quebrou e o seu corpo
rompeu-se na queda (possivelmente depois de já estar morto e no inÃcio da decomposição)”.
O teólogo Everett Harrison cita Agostinho, que contava que “ele [Judas] amarrou
uma corda ao seu pescoço e, caindo com o rosto em terra, rebentou pelo meio”.
Portanto, não há dúvida de que os textos de Mateus e Atos não estão em desarmonia,
mas acabam se coadunando. Trata-se de detalhes de uma mesma história contados por
Mateus e Lucas.
por Agissé Levi da Silveira
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