Francisco Soares Raposo Filho

Francisco Soares Raposo Filho


A Doutrina da Santificação e a sua importância na jornada do cristão

O entrevistado da atual edição da revista Obreiro Aprovado é o pastor Francisco Soares Raposo Filho, presidente da Convenção Estadual das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Estado do Maranhão (CEADEMA) e da Assembleia de Deus em Bacabal (MA). Nela, ele fala acerca da Doutrina da Santificação, que para certos cristãos parece que já caiu em desuso por considerarem sem efeito em suas vidas, quando a Bíblia diz que sem santificação “ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12.14).

O pastor Francisco Raposo é formado em Teologia e Pedagogia, e considerado uma das mais relevantes lideranças assembleianas do Nordeste brasileiro. Entusiasta do modelo bíblico para a vida cristã, ele faz nesta entrevista uma análise minuciosa acerca do real significado da santidade na vida do cristão, bem como sobre as três etapas da santificação, a distinção entre a real santificação e a religiosidade humana, a relevância do ensino da doutrina da santificação e outros temas relevantes relacionados ao assunto. Em uma época de avanço da degradação moral no mundo, cuja influência tenta adentrar as igrejas, urge a necessidade, frisada pelo pastor Francisco Raposo, de a Igreja enfatizar a sua missão de “salgar” e “iluminar” pelo testemunho (Mateus 5.16) e pela pregação da genuína Palavra de Deus, que é lâmpada para os caminhos do ser humano (Salmos 119.105).

Como o senhor definiria biblicamente o que é a santificação?

Santificação é o ato de apartar-se do pecado para viver em comunhão com Deus. É uma decisão consciente e firme de rejeitar o mundo e as suas paixões e buscar de todo o coração fazer a vontade de Deus. A santificação é uma exigência inegociável de Deus para todo aquele que deseja servi-lO. A Bíblia enfatiza que sem a santificação “ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12.14).

Como o senhor definiria e resumiria as três etapas da santificação: a santificação posicional, a santificação progressiva e a santificação total?

A santificação posicional é o passo inicial na fé. Acontece no momento em que aceitamos a Jesus como Salvador e Senhor das nossas vidas. Quando o pecador encerra uma vida sob o domínio do pecado e passa a viver em Cristo. Cumpre-se, assim, o que está escrito: “Haveis sido lavados, haveis sido santificados, haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus” (1 Coríntios 6.11). Ao aceitar Jesus e o Seu sacrifício na cruz, o pecador passa a ser uma nova criatura, passa a fazer parte da família de Deus e a viver numa posição muito privilegiada e maravilhosa, pois nesse novo estado, segundo a Palavra de Deus, “as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5.17).

A santificação progressiva, por sua vez, é um processo que acontece diariamente na vida do cristão. Uma vez que a pessoa já aceitou Jesus, ela agora precisa se esforçar continuamente para viver em novidade de vida. A santificação também é uma decisão pessoal de abandonar diariamente o pecado para crescer em Cristo. A santificação não é um processo lento em que a pessoa aos poucos vai deixando o pecado, mas é uma decisão definitiva de negar todo o pecado e buscar viver no centro da vontade de Deus. A partir dessa decisão, a pessoa não estará mais sob o domínio do pecado, mas precisará lutar e vigiar em todo o tempo para não cair mais em pecado. Já a santificação total se dará na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, quando, através da ressurreição, para os que já morreram, ou do arrebatamento, para os que estiverem vivos, receberemos novos corpos que não estarão mais sujeitos ao pecado. Para chegarmos finalmente à santificação total, a recomendação bíblica é: “Todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Tessalonicenses 5.23).

Como distinguir a mera religiosidade da verdadeira vida de santidade?

A mera religiosidade consiste no fato de apenas fazer parte de uma denominação religiosa. Alguém que é apenas um religioso não se importa realmente com as coisas de Deus, se satisfaz em tão somente frequentar as programações de uma igreja. Uma vida de santidade fala de uma entrega total a Deus. É quando Cristo vive em nós. Quando vivemos em santidade, andamos em tanta comunhão com Deus que é possível perceber a Sua presença em nós! Com isso não estamos dizendo que a religiosidade deve ser desprezada. A boa e correta religião (Tiago 1.27) não pode ser desprezada. O Senhor Jesus tem uma igreja e nós sabemos disso. A igreja local é importante e faz parte do processo de santificação do crente. A pessoa salva em Cristo Jesus ama a sua igreja e procura zelar por ela.

Em uma época em que a sociedade tem se degenerado cada vez mais e essa corrupção moral e espiritual tem tentado entrar nas igrejas, fale da importância de se ensinar a Doutrina Bíblica da Santificação.

A igreja do Senhor Jesus Cristo é “a coluna e firmeza da verdade” (1 Timóteo 3.15). A defesa da verdade faz parte da nossa missão. Além de estabelecer a santificação como fator vital para a nossa sobrevivência espiritual, precisamos nos dispor, com todas as nossas forças e recursos, para pregá-la como meio de transformação da nossa sociedade. Como igreja, não podemos negociar os valores e princípios da Palavra de Deus. A mensagem do mundo é um desprezo ao temor do Senhor. A mensagem da igreja deve apontar o senhorio de Cristo e o dever que temos de sermos santos para Ele em toda a nossa maneira de viver. O Senhor Jesus Cristo nos chamou para sermos sal da terra e luz do mundo, e isso fala de uma postura que consegue influenciar os outros para que deixem o mundo e busquem a Deus.

Quais os instrumentos que Deus usa para operar a santificação na vida do crente?

Deus trabalha em nós de muitas maneiras. A santificação é primeiramente uma obra de Deus, mas que ocorre com a cooperação humana. Atos 26.18 aponta um dos instrumentos que Deus usa para gerar santificação em nós: a fé. Pela fé viva e verdadeira, o crente é despertado para se aproximar mais de Deus, rejeitando, assim, o pecado. Também somos santificados pelo sangue de Jesus: “O sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 João 1.7). O Senhor Jesus trabalhou (e continua trabalhando) para santificar os Seus discípulos por meio da Sua Palavra: “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado” (João 15.3) . Na sua oração sacerdotal, ele rogou ao Pai: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (João 17.17).

Quais hábitos o cristão deve manter diariamente em sua vida espiritual para que o Santo Espírito o faça crescer em santificação?

A verdadeira santificação requer de nós o esforço para vivermos de tal forma a não nos contaminarmos com o pecado que tão de perto nos rodeia. Nesta determinação, alguns hábitos devem marcar o nosso viver diário. Gosto de lembrar de três coisas que fazem parte da vida do verdadeiro cristão: a Bíblia, a oração e o culto. Todo crente salvo gosta de ler a Bíblia, orar ao Senhor e participar do culto. E quando falo em culto, não me refiro ao rito, mas, sim, ao ato de louvar e adorar a Deus em espírito e em verdade. São essas coisas que mantêm a nossa vida com Deus. Essas são as disciplinas que nutrem e fortalecem a nossa vida espiritual. Simplesmente, não conseguiremos manter a fé que recebemos se desprezarmos ou mesmo negligenciarmos essas coisas. O apóstolo Paulo escreveu que “o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa” (1 Timóteo 4.8). O Diabo, a carne e o mundo e as suas paixões buscam a cada instante nos seduzir, mas o Senhor Jesus disponibilizou e nos oferece os recursos necessários e suficientes para a nossa vitória.

Compartilhe este artigo. Obrigado.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem