Alerta sobre apocalipse digital em 2024

Alerta sobre apocalipse digital em 2024


Cientistas estão em alerta devido à ameaça de uma super tempestade solar, um fenômeno que poderia desencadear o que eles chamam de “apocalipse digital”, afetando a conectividade global – internet e outros sistemas de comunicação – por semanas ou meses. O aviso alarmante é de uma equipe de cientistas liderada pelo renomado pesquisador Peter Becker, da Universidade George Mason, em colaboração com o Laboratório de Pesquisa Naval dos Estados Unidos.

Segundo o site Jornal Ciência, “a temida super tempestade solar é um fenômeno desencadeado por explosões solares que lançam enormes quantidades de massa coronal (EMC) em direção à Terra”. O cientista Peter Becker explicou, em entrevista ao canal de notícias Fox News, nos Estados Unidos, que “estamos falando de erupções de plasma e radiação magnética que não apenas alteram, mas podem distorcer completamente nosso campo magnético terrestre”. Segundo os especialistas, “quando a EMC atinge o campo magnético da Terra, ela tem o potencial de provocar tempestades geomagnéticas massivas. Essas tempestades podem interromper tudo, desde comunicações via satélite até redes elétricas essenciais”.

Em seu alerta, Becker lembrou o caso do Evento de Carrington, de 1859, quando faíscas voaram das linhas telegráficas e os operadores oram literalmente eletrocutados quando o Sol emitiu uma grande massa coronal em direção à Terra. “No Evento de Carrington, faíscas literalmente voaram das linhas telegráficas. Alguns operadores foram eletrocutados, porque os fios carregavam alta tensão. Isso não deveria acontecer, mas as variações do campo magnético tornaram-se tão fortes que quase viraram um gerador. Agora, a EMC poderia realmente fritar os sistemas por várias semanas a meses, e toda a infraestrutura vai precisar ser reparada”, ressaltou o cientista, tentando alertar para as consequências.

Becker e sua equipe estão desenvolvendo um sistema de alerta precoce para dar aos cientistas um aviso de pelo menos 18 horas antes que as partículas da tempestade solar comecem a afetar a Terra. “Esse sistema de alerta é nossa melhor chance de mitigar o desastre iminente”, disse ele, destacando a urgência da situação. Além do sistema de alerta, Becker destacou a necessidade de “fortalecer a internet” para protegê-la a longo prazo. Embora investir nessa prevenção seja um desafio econômico colossal a nível global, ele enfatiza que “sem essa proteção, estamos vulneráveis a um nível de destruição que pode mergulhar o mundo em uma recessão sem precedentes”.

Segundo o site Jornal Ciência, “o cenário que Becker e sua equipe delinearam é um lembrete severo da fragilidade da nossa infraestrutura tecnológica diante dos eventos naturais. Com o pico do ciclo solar previsto para 2024, há uma chance real de massas coronais afetarem gravemente os meios de comunicação, sistemas elétricos, incluindo aparelhos eletrônicos e a internet. Além disso, existe uma estimativa de 10% de probabilidade ainda pior de uma tempestade solar de grande magnitude a partir de 2030. Os cientistas são enfáticos ao explicar que a humanidade deve se preparar para proteger sua infraestrutura tecnológica contra uma ameaça solar que poderia redefinir a vida como a conhecemos” (Fonte: JornalCiencia.com).

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem