Sobre o ato de Abraão levar seu filho ao sacrifício ser considerado virtuoso

Sobre o ato de Abraão levar seu filho ao sacrifício ser considerado virtuoso


Como entender a atitude de Abraão de partir ao monte para tirar a vida do próprio filho, embora tenha sido a pedido do Senhor a fim de prová-lo, como uma virtude (Gênesis 22.1-12; Tiago 2.21)?

O presente texto é uma narrativa que psicologicamente gera um quadro emocional tenso, pois descreve a atitude do pai para com o filho, o qual deveria ser sacrificado pelo mesmo. Abraão faria tal ação por uma solicitação divina, é nesse poliedro que são cabíveis as palavras de Paulo, quando fala da loucura de Deus (1 Coríntios 1.25). Frente a esta solicitação divina, Abraão expressa amor, fé e obediência para com Deus, sendo sua fé já bem desenvolvida, posto que agora acreditava que Deus poderia até ressuscitar seu filho da morte. Isaque é visto como vítima, ou seja, o servo que sofre, evidenciando assim que está pronto para sofrer o que Deus determina. Assim, tal texto apontava para a pessoa de Cristo Jesus.

Podemos compreender essa atitude de Abraão no Monte Moriá a fim de sacrificar seu filho como uma virtude atentando para três aspectos: fé, obediência, providência divina. Até chegar ao capítulo 22 Abraão desenvolveu sua vida com Deus crendo na promessa que lhe fora feita; ser solicitado por Deus que sacrificasse seu filho era um desafio à sua fé, como lhe fora dito que seria pai de uma grande nação, agora era preciso evidenciar isso por meio de uma verdadeira fé.

Abraão revelou-se obediente e totalmente devoto, ainda que Sua solicitação parecesse moralmente incorreta, angustiante, mesmo assim mostrou-se inabalável em sua fé, pois não questionou a Deus, mas aceitou tudo crendo totalmente Nele. Por fim, no momento em que Abraão estava prestes a sacrificar seu filho Isaque, da parte do próprio Deus veio a ordem para que Abraão não fizesse tal coisa, o que de imediato já deixa claro que Deus não estava querendo a morte de Isaque, mas que com tal ação objetivava-se apenas provar a fé e a obediência do patriarca. A providência divina entrou em ação dando um cordeiro substituto.

Jamais se deve pensar que Deus desejasse o sacrifício daquela vida humana, ou seja, de Isaque, o pai Abraão entendeu, diante da ordem divina, que deveria sacrificar o filho, destarte, a questão envolvida era se o patriarca estava plenamente disposto a apresentar seu unigênito, gerado de Sara como prova total de sua entrega a Ele.

A atitude de Abraão pode ser considerada como uma virtude frente à ordem divina pelo fato dele demonstrar fé, obediência e confiança plena em Deus. Ao lermos essa passagem bíblica, devemos olhar para ela exegeticamente, que busca destacar a fé e a obediência do patriarca Abraão frente a uma situação conflitante; pelo aspecto hermenêutico, em sua contextualização, essa história nos ensina que os princípios de fé e obediência podem ser aplicados nas mais diversas situações desta vida. Compreende-se então que tal passagem não dá qualquer margem para o sacrifício de crianças, pois iria contrariar o que Deus reprovava (Levítico 18.21; 20.21). Apesar do substantivo feminino hle ‘olah, oferta queimada, estar presente, quem entendeu que era para sacrificar Isaque foi o patriarca, mas jamais Deus queria tal coisa.

Abraão considerou correto a ordem de Deus porque agora já tinha aprendido a viver pela fé, a crer nas palavras divinas, ora, se o Mesmo falou que iria lhe tornar uma grande nação, descansaria em tais promessas. A partir desse momento a fé de Abraão não estaria atrelada ao senso comum, ao que é terrenal, ao afeto humano, mas totalmente em Deus, para quem tudo é possível (Lucas 1.37), é por causa de sua ação firme que Tiago o descreve como nosso exemplo de fé (Tiago 2.21).

por Osiel Gomes

Compartilhe este artigo. Obrigado.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem