Fora da maçonaria e curado de câncer

Fora da maçonaria e curado de câncer


Radialista e ex-vice-prefeito de Candelária, Cyro Visalli era maçom de grau 33

Descendente de italianos, hoje com 83 anos de idade, o jornalista e radialista Cyro Visalli tem um testemunho marcado por desligamento da maçonaria, conversão a Cristo e cura de câncer.

Nascido no dia 18 de maio de 1940 em um lar de tradição católica no município de Turvo (SC), quando era ainda bem jovem, ele frequentava a igreja e ajudava o padre na realização das missas. Firme em seu propósito religioso, se manteve nas práticas de fé de seus pais. Transferido em 1978 para Candelária (RS), com a missão de assumir a direção de duas rádios na região, adquiridas pelo Jornal do Comércio de Porto Alegre, empresa na qual trabalhava como editor de esportes, Cyro soma hoje mais de 60 anos como radialista e gestor de emissoras de radiodifusão.

Influente na sociedade, em 1988, por indicação de um colega de rádio em Candelária, ele foi iniciado como maçom na Loja Germânia, pertencente ao Grande Oriente do Rio Grande do Sul, movimento no qual passou 33 anos, chegando ao grau 33, de “Grande Inspetor Geral”, que é o grau máximo da instituição. De 1993 a 1996, Cyro Visalli foi vice-prefeito na gestão do prefeito Moacir Thumé.

As coisas pareciam bem normais em sua vida, até que ele descobriu que estava acometido por câncer na próstata. Em janeiro de 2010, a fim de extirpar o mal, ele foi submetido a uma cirurgia no Hospital Santa Cruz, realizada pelo Dr. Paulo Laste, que extraiu os dois lóbulos prostáticos, tendo em vista a presença de uma neoplasia maligna. Em 2015, o câncer voltou a se manifestar, exigindo um tratamento mais rigoroso, inclusive, com a realização de 33 sessões de radioterapia e quimioterapia oral. Com o tratamento bastante agressivo ao organismo, a doença cedeu, mas ele foi obrigado a voltar ao hospital várias vezes.

Vivendo maritalmente com uma nova companheira após um tempo viúvo, Cyro aceitou, em meio à luta que enfrentava, um convite de sua sogra, membro da Assembleia de Deus, para assistir alguns cultos, na sede do município de Candelária. A partir de então, as coisas começaram a mudar espiritualmente em sua vida. “Fiquei impressionado com a receptividade encontrada, inclusive com a presença de alguns dos seus membros, meus conhecidos e amigos, que demonstraram imensa alegria com a minha presença na igreja”, comenta Cyro, que, tocado pela Palavra do Senhor ministrada nos cultos, passou a ler a Bíblia com assiduidade para se aprofundar ainda mais nos conhecimentos da fé cristã.

Por ser portador de artrite reumatoide, Cyro usa o medicamento Adalimumabe, doado pelo SUS em razão do seu alto valor. No mês de agosto de 2022, em acompanhamento médico periódico para realização de exames exigidos a fim de obter o referido medicamento, ele também fez exames de verificação do PSA da próstata, cujos resultados apresentaram volume exagerado de percentual, indicando novamente a presença do câncer no organismo.

“Diante da situação, fui então orientado a realizar um PET/TC, Diagnóstico por Imagem, feito no dia 8 de setembro de 2022, na Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre, onde o laudo mostrou a presença do câncer espalhado por alguns ossos do corpo, atingindo uma parte da pelve e também a 11ª costela do lado direito”, recorda Cyro.

Como já estava frequentando a igreja e ouvia a Palavra de Deus de forma mais receptiva, passou a ter experiências pessoais com o Senhor. “Num dos cultos em que me fazia presente, numa quinta-feira, o pastor que pregava a Palavra do Senhor, e que não era de Candelária, pediu para os presentes que quisessem receber o Espírito Santo  que chegassem próximos do púlpito, onde recebi a unção do óleo e a certeza de que Deus, naquele momento, estava junto de mim. As lágrimas brotaram  dos  meus  olhos  e  a  minha mente se fixou em Jesus Cristo, que parecia estar ao meu lado, pertinho de mim, dizendo: ‘Filho, fizeste a escolha certa!’. Ali, naquele momento, eu senti, verdadeiramente, a entrada do Espírito Santo em meu coração”, comenta Cyro.

Nesse ínterim, convidado a participar do discipulado pelo pastor da Assembleia de Deus local, Euclides Mendes, Cyro participou das aulas iniciadas em fevereiro deste ano e desceu às águas batismais no dia 9 de abril, no Rio Pardo. “Como meu estado civil era de viúvo, pois minha esposa havia falecido e eu vivia em união estável com uma companheira há 20 anos, fui orientado pela liderança da igreja para a necessidade de realizar o matrimonio oficial em cartório antes de me batizar, o que ocorreu no dia 4 de abril, cinco dias antes do batismo, como forma de estar legalizado e alinhado com os preceitos da Assembleia de Deus”, salienta o novo convertido.

Passados aproximadamente 22 dias do batismo, em maio, depois de período de orações da igreja ao Senhor e tratamento feito à base de hormônio na Clínica Avant, em Santa Cruz do Sul, com o médico Dr. Marcelo Dotto, a surpresa positiva veio. “Os meus exames apresentaram o PSA completamente zerado. Eu atribuo, com certeza, à ação do Senhor após as minhas muitas orações e as orações da igreja em meu favor. Deus fez um milagre para mim, fazendo com que o meu problema de saúde fosse completamente eliminado. A fé inabalável e a mão de Deus, com certeza, se fizeram presentes na saúde e na vida deste humilde servo, que não cansa de dar graças e louvores ao nosso Senhor Jesus Cristo”, celebra irmão Cyro.

Octogenário, Cyro Visalli tem participação ativa hoje na Obra de Deus, por meio dos cultos, em programas radiofônicos e no coral da igreja local. Quanto às suas atividades na maçonaria, comenta: “Minha última participação foi num ‘ágape festivo’ de final de ano, no encerramento das atividades maçônicas, em 2021. Em razão dos problemas de saúde e também por já estar me aprofundando no estudo bíblico, deixei de frequentar as seções e solicitei, no ano passado, o meu afastamento em definitivo. Não sou mais maçom e nem pertenço mais à maçonaria”.

Compartilhe este artigo. Obrigado.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem