O cuidado da família com os enfermos

O cuidado da família com os enfermos


A família, formada por pais, filhos e seus descendentes e ascendentes, é o maior tesouro concedido por Deus depois da salvação das nossas almas. Infelizmente, o inimigo de Deus e do ser humano, o maligno, desde o Éden, tem investido pesado para a destruição da família. Mas Deus tem um plano especial para aqueles que lhe obedecem, ao lado de suas famílias. A realidade do homem, como consequência do pecado, traz problemas, transtornos, doenças e enfermidade a muitos membros das famílias, inclusive de cristãos. Por isso, é importante que, nessas circunstâncias difíceis, às vezes dolorosas, os menos favorecidos sejam assistidos com amor pelos que podem cuidar de suas famílias.

O cuidado dos pais com os filhos

Para que haja uma família saudável em todos os aspectos, alguns cuidados devem ser tomados por parte dos pais. A Bíblia reprova aqueles que não cuidam de seus familiares. “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel” (1 Timóteo 5.8).

Cuidados espirituais. Deus deu o mandamento para os pais ensinarem a seus filhos, no ambiente do lar, no culto doméstico (Deuteronômio 11.18-21). No Salmo 78, recomendação semelhante está bem clara: “Escutai a minha lei, povo meu; inclinai os ouvidos às palavras da minha boca... os quais temos ouvido e sabido, e nossos pais no-los têm contado. Não os encobriremos aos seus filhos, mostrando à geração futura os louvores do Senhor, assim como a sua força e as maravilhas que fez” (Salmos 78.1,3,4). Essa palavra poder ser resumida numa frase: “Pais, façam o culto doméstico com seus filhos, todos os dias”. O que tem a ver esse mandamento com a saúde da família? Ou com o cuidado com os enfermos? Certamente, tem muito a ver. Quando os pais valorizam a adoração a Deus, no temor e na obediência a Deus, no seu lar, as bênçãos dos céus são derramadas sobre a família, trazendo paz, alegria e saúde, bem como a cura das enfermidades (Êxodo 15.26).

Cuidados emocionais. A saúde emocional das pessoas é fundamental para que haja saúde na família. Para que se tenha ideia, um médico oncologista, que já realizou centenas de cirurgias de câncer, afirmou que “oitenta por cento dos cânceres têm origem nas emoções”. Essa é uma constatação muito séria. E serve de alerta a todos que desejam ter saúde mental e física. Os pais cristãos precisam valorizar e cuidar do lado emocional da família.

A Bíblia, a Santa Palavra de Deus, tem uma terapia insuperável para a saúde emocional. Primeiro, a terapia do amor. Jesus disse que devemos amar a Deus e ao próximo, os dois maiores mandamentos de Jesus. “Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas” (Mateus 22.36-39). Os pais devem ser líderes fiéis nesse processo da prática do amor. Paulo exorta aos pais: “E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor” (Efésios 6.4). Hebreus tem uma mensagem especial para a saúde mental e física: “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz [...] e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e as intenções do coração” (Hebreus 4.12).

O cuidado dos filhos com os pais

Para Deus, a família é formada de pai, mãe e filho(s). Os que são filhos cristãos precisam ter consciência do valor de seus pais diante de Deus. A Palavra de Deus traz solenes ensinamentos aos filhos em relação a seus pais. Os filhos devem ser obedientes a seus pais (Efésios 6.1). Em seguida, Paulo repete o quinto mandamento da lei de Deus, que diz: “Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa” (Efésios 6.2; Êxodo 20.12).

Diante dessas exortações de Deus aos filhos, se seus pais estiverem enfermos, eles devem fazer tudo o que estiver ao seu alcance para dar assistência aos mesmos. Os bons filhos, que temem a Deus e obedecem a seus mandamentos, se sacrificam por seus pais em momentos de enfermidade, para propiciar-lhes o atendimento melhor que puderem para ver seus pais bem tratados.

O cuidado dos cônjuges um com o outro

Quanto aos cuidados espirituais, já vimos que é mandamento de Deus aos pais que façam o culto doméstico todos os dias (Deuteronômio 11.18-21; e Salmos 78.1-6). No culto doméstico, a leitura da Bíblia, a oração e o louvor contribuem para a saúde da família. No que tange aos cuidados emocionais, os cônjuges cristãos recebem ensinos preciosos. Aos maridos crentes, diz a Bíblia que eles devem amar suas esposas “como Cristo amou à Igreja [...] Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo” (Efésios 5.25-28). Para as mulheres cristãs, a exortação, de igual modo, é bem solene, exortando a que sejam submissas a seus maridos como a Igreja é sujeita a Cristo (Efésios 5.22-24). A obediência a essa palavra traz saúde física e emocional ao casal e à sua família.

Cuidados dos irmãos, uns com os outros

Os irmãos em Cristo, membros ou congregados, numa igreja local, não devem ser pessoas isoladas dos outros. Fomos chamados para ter comunhão uns com os outros (1 João 1.7). Deve haver “conforto em Cristo”, “consolação de amor”, “comunhão no Espírito”, “entranháveis afetos e compaixões” (Filipenses 2.1). Ter comunhão uns com os outros significa que temos tudo em comum em termos espirituais (Efésios 4.4-6).

Se há enfermos, em primeiro lugar, devemos orar por eles e ungi-los em Nome do Senhor Jesus (Tiago 5.15). Além de orar pelos doentes, se necessário, devemos ajudá-los a ter assistência médica. As pessoas carentes recorrem ao Sistema Único de Saúde (SUS); mas, às vezes, o SUS não concede certos atendimentos ou prescrições médicas. Nesse caso, os irmãos da igreja podem se unir e conseguir consultas ou exames particulares. Isso faz parte do amor com que devemos amar uns aos outros como mandou Jesus (João 13.34,35). Que nosso Deus nos ajude a cumprir Sua Santa Palavra.

por Elinaldo Renovato de Lima

Compartilhe este artigo. Obrigado.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem