Fomos chamados para sermos imitadores de Jesus, portanto devemos amar como Ele amou
Querido professor e professora, neste trimestre, o tema da revista Adolescentes Vencedores é o amor na vida cristã. Embora amor seja uma palavra comum do dia a dia do adolescente, ele pode desconhecer o seu significado bíblico. Daí a importância de transmitir o conteúdo das lições com a preocupação de dar vida ao texto bíblico para que o adolescente possa experimentar o amor de Deus. Na verdade, você próprio, como ensinador, ao preparar as aulas, tem a oportunidade de reavaliar seus princípios bíblicos e padrões de vida cristã em relação ao amor.
O fundamento das lições é: o sentido de amor não é uma
emoção, mas comprometimento e devoção, uma ação de sacrifício. Deus é amor e
sua revelação máxima está na vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo (1 João
4.8; João 3.16). Fomos chamados para sermos imitadores de Jesus, portanto
devemos amar como Ele amou (João 13.34). A proposta, então, é mergulhar no
texto bíblico para apresentar o que essa passagem significa e nos ensina.
Os assuntos tratados serão: o amor de Deus na Bíblia; o amor
que salva e perdoa; o ensino de Cristo sobre tratar os enfermos com compaixão,
os enlutados com misericórdia e os necessitados com ajuda; a demonstração de
amor pela doação de ofertas e dízimos, e pelo trabalho de evangelismo; e o amor
nos relacionamentos: a família, os amigos e Deus.
As lições combinam teoria e prática, ou seja, embora sejam
discutidos termos e conceitos teológicos, eles servem de base para explicar
como o cristão deve viver. Os escritores bíblicos, inspirados pelo Espírito
Santo, não registraram a mensagem divina para que fosse simplesmente motivo de
reflexão filosófica. A Palavra de Deus é para ser vivida, ou seja, o seu ensino
resulta na fé combinada com o estilo de vida. Assim, o crente reflete a glória
de Cristo pelas suas ações.
Como o tema dá oportunidade de prática, você pode planejar
atividades fora da sala de aula, como visitas a orfanatos, hospitais, asilos e
outras instituições. Além disso, dependendo da estrutura da igreja, pode ser
possível organizar atividades com o departamento de assistência social.
Para incentivar a prática durante a semana do que foi
tratado em sala de aula, dê motivos de oração, sugira exercícios de reflexão
diários. Por exemplo, na lição 3, que trata de compaixão pelos enfermos,
pergunte aos adolescentes se eles sabem de alguém que está doente. É possível
também levar a lista de pedidos de oração do culto anterior. Então, a classe se
compromete em orar pela cura dos doentes. Dê oportunidade nas aulas seguintes
para que o adolescente compartilhe como foi a sua experiência e testemunhe o
que Deus tem feito na vida dele.
Para aproximar o adolescente da Bíblia, promova gincanas de
memorização da mensagem, do trecho da leitura bíblica ou mesmo de versículos do
devocional. Isso ajudará no andamento da aula e no aprendizado do assunto da
lição seguinte, porque o adolescente já pensou no texto durante a semana.
Tenha um trimestre abençoado, sempre lembrando: “Que a vida
de vocês seja dominada pelo amor, assim como Cristo nos amou e deu a sua vida
por nós, como uma oferta de perfume agradável e como um sacrifício que agrada a
Deus!” (Efésios 5.2, NTLH).
por Daniele Soares
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