Reflexões sobre portas fechadas

Reflexões sobre portas fechadas


Quando Deus resolve nos abençoar, Ele age da maneira que quer e do jeito que lhe agrada, pois Ele faz com que tudo se realize com perfeição. No momento em que não encontramos alternativas, Ele entra em ação para nos socorrer.

Para nós, há coisas que parecem impossíveis, “mas para Deus tudo é possível” (Mateus 19.26). Mesmo as portas estando fechadas, Ele age com naturalidade e, quando quer, dá ordens específicas em nosso favor e as bênçãos descem do Céu como maná, isto é, algo como pão que nunca foi provado, isto significa que foi feito especialmente para nós.

Devemos crer que o Senhor vai nos abençoar e nos fazer prosperar, mesmo as portas estando fechadas, pois Ele mesmo afirmou: “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens” (João 10.9).

Sobre portas fechadas, vejamos algumas importantes lições.

Deus age quando as portas estão fechadas

A Bíblia revela que Noé experimentou a salvação atrás de uma porta fechada. “E os que entraram, macho e fêmea de toda carne entraram, como Deus lhe tinha ordenado; e o SENHOR a fechou por fora” (Gênesis 7.16).

Muitas pessoas têm tentado descobrir como aconteceu esse recolhimento no reino animal. Será que Noé e seus filhos passaram anos reunindo esses animais? Na verdade, a criação, juntamente com Noé, estava fazendo exatamente o que Deus havia ordenado. Aparentemente não houve problema para juntar os animais, porque o Senhor cuidou dos detalhes desse trabalho enquanto Noé fazia a sua parte construindo a arca.

Costumamos fazer o oposto do que fez Noé: preocupamo-nos com os detalhes sobre os quais não temos controle e negligenciamos áreas específicas, tais como atitudes, relacionamentos, responsabilidades, que estão sob nosso controle.

Como fez Noé, concentremo-nos no trabalho que Deus tem colocado em nossas mãos e deixemos o restante com Ele. Alguns intérpretes veem em Gênesis 7.16 que o Eterno está literalmente agindo, talvez sob a forma de uma teofania, que fechou a porta da arca pelo lado de fora.

A grande lição espiritual é que houve pessoas que ficaram “fechadas” do lado de fora, mediante esse ato divino. Essas pessoas não aproveitaram a chance de salvar a vida. Além disso, havia aqueles que ficaram fechados pelo lado de dentro, com vistas à sua segurança e salvação.

É significativo que, no sentido metafórico e espiritual, Deus novamente abriu a porta da arca para os que estão do lado de fora, por meio da Igreja, como uma renovada oportunidade de salvação nos dias de hoje.

Eliseu despertou um menino morto atrás de uma porta fechada

Quando Eliseu chegou, entrou sozinho no quarto e viu o menino morto na cama. Então fechou a porta e orou ao Senhor (2 Reis 4.32,33). Vemos o profeta Eliseu apelando primeiramente ao Senhor com uma oração sincera, pedindo a restauração da vida do menino. Sua oração evidencia as suas limitações e a inteira dependência para com Deus em sua vida.

É disto que também precisamos: reconhecer que somos dependentes da ação de Deus em tudo o que pretendemos ser ou fazer. Nada se consegue sem a ajuda dEle.

Uma viúva ficou rica e seus filhos assegurados com uma grande herança atrás de uma porta fechada

“Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos” (2 Reis 4.5). Como a necessidade da viúva era particular, a provisão também seria feita de modo particular. Além disso, a ausência do profeta Eliseu demonstrou que o milagre aconteceu apenas pelo poder de Deus através da fé, pois a mulher creu nas palavras do homem de Deus.

O poder de Deus multiplicou o “pouco” em “muito”, enchendo todas as vasilhas de azeite para atender às necessidades da viúva. É exatamente o que Deus quer fazer com você nos dias de hoje, restabelecer as necessidades através da fé, embora nós ainda continuemos a dizer: “a porta está fechada”.

Vamos crer como aquela viúva creu, vamos acreditar como ela acreditou, que a porta simplesmente está fechada para aqueles que não conseguem acreditar.

O povo de Deus está seguro atrás de uma porta fechada

“Vai, pois, povo meu, entra nos teus quartos e fecha as tuas portas sobre ti; esconde-te só por um momento, até que passe a ira” (Isaías 26.20). Isto significa que a restauração da nação de Israel não aconteceria imediatamente.

Portanto, a nação deveria continuar orando pela restauração até que o tempo da indignação de Deus terminasse, pois o povo havia pecado e se afastado do Senhor. Isto quer nos dizer alguma coisa? Sim. Precisamos rever nosso conceito de vida cristã e verificar se não estamos dentro da indignação de Deus e por este motivo não conseguimos vencer na vida, vencer nos negócios e financeiramente.

Quando Deus vier para julgar a terra, os culpados não encontrarão lugar para se esconder. Jesus declarou que “nada há encoberto que não haja de ser descoberto” (Lucas 12.2), pois a Sua verdade agirá como uma luz que brilha em um ambiente escuro. Em vez de tentarmos esconder de Deus os nossos pensamentos e atos vergonhosos, devemos confessá-los e receber o Seu perdão, pois ainda há uma esperança (Esdras 10.2).

As recompensas de Deus são recebidas atrás de uma porta fechada

“Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará” (Mateus 6.6).

Todo filho de Deus deve ter um lugar para estar a sós com o Pai a fim de buscá-lO. Sem isto, a oração secreta não terá a duração desejada ou será algo casual. Jesus tinha Seus lugares secretos para orar. Nós, também, devemos disciplinar nossa vida a fim de mantermos nossa comunhão com Deus e demonstrar nosso amor por Ele.

A oração secreta é especialmente importante: (1) de manhã cedo, para dedicarmos a Deus nosso dia; (2) no fim da tarde, para render-lhE graças por Suas misericórdias; e (3) nos momentos em que o Espírito Santo nos impulsiona a orar.

A promessa é que nosso Pai nos recompensará abertamente com a resposta à nossa oração, com Sua presença íntima e com honra genuína por toda a eternidade.

O Senhor Jesus Cristo se revelou atrás de uma porta fechada

“Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco!” (João 20.19).

As portas estavam trancadas por medo dos judeus. Já que as autoridades haviam executado o líder, Jesus, com razão os discípulos temiam que a mesma coisa pudesse acontecer a eles, mas quando menos esperavam pôs-se Ele do meio deles com o corpo já glorificado não sendo impedido por portas fechadas.

Jesus, quando quer, se apresenta vivo, visível, compartilhando Sua paz com todos, mesmo quando achamos que as portas estão fechadas. Amigo, acredite, pois isto ainda é possível nos dias de hoje se assim você crer.

O incrédulo está na frente de uma porta fechada

“E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta” (Mateus 25.10).

O incrédulo é aquele que não consegue mais crer, que não acredita em mais nada por tantas lutas e desilusões que a vida lhe proporcionou, por isso não tem mais azeite, o Espírito Santo em sua vida, e quando cria coragem para buscá-lo já é tarde demais.

Você deve deixar a incredulidade, que é exatamente uma porta fechada, e buscar a presença do Senhor que é e continua sendo a Porta da salvação.

A Bíblia diz que o dono da casa, o Senhor, vai se levantar e fechar a porta. Então os que ficarem do lado de fora, batendo na porta dirão: “Senhor, nos deixe entrar!”, mas Ele responderá: “Não sei de onde são vocês” (Lucas 13.25).

Encontrar solução para nossos problemas e respostas para nossas petições exige um esforço mais concentrado do que a maioria das pessoas está disposta a empreender, isto é, de entrar no quarto (depósito), fechar a porta e falar com Deus a sós.

por Paulo Ludwig Batista

Compartilhe este artigo. Obrigado.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem