A gloriosa esperança da Vida Eterna

A gloriosa esperança da Vida Eterna


O texto de 1 João 2.25 declara: “E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna”. Diante deste texto registrado pelo apóstolo, entendo que paira em cada ser humano o desejo ardente de viver a gloriosa esperança da Vida Eterna de que tanto ouvimos falar nas Escrituras Sagradas.

Deus, o Senhor, “colocou o anseio pela eternidade no coração do homem” (Eclesiastes 3.11 - NBV). Consequentemente, as Escrituras falam do propósito de Deus de reconduzir o ser humano a Ele, porque ao criá-lo o Senhor o fez com a intenção maravilhosa de viver com Sua obra prima numa eternidade de gozo, adoração e comunhão.

Mas, infelizmente o pecado adentrou na raça humana distanciando-a muitíssimo do seu Criador (Isaías 59.2). A sequência do distanciamento de Deus fez o homem ter um coração endurecido pelo pecado, provocando um vazio imenso em sua alma que somente Jesus, o Salvador, pode preencher (João 10.10).

A Escritura Sagrada pontua nos Evangelhos de Mateus 19.16 e Lucas 10.25 que duas pessoas perguntaram a Jesus sobre o que deveriam fazer para conseguir ou herdar a Vida Eterna. Ora, essa inquietação existe porque a alma e o espírito humano são elementos eternos e foram criados para viver com Deus. Isto se vê claramente em Eclesiastes 12.7: “E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu”. Por mais que o pecado mortifique estes dois elementos, toda vez que o indivíduo ouve falar do Céu há um desejo e esperança de ir morar lá.

Não podemos esquecer que além do Céu existe outro lugar que não foi feito para o ser humano: o Inferno. Tristemente alguns irão para esse lugar de sofrimento eterno (Mateus 25.46). Por isto Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores da condenação eterna, ao passo que ouçam (pratiquem) a Sua Palavra e creiam em Deus Pai (João 5.24).

Devemos fazer notório que existem aqueles que estão procurando a Vida Eterna através de outras pessoas que, por mais que elas sejam justas, estão e são impossibilitadas de ofertar a salvação. As Escrituras Sagradas revelam que a Vida Eterna só pode ser unicamente conquistada pelo Senhor Jesus (João 6.68; 1 Timóteo 2.5; ). O apóstolo Pedro enfatiza: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós, que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo” (1 Pedro 1.3-5).

Para que o indivíduo tenha a gloriosa esperança da Vida Eterna concretizada em sua vida, se faz necessário receber Jesus como Senhor e Salvador, como está escrito em Romanos 10.9-13 (NVI): “Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação. Como diz a Escritura: ‘Todo o que nele confia jamais será envergonhado’. Não há diferença entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam, porque ‘todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo’”. É a Salvação providenciada pelo Pai: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16).

Após recebermos Jesus, enquanto Ele não vem nos buscar, devemos:

a) Deixar as coisas desta vida por amor ao Senhor. “E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna” (Mateus 19.29);

b) Ter sempre o cuidado de examinar as Escrituras. “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” (João 5.39);

c) Permanecer libertados da prática do pecado. “Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e pôr fim a vida eterna” (Romanos 6.22);

d) Não largar a vida dada pelo Senhor. “Lute o bom combate da fé. Agarre-se com firmeza à vida eterna que Deus lhe concedeu e que você reconheceu numa confissão tão notável diante de tantas testemunhas” (1 Timóteo 6.12 – NBV);

e) Manter a esperança da vida eterna. “Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos” (Tito 1.2);

f) Não nutrir ódio pelo próximo. “Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele” (1 João 3.15).

Ora, o pecado resultou em morte espiritual do homem diante de Deus, mas o Senhor gerou Vida Eterna por meio de Jesus em todo aquele que O aceitou: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 6.23). Então, se você já bebeu da água da vida que Jesus dá, estás seguro da gloriosa esperança da Vida Eterna que Ele fez você sentir. “Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna” (João 4.14).

por Silvio Vinicius Martins

Compartilhe este artigo. Obrigado.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem