A manutenção da santidade

A manutenção da santidade


Por meio do ensino da Palavra de Deus, somos responsáveis pela manutenção da santidade na igreja. Responsáveis por pregar santidade para o povo. O Senhor Deus diz: “Sede santos, porque eu sou santo” (1 Pedro 1.15). Ele prepara para Si uma Igreja santa, imaculada e irrepreensível. Esta é a Igreja que Jesus deu a vida por ela, para apresentá-la a Si mesmo como Igreja irrepreensível (Efésios 5.25-27).

Uma série de desvios de caráter, da santidade que Deus quer de nós, podem ser citados aqui. Por exemplo: a sensualidade. Pessoas que se portam de forma sensual não apenas fora da igreja, mas também na igreja. Postam até fotografias sensuais nas redes sociais. São muitos os relatos de moças e até mulheres casadas que publicam fotos que a pessoa tem até vergonha de olhar. Temos ouvido falar que pessoas se portam na igreja com uma santidade “franciscana”, mas, nas redes sociais, portam-se bem diferente.

O adultério e a fornicação são mais dois grandes males. Meus amados irmãos, tomemos cuidado com essas duas questões. Existem aqueles que passam a mão na cabeça do adúltero e do fornicador. Não sei o porquê. Nós, que somos pastores, não podemos temer pregar a verdade. O que é pecado é pecado. Os pastores precisam ter uma vida íntegra para poder “cobrar” a santidade da Igreja. Santidade não combina com pecado. Os adúlteros e os fornicadores que porventura estejam no meio da Igreja a contaminam. Se não cuidarmos dessa questão, aparece um caso, aparecem dois casos, aparece o terceiro, e se não se tomar cuidado, pode até sobrar para você. Sejamos atalaias para cuidarmos da Igreja do Senhor.

Outro mal que existe é a inveja. Pessoas que não podem ver o outro prosperar que rogam agouro. Mas não vai pegar, fique tranquilo! Tem gente que não pode ver o outro comprar um carro, que diz logo: “Do jeito que ele dirige, vai logo bater o carro”. Vai nada! Quando teu irmão prosperar, glorifique o Senhor por ele. O Deus que abençoa a vida dele é o Deus que vai abençoar a tua vida também. Não sinta inveja do que o outro tem. O invejoso não quer ter o que o outro tem. Ele quer que o outro não tenha. É igual a Satanás. Por exemplo: ele não quer ter o Espírito Santo que está em mim. Ele só quer que eu perca o Espírito Santo. Em nome de Jesus, eu não vou perder e nem você vai perder o Espírito Santo que está em nós.

Ainda quanto aos desvios, em 2 Timóteo 3.1-5 temos uma relação sobre esse assunto. Assim diz o texto: “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos; porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te”.

Em Apocalipse 22.15, está escrito assim: “Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira”. Esse texto fala a respeito dos que vão entrar e dos que não vão entrar na Cidade Santa.

O Senhor nos oferece graça para vencermos os impulsos da carne a fim de rejeitarmos as propostas do Maligno, de modo a mantermos nossa comunhão com o Eterno. Recomendo ao leitor que verifique em sua Bíblia os trechos de Romanos 6.4 e 8.1 e Gálatas 5.19-24. Que o Senhor Jesus nos abençoe e nos guarde. Que possamos em todo o tempo mostrar o que Ele fez e faz em nossa vida.

por José Wellington Costa Junior

Compartilhe este artigo. Obrigado.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem