Segundo pesquisa, quem inicia graduação recebe acima da média

Segundo pesquisa, quem inicia graduação recebe acima da média

Os especialistas responsáveis pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgaram que apenas um quarto dos trabalhadores brasileiros alcançou um salário acima da média por ter conseguido estudar suficiente para alcançar essa meta. Embora as estatísticas tenham indicado avanços no número de universitários nos últimos anos, os pesquisadores explicaram ser necessário ter, pelo menos, 12 anos de estudos (equivalente ao ensino superior incompleto) se a pessoa deseja receber um salário acima de R$ 2.196, como a média dos trabalhadores brasileiros recebe todo mês.

Um levantamento indicou que a partir de 2012, a quantidade de trabalhadores que completaram o ensino superior aumentou: eram 13,3% do total há seis anos e agora passam de 18%, mas ainda existe uma grande fatia de brasileiros que estudaram até o ensino médio, labutam no mercado de trabalho (38,6%).

O economista Bruno Ottoni, pesquisador do Idados afirma que os esforços dos governos atacou parte do problema e que a formação brasileira ainda é de baixa qualidade, considerando a evasão do ensino médio em diante e que acaba por refletir na qualidade de vagas criadas no mercado de trabalho e sua remuneração.

Compartilhe este artigo. Obrigado.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem