Presidente egípcio constrói maior templo cristão do Oriente Médio

Presidente egípcio constrói maior templo cristão do Oriente Médio

O Natal para os cristãos coptas foi particularmente especial no dia 7 de janeiro do ano corrente (os religiosos celebram a data comemorativa neste dia), isto porque a comunidade foi contemplada com a maior igreja do Oriente Médio. Os coptas inauguraram a Natividade da Catedral de Cristo durante a celebração do Natal, com a presença do presidente Abdel Fattah al-Sisi, que participou da celebração.

O santuário é um presente do presidente egípcio para a igreja nacional. O político encomendou a catedral em 2017 conforme projeto de uma nova capital em fase de construção fora do Cairo. Em sua preleção, o presidente disse que o novo edifício deveria ser considerado “uma mensagem de paz e amor ao mundo”.

Para muita gente, a comemoração da principal data da cristandade soa estranha em um país majoritariamente muçulmano, entretanto, as estatísticas indicam que 10% da população do país africano é formada por cristãos, com destaque para a comunidade copta (segundo a tradição cristã, o Evangelho chegou ao país através do evangelista Marcos). 

Os coptas observam o mês que antecede o Natal (Kiakh) e interagem com práticas especiais, por exemplo, os fiéis reúnem-se nas igrejas aos sábados à noite para cantarem músicas de adoração e já pela manhã do dia seguinte, por volta das 5h, os fiéis comparecem à reunião de domingo. Durante as celebrações do Natal é comum cristãos e muçulmanos trocarem felicitações entre ambos, através do tradicional Merry Christmas ou em árabe: Eid melad Majid.

Compartilhe este artigo. Obrigado.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem