Agradar a Deus em meio ao multicultural

Agradar a Deus em meio ao multicultural

“Finalmente irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, assim como recebeste de nós, de que maneira devemos andar e agradar a Deus, assim andai, para que continueis a progredir” (1 Tessalonicenses 4.1).

A cidade de Tessalônica era a maior e mais importante cidade da Macedônia. Religiosamente, as seitas e filosofias tradicionais gregas, e várias religiões egípcias e de mistério, estavam bem representadas ali, além de haver ali uma comunidade de judeus. Essa grande pluralidade cultural desenvolvia diversos modos de pensar concernentes a como se portar, andar e agradar aos deuses, e, de certo modo, ficava a questão: qual ética seria a apropriada?

Ética é o conjunto fixo de leis morais pelo qual se pode avaliar a conduta humana; ou seja, a ética se manifesta no viver, e este expressa valores. Assim como no passado em Tessalônica, estamos em uma sociedade multicultural com vários tipos de ética. Dentre elas podemos destacar o antinomismo, que exclui todo tipo de norma ética objetiva; o situacionismo, onde a única norma ética é o amor; o absolutismo hierárquico ou absolutismo graduado, onde dão escala de valores normativos, tanto para pecados quanto para virtudes; e não podemos esquecer o utilitarismo.

Sem uma lei moral dada por um ser superior (Deus), tudo seria relativo. Dessa forma, ficaríamos a critério do julgamento dos homens, podendo, assim, a sociedade determinar o que é moralmente correto ou não. Segundo Norman Geisler, em seu livro Fundamentos Inabaláveis, nos seres humanos a lei não responde ao que de fato as coisas são, mas ao que os homens devem fazer; ou seja, no homem existe o fato, o que eles fazem (costume) e o que eles deviam fazer (moral). Sem essa diferenciação, “o que se deve ser” simplesmente se reduz ao que é, e a distinção entre costume e moral desaparece. Consequentemente, as ações morais não são mais matérias de ética.

Pois bem, Paulo afirma, em 1 Tessalonicenses 4.1, que apesar de todos os pensamentos e filosofias deste mundo, o modus vivendi do cristão e sua ética estão em andar e agradar a Deus segundo as Escrituras.

A Ética Cristã tem algumas coisas que a distingue das outras éticas. Primeiro, ela é revelada, ou seja, é fruto da vontade de Deus; as demais éticas são conforme os costumes. Em segundo lugar, ela é imutável; as demais são relativas e sujeitas a mudanças de acordo com a época. Terceiro: é normativa, determinando como as coisas devem ser, enquanto a ética secular é teleológica, baseada no fim que ela alcança. Quarto: a ética cristã é transcendente, vai além da esfera do homem, enquanto a secular é imanente, é de acordo com o homem e para o homem, está na sua finalidade, logo é utilitarista. Quinto: a ética cristã é deontológica, enquanto que a secular é pelo valor do ato, objetiva.

Calvino falava do terceiro uso da Lei de Deus – “teciousus legis 3º” – que é o uso da Lei como o modo de agradar a Deus e louvá-lO. Nós obedecemos não para obter salvação, mas obedecemos à Lei porque ela é o caráter de Deus. Nós obedecemos para louvá-lO e porque somos salvos. A Lei de Deus é a ética de Deus.

Em Mateus 7, quando Jesus ensinou questões de moralidade, Ele exaltou a interior; ou seja, a bondade não reside no ato, mas na atitude do coração por detrás do ato. Deus está interessado em desenvolver o nosso caráter internalizando os princípios morais de forma que a verdadeira medida da moralidade fica em quem somos e não no que fazemos. Jesus fala em Mateus 23.55,28: “E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens...”; “Assim, também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e iniquidade”.

Desta forma, a resposta quanto ao caminho a seguir, de como o homem pode andar e agradar a Deus em um mundo pluralista, multicultural, é: através das Sagradas Escrituras, que desmistifica todo pensamento humano que é transitório e coloca no nosso coração a Ética de Cristo.

por Randolfo Sousa Barroso

Compartilhe este artigo. Obrigado.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem