Nicodemos entendeu a mensagem de Jesus e nasceu de novo?

Nicodemos entendeu a mensagem de Jesus e nasceu de novo?

Qual o resultado do diálogo de Nicodemos com o Senhor Jesus sobre salvação, registrado no capítulo 3 do Evangelho de João?

No diálogo que Jesus teve com Nicodemos, o Senhor lhe disse o seguinte: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus” (João 3.3). Nesse contexto, vejamos primeiro o que significa “nascer de novo” e depois se o interlocutor entendeu a mensagem do Mestre.

Deus criou o homem sem pecado, à Sua imagem e semelhança (Gênesis 1.26), portanto um ser perfeito. Mas ele se deixou levar pela tentação (Gênesis 3). Por isso, todos nós, seus descendentes, tornamo-nos herdeiros de sua natureza pecaminosa e ficamos destituídos da glória eterna (Romanos 3.23). Assim, se faz necessário que todos os que querem se aproximar de Deus submetam-se ao processo do novo nascimento. Mas o que é o novo nascimento? Reflitamos.

O sacrifício de Cristo na cruz foi por todos, todavia a obra da redenção só é válida para aqueles que aceitam a Cristo como Salvador e têm suas vidas transformadas pelo poder do Evangelho. Este é o novo nascimento, que significa nascer da água e do Espírito (João 3.5). Isso significa regeneração. É o início de uma nova vida, quando o pecador se torna nova criatura (2 Coríntios 5.17) criada em Cristo Jesus (Efésios 2.10). Trata-se de uma experiência profunda com Jesus e não de mera mudança de religião. Nas palavras do pastor e teológico Claudionor de Andrade, “regeneração [Do gr. palinginesia; do lat. Regenerationis], é o ato de nascer de novo. É um milagre que se dá na vida de quem aceita a Cristo, tornando-o partícipe da vida e da natureza divinas”(1).

Quanto à questão de Nicodemos ter entendido a mensagem do Senhor e se submetido ao novo nascimento, vemos como resposta a ação dele de, arriscando a própria vida, juntamente com José de Arimatéia, ter tirado o corpo de Jesus do madeiro, ungindo-o com unguento caríssimo para o sepultamento. “Depois disso, José de Arimateia (o que era discípulo de Jesus, mas oculto, por medo dos judeus) rogou a Pilatos que lhe permitisse tirar o corpo de Jesus. E Pilatos lho permitiu. Então, foi e tirou o corpo de Jesus. E foi também Nicodemos (aquele que, anteriormente, se dirigira de noite a Jesus), levando quase cem libras de um composto de mirra e aloés. Tomaram, pois, o corpo de Jesus e o envolveram em lençóis com as especiarias, como os judeus costumam fazer na preparação para o sepulcro. E havia um horto naquele lugar onde fora crucificado e, no horto, um sepulcro novo, em que ainda ninguém havia sido posto. Ali, pois (por causa da preparação dos judeus e por estar perto aquele sepulcro), puseram a Jesus” (João 19.38-42).

Após este ato de solidariedade e amor para com o Mestre, duvidar de que Nicodemos não foi salvo é o mesmo que afirmar não ter o ladrão na cruz alcançado a misericórdia de Deus, quando este disse “Lembra-te de mim quando entrares no teu reino” e Jesus respondeu: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lucas 23.42,43). E o malfeitor nada fez de bom que merecesse a salvação. Ele só contou com a benevolência de Jesus(2). Portanto, concluímos afirmando que Nicodemos entendeu a mensagem de Jesus, se submeteu ao processo da regeneração e foi salvo.

Notas 

(1) ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário Teológico. CPAD, Rio de Janeiro, 2013.

(2) A Bíblia Responde, CPAD, 2.ed. Rio de Janeiro, 1984.

por Ismael Ferreira Silva

Compartilhe este artigo. Obrigado.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem