Salvação somente em Jesus Cristo

Salvação somente em Jesus Cristo

Pouco tempo depois do dia de Pentecostes, o apóstolo Pedro declarou diante de uma grande multidão em Jerusalém: “E não há salvação em nenhum outro, porque debaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4.12, NA A). Alicerçada nessa assertiva bíblica e em muitas semelhantes a esta, a Igreja de Cristo, através dos séculos, tem afirmado que a salvação da alma só é possível, única e exclusivamente, em Jesus Cristo. Por causa dessa declaração, o Cristianismo poderia ser acusado de exclusivismo, pois é sabido que os dias em que vivemos são chamados de “modernidade líquida”, tempos de “pós-verdade” e “século do relativismo”, cujas ideias contêm, dentre suas propostas, a desconstrução dos valores, verdades e princípios bíblicos. No bojo desses conceitos e ideologias, encontra-se a intenção de tirar do Cristianismo - e de qualquer outro segmento religioso - a ideia de exclusivismo, principalmente no que se refere aos campos da moral e da espiritualidade.

Apesar da multiplicidade de ideias, de todas as mudanças e de todo o desenvolvimento humano, a Bíblia continua declarando a impossibilidade de o homem salvar-se a si mesmo. Todos os homens são pecadores (Romanos 3.23; 7.20). Todos precisam de salvação (Romanos 3.23), porém ninguém pode salvar-se por seus próprios meios (Salmos 49.7,8). A Salvação não é meritória, mas é oferecida pela graça de Deus (Tito 2.11). A Bíblia Sagrada apresenta diversas razões para crermos que, de fato, não há salvação em ninguém mais além de Jesus. 

Em primeiro lugar, o próprio Senhor Jesus Cristo, durante o Seu ministério terreno, fez diversas afirmações contundentes, claras e objetivas acerca desse tema. Jesus não deixou nenhuma dúvida quanto à exclusividade de Sua pessoa para oferecer a salvação ao ser humano: “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido” (Lucas 19.10); “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” (João 3.16,17); “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Por que o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11.28-30); “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14.6); “Eu sou a porta: Quem entrar por mim será salvo” (João 10.9).

Em segundo lugar, o apóstolo Paulo declarou diversas vezes que a salvação só é possível na pessoa de Jesus Cristo: “Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e a humanidade, Cristo Jesus, homem” (1 Timóteo 2.5); “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5.8); “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6.23); “Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal” (1 Timóteo 1.15).

Em terceiro lugar, o apóstolo Pedro, além de ter sido o primeiro pregador a declarar essa verdade depois da descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes, reafirmou, na casa do centurião romano Cornélio, a exclusividade da salvação em Jesus: “Dele todos os profetas dão testemunho de que, por meio do seu nome, todo o que nele crê recebe remissão dos pecados” (Atos 10.43, NA A).

Em quarto lugar, o apóstolo João testemunhou que a salvação humana só é possível por meio de Jesus Cristo: “[Disse Jesus:] Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna” (João 6.47); “Este é o verdadeiro Deus e é a vida eterna” (1 João 5.20); “E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação” (Apocalipse 5.9).

Em quinto lugar, no sentido teológico, existem várias razões para afirmarmos que a salvação eterna e plena só pode ser encontrada em Jesus. Primeiro, porque Jesus Cristo é a única provisão de Deus para o pecado do homem. Somente por intermédio dEle podemos conhecer e experimentar o amor e o plano de Deus para a nossa vida (Romanos 5.8). Segundo, porque Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1.29). Terceiro, porque o nome Jesus é sinônimo de salvação. O próprio nome do Messias tem origem na língua hebraica e significa “o Senhor é salvação” (Mateus 1.23). 

Quarto, porque somente Jesus executou o sacrifício único, vicário e redentor, derramando seu sangue inocente para nos garantir a reconciliação com o Pai (Hebreus 9.23-28; Efésios 2.11-16). Quinto, porque somente Ele morreu por causa dos nossos pecados e ressuscitou para a nossa justificação (Romanos 4.25). Portanto, caro leitor, Jesus Cristo é a pessoa mais extraordinária que a História já registrou. Ele é a única resposta de Deus para os problemas do homem. NEle você pode confiar de todo o seu coração. Ele permanece o mesmo por toda a eternidade. Ele jamais o decepcionará se você nEle acreditar e o confessar como seu Salvador e Senhor. O Filho de Deus pode mudar o rumo do seu viver e trazê-lo para mais perto de Deus. Jesus Cristo é a pessoa de quem mais você precisa. Aceite-o hoje.

por Rayfran Batista da Silva

Compartilhe este artigo. Obrigado.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem