TB Barratt: pai do Pentecostalismo na Europa

TB Barratt: pai do Pentecostalismo na Europa

Pioneiro do Movimento Pentecostal na Noruega influenciou ainda o início do pentecostalismo na Suécia, Reino Unido e Alemanha

Pastor norueguês nascido na Grã-Bretanha, Thomas Ball Barratt (1862-1940), mais conhecido como “TB Barratt”, foi um dos nomes mais destacados no início do Movimento Pentecostal. Ele é considerado um dos fundadoras do Movimento Pentecostal na Europa, tendo trazido de forma oficial a mensagem pentecostal para a Noruega e a Europa em 1906. Barratt era um pastor metodista, mas foi forçado a deixar a sua igreja para fundar o Movimento Pentecostal na Noruega.

TB Barratt se dedicou às áreas de evangelização, teologia, ação social e artes. Na evangelização, trabalhou intensamente na salvação dos perdidos como pastor. Na teologia, foi autor de artigos e livros teológicos. Nas artes, foi músico, cantor, compositor e tradutor de canções para o norueguês. Na ação social, envolveu-se com trabalho de caridade e de reabilitação de alcoólatras. Barratt tinha uma sede de Deus que o fez ir além. Ele se aprofundou na busca do que denominava como “Cristianismo Antigo”. Seu lema era: “Em direção ao Cristianismo Antigo”. Essa sua busca se refletiu em todas as suas áreas de atividade.

O pai de TB Barratt, o britânico Alexander Barratt, liderava o trabalho de mineração de enxofre na Noruega, mudando-se para lá com a família quando o filho tinha apenas cinco anos. Ativos no movimento metodista, seus pais enviaram o menino, na época com 11 anos, para uma escola metodista na Inglaterra, onde ele aceitaria Jesus aos 12 anos. Barratt se formaria em Teologia no Wesleyan Collegiate Institute em Taunton, agora conhecido como Queen’s College, onde também se formou em Arte e Música.

TB Barratt começou a pregar aos 17 anos e ainda muito jovem começou a pastorear igrejas metodistas na Noruega. Nessa época, ele conheceu a jovem Laura Jakobsen, com quem se casaria em 1887. Eles tiveram oito filhos, mas apenas quatro sobreviveram até a idade adulta. Sua filha Marry Barratt Due se tornou uma das musicistas mais influentes da Noruega no século 20. Junto com seu marido, o violinista Henrik Adam Due, ela fundou o Instituto de Música Barratt Due em 1927, que oferece até hoje educação musical para várias faixas etárias, incluindo bebês e crianças, adolescentes em idade escolar e alunos de graduação e pós-graduação. A pianista Cecilie Barratt Due e o violinista Stephan Darratt-Due – diretor artístico do Instituto de Música Barratt Due – são netos de Thomas Ball Barratt.

A igreja na qual TB Barratt pastoreou mais tempo foi a 3ª Igreja Metodista em Kristiania, onde trabalhou de 1889 a 1902. Em 1902, ele fundou a Missão da Cidade de Kristiania, uma organização de trabalho social, para ajudar alcoólatras e necessitados. Em 1904, criou um jornal evangélico, o Byposten, que depois mudaria de nome para Korsets Seier (“Vitória da Cruz”). O boletim trazia artigos edificantes e relatórios sobre o trabalho cristão em todo o mundo. Quando estava precisando de fundos para construir um grande novo prédio na capital Oslo para a sua missão, viajou para Nova York em 1906 para arrecadar dinheiro. Essa viagem impactaria seu ministério, que, por sua vez, impactaria o meio evangélico na Europa em seus dias.

Barratt alugou em Manhattan um quarto na casa de hóspedes do célebre pregador A. B. Simpson, fundador da Aliança Cristã e Missionária. A hospedaria servia de residência temporária para missionários. As tentativas de Barratt de arrecadar dinheiro para o novo prédio de sua missão em Oslo falharam. Porém, durante sua estada em Nova York, enquanto pesquisava sobre a realidade do Cristianismo nos Estados Unidos para enviar relatórios para a Noruega sobre a vida cristã na América, os quais eram publicados no seu jornal Byposten, ele tomou conhecimento do Avivamento da Rua Azusa.

Sem dinheiro para ir até Los Angeles, mas sedento por mais de Deus e sempre em busca do “Cristianismo Antigo”, Barratt começou a trocar cartas com irmãos da Redação do jornal The Apostolic Faith, da Missão da Rua Azusa, que viveram a experiência do batismo no Espírito Santo com evidência de falar em línguas. Tocado pelo relato deles, ele buscou essa experiência para si, recebendo-a finalmente e em sua plenitude em 15 de novembro de 1906. Escreveu ele sobre esse dia: “Eu estava como Daniel, completamente desamparado durante o toque divino de Deus e tive que me apoiar em uma mesa na plataforma onde sentei e deslizei para o chão. Novamente meus órgãos da fala começaram a se mover, mas nenhum som podia ser ouvido. Pedi a um irmão (um norueguês) que muitas vezes me ouviu pregar em Khristiania, e à esposa do médico, que orassem por mim novamente. ‘Tente falar’, disse o norueguês. Mas eu respondi que se o Senhor quisesse falar através de um ser humano, então ele teria que me obrigar a fazê-lo com o Seu Espírito! Isso teria que ser real! Enquanto eu orava, eles viram uma coroa de fogo acima da minha cabeça e uma língua de fogo na frente da coroa. Muitos viram a luz vermelha sobrenaturalmente forte. Claro que não vi. Mas, no mesmo momento, todo o meu ser se encheu de luz e de um poder indescritível”.

Assim às 4h da manhã do dia 15 de novembro, Barratt estava falando em línguas em vários idiomas. Ele cantava no Espírito e sua voz era “diferente, clara, forte e pura”. De volta à Noruega em dezembro daquele ano, estava sem os fundos que precisava para o novo prédio de sua missão, mas com o poder divino sobre sua vida para levar o trabalho adiante. A notícia do seu batismo no Espírito Santo causou alvoroço em Oslo, onde as primeira notícias sobre o ocorrido haviam sido já lidas no Byposten. Logo vieram as primeiras reuniões de busca do Pentecostes em Oslo dirigidas por Barratt. Ele alugou um salão em Oslo. Mais tarde, esse trabalho se tornaria na Igreja Filadélfia de Oslo. No dia de Ano Novo, dez pessoas foram batizadas no Espírito Santo em Oslo, com evidência de línguas, dando início oficialmente ao Movimento Pentecostal na Noruega.

A ruptura com a Igreja Metodista foi inevitável. Em 1907, o pastor Barratt sai oficialmente da Igreja Metodista. Em 1909, influenciada por Barratt, a então atriz de maior destaque da Noruega, Anna Larssen Bjorner, creu na mensagem pentecostal e desistiu de sua carreira de destaque em pleno auge de sua carreira para se tornar uma evangelista.

Fervoroso pregador, Barratt não limitou seu ministério apenas à Noruega, viajando a outros países da Europa para levar a mensagem pentecostal, como Reino Unido, Suécia, Finlândia, Polônia, Estônia, Islândia e Dinamarca. Os pastores Lewi Pethrus, da Suécia; Alexander Boddy, da Inglaterra; e Jonathan Paul, da Alemanha, vieram a Oslo e se convenceram da origem divina do movimento de Barratt, abraçando então, os três, o Movimento Pentecostal e se tornando líderes do pentecostalismo em seus respectivos países. 

Barratt foi um compositor prolífico, tendo grande impacto na música do Movimento Pentecostal. Ele escreveu letras para mais de cem canções e compôs melodias para várias de suas letras. Ele também traduziu várias canções para o norueguês. Em 1911, ele publicou o primeiro hinário do Movimento Pentecostal norueguês, que continha 110 canções escritas por ele e mais 130 outros hinos que eram traduções suas para o norueguês. No entanto, este não foi seu primeiro songbook. Suas canções foram amplamente cantadas e publicadas em vários cancioneiros.

Apaixonado por missões, Barratt fundou a Missão Estrangeira Pentecostal da Noruega, que enviou missionários para vários países da Ásia e África. A entidade existiu até 1929, quando ele resolveu extingui-la para que os missionários fossem enviados por congregações individuais, as quais eram responsáveis por seu sustento financeiro.

Quando faleceu em 1940, TB Barratt foi considerado por muitos como o principal líder do Movimento Pentecostal na Europa. Ele foi eleito presidente da Grande Conferência Pentecostal Europeia em Estocolmo em 1939 por votação unânime. Barratt permaneceu como pastor da Igreja Filadelfia em Oslo até sua morte.

Compartilhe este artigo. Obrigado.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem