Como entender Mateus 16.28, onde Jesus dá a entender que Sua volta ocorreria no tempo de vida da geração de Seu tempo?

Como entender Mateus 16.28, onde Jesus dá a entender que Sua volta ocorreria no tempo de vida da geração de Seu tempo?

O que Ele quis dizer com “alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do Homem no seu reino”?

Há interpretações distintas de Mateus 16.27,28, passagem que, realmente, pode dar a entender que o retorno de Cristo se daria ainda durante a existência das gerações de Seu tempo. O texto diz: “Porque o Filho do Homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e, então, dará a cada um segundo as suas obras. Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do Homem no seu Reino”.

Em primeiro lugar, são vistas no texto duas perspectivas distintas do Reino de Cristo. No versículo 27, uma perspectiva escatológica, apocalíptica e celestial: o Filho do Homem vindo na glória de Seu Pai, com os Seus anjos. No versículo 28, uma perspectiva iminente e terrena: o Reino de Cristo sendo implantado aos olhos de alguns daquela geração. Isso fica evidente pelo fato de que o versículo 27 é cercado de detalhes escatológicos apocalípticos: Jesus vindo, acompanhado de Seus anjos, e exercendo juízo, o que está nitidamente relacionado à Sua Segunda Vinda e à consumação dos séculos.

Já o versículo 28 refere-se, de modo geral, à manifestação do Reino de Cristo, o que nos remete ao amplo significado de “Reino de Deus” ou “Reino dos Céus”, que tem sentido presente e futuro. Assim, podemos considerar que o versículo 28 não exclui o que é tratado no versículo 27, mas, por outro lado, não se restringe àquele sentido, isto é, o sentido apocalíptico. Conclui-se, então, que no versículo 28 teríamos uma expressão voltada para o sentido geral e progressivo do Reino de Deus, enquanto no versículo 27 encontramos uma referência ao seu aspecto futuro e consumativo, relacionado à Segunda Vinda de Jesus.

Como diz Donald Stamps (Bíblica de Estudo Pentecostal, CPAD, p. 1412), “o Reino de Deus tem um aspecto tanto presente como futuro. É uma realidade presente no mundo hoje [...], mas o governo e o poder de Deus não predominam plenamente em todos e em tudo. [...] A manifestação futura da glória de Deus e do seu poder e reino ocorrerá quando Jesus voltar para julgar o mundo [...]”. Matthew Henry (2008, CPAD, p. 215) apresenta entendimento semelhante: “No fim dos tempos [vs.27], [Jesus] virá na glória de seu pai; mas agora [vs.28], na plenitude dos tempos, Ele viria no seu próprio Reino, no seu Reino mediador”.

Como manifestações desse “Reino mediador”, Henry cita a transfiguração, o derramamento do Espírito Santo, a semeadura do Evangelho por parte da Igreja, a destruição de Jerusalém e a eliminação do lugar e da nação dos judeus. A. T. Robertson (2017, CPAD, p.193), sintetiza: “Tudo o que sabemos é que Jesus tinha certeza da sua vitória final, que seria tipificada e simbolizada de muitas maneiras. O simbolismo escatológico apocalíptico empregado por Jesus aqui [em Mateus 16.27,28] não predomina no seu ensino. Ele o usou de vez em quando para descrever o triunfo do Reino, e não para apresentar o ensino completo sobre esse tema. O Reino de Deus já estava no coração dos homens. Haveria pontos culminantes e consumações”.

Em suma, o Reino de Deus é já, mas ainda não.

Bibliografia:

STAMPS, Donald. Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1412.

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico Novo Testamento. Mateus a João. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008, p.215.

ROBERTSON, A. T. Comentários Mateus & Marcos. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2011, p.193.

por Silas Rosalino de Queiroz

Compartilhe este artigo. Obrigado.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem