Levando Cristo ao mundo muçulmano

Levando Cristo ao mundo muçulmano

Harun Ibrahim é um árabe israelense, da vila de Abu Gosh, nos arredores de Jerusalém. Harun foi criado em um lar estritamente muçulmano. Por outro lado, ele também frequentou escolas hebraicas ao longo de sua carreira no ensino fundamental e médio e, como resultado, entende e ama tanto os árabes quanto os judeus. Harun conheceu sua esposa Sari em Israel, onde ambos trabalhavam em um kibutz. Sari é finlandesa e juntos se mudaram e se casaram na Finlândia. A grande guinda da vida de Harun se deu quando ele encontrou Jesus. Sari foi quem primeiro conheceu a Cristo e ajudou a levar Harun ao Senhor.

Desde o início de sua caminhada com Cristo, Harun tinha um coração para compartilhar o evangelho. Ele recebeu o batismo no Espírito Santo e começou a testemunhar a todos, inclusive aos muçulmanos, por toda a Finlândia e Suécia. Ele percebeu que a mídia era a chave para alcançar os muçulmanos, porque é a única maneira de entrar em todas as suas casas com a Verdade. Então, Harun conheceu e começou a trabalhar e produzir em todas as mídias (TV, rádio e internet). Hoje, ele é o atual diretor do Al Hayat Ministries, estabelecido em 2003, que opera e produz conteúdo de mídia para o Al Hayat Channel, que é um canal de TV cristão árabe que adotou uma abordagem ousada na pregação do Evangelho e desafia os muçulmanos a conhecer a Verdade, desfazendo enganos do Islã. A missão do Ministério Al Hayat é compartilhar com ousadia Cristo e discipular os crentes muçulmanos, para ajudar e capacitar a igreja e os crentes individuais no mundo de língua árabe. Nesta entrevista exclusiva ao Mensageiro da Paz, Harun, que nos atendeu quando estava em viagem à Turquia, fala sobre a TV Al Hayat e sobre a situação dos cristãos na Turquia após o terremoto de fevereiro naquele país e como ajudá-los.

Como nasceu a TV Al Hayat e qual o seu objetivo?

O canal Al Hayat é uma rede de televisão árabe cristã fundada em 2003 e com funcionamento 24 horas por dia. O objetivo do canal é que cristãos de origem muçulmana produzam programas para uma audiência muçulmana compartilhando seus próprios testemunhos de como eles vieram a reconhecer Jesus Cristo como o seu Senhor e Salvador. Eles também compartilham como eles foram libertos das mentiras do islã, proclamando assim as Boas Novas do Evangelho sem temor. Nossa dedicada equipe é composta tanto de cristãos ex-muçulmanos quanto de cristãos que não vieram de um contexto muçulmano, mas que desejam proclamar o Evangelho de Cristo respeitosamente e corajosamente, revelando as falácias do islã.

Quais países muçulmanos já foram alcançados com a programação da TV Al Hayat?

Temos alcançado todo o mundo. Os países que falam árabe foram os primeiros de todos a serem alcançados. Agora, porém, temos alcançado também a Turquia, a Pérsia, o Afeganistão, a Indonésia e a Etiópia com nossas programações. Nossa audiência atualmente é de 50 milhões de espectadores.

Vocês têm recebido muitos testemunhos de muçulmanos se convertendo a Cristo através do trabalho da TV Al Hayat? Se sim, conte-nos algum caso.

Sim, temos recebido muitos testemunhos. Todos os anos recebemos milhares e milhares de testemunhos de conversão. Para sermos mais preciosos, temos recebido em torno de 50 mil testemunhos de conversões de muçulmanos a Cristo a cada ano.

Como está a situação dos cristãos na Turquia após o terremoto?

A situação dos crentes na Turquia após o terremoto está muito ruim, porque as cidades estão todas destruídas. As igrejas evangélicas em Antioquia e Gaziantepe perderam praticamente todos os cristãos, pois estes tiveram que deixar suas cidades com todas as suas famílias para viver em outras diferentes cidades porque as suas casas foram destruídas e os seus templos também foram destruídos. Nada ficou de pé. Nós estamos tentando ajudar essas pessoas a voltarem para casa.

Qual é a programação da TV Al Hayat e como podemos acessá-la?

A TV Al Hayat transmite seus programas via satélite e também através de sites e redes sociais. São 400 horas de programação por mês. Todos os programas e produções da TV Al Hayat estão disponíveis no site do ministério, onde os usuários podem, além de acessar os vídeos, receber materiais e literatura de apoio, bem como postar perguntas e comentários ou enviar e-mails com seus questionamentos. Um dos nossos programas é O Guia. Ele tem como objetivo proclamar a sã doutrina e, ao mesmo tempo, trazer respostas às perguntas mais desafiadoras que os muçulmanos têm a respeito da fé em Cristo. Outro programa é A Mulher Muçulmana, que é o único programa que aborda os desafios enfrentados pelas mulheres, tanto muçulmanas como ex-muçulmanas, sempre com o propósito de levá-las para mais perto de Cristo. A apresentadora Farha tem dois programas em nossa grade: O que há por baixo do turbante?, e Jesus é a Resposta. Estes programas têm o propósito de revelar as contradições do islã ao mesmo tempo em que apontam para Jesus como sendo a única alternativa aos muçulmanos. No programa Através da Bíblia, o Dr. Ashraf leva os espectadores a uma jornada pela Bíblia. Temos um programa semanal, chamado A Revista Saudita, que é o único apresentado no dialeto saudita e que está chegando aos lares dos sauditas e à Península Arábica com a mensagem do Evangelho desde 2014. O irmão Melsemani, que é um catedrático e um dos maiores estudiosos do islamismo, apresenta os programas As Raízes Judaicas do Islã, Estudo e Análise do Alcorão e Maomé e Antes de Maomé, nos quais entrega a mensagem de Cristo aos muçulmanos. Temos também o programa História Primitiva do Islã, que trata sobre o início da história do islã e dos manuscritos e pergaminhos do alcorão sob uma perspectiva acadêmica. Destaque também para o programa Marroquina e Cristã, da irmã Imane, que, como diz o título do programa, é marroquina e cristã, sendo de origem muçulmana de segunda geração. Nesse programa, de grande audiência no dialeto marroquino, ela responde às perguntas do povo marroquino a respeito da fé em Cristo.

Como os cristãos no Brasil e em outras partes do mundo podem ajudar o projeto TV Al Hayat?

Nós dependemos de apoiadores cristãos. Não temos nenhuma receita vinda de mais ninguém. Então oramos e desejamos que muitos crentes de todo o mundo nos ajudem financeiramente bem como em oração. Se você está no Brasil, sua oferta ao nosso ministério pode ser enviada diretamente para a conta da Al Hayat Brasil na Caixa Econômica Federal: Agência 1649, Operação 003, Conta 3839-0, PIX (CNPJ) 43.811.936/0001-5. Para mais informações aos brasileiros sobre o nosso trabalho, indico que visitem o Instagram do Ministério Al Hayat em português. O nosso endereço para os brasileiros no Instagram é AlHayat.Brasil.

O irmão está em viagem à Turquia. Qual o propósito dos irmãos nessa ida agora até lá?

Temos contatos com muitas igrejas, especialmente na Síria e na Turquia. Especialmente temos tratado com eles sobre métodos de trabalho com mídias sociais. Algumas igrejas têm alguns projetos especiais também, com os quais colaboramos. Estamos, por exemplo, apoiando igrejas na Turquia, igrejas locais, na produção de programas em língua turca voltados para o povo turco. Mas, neste momento, nosso trabalho, após o terremoto, é principalmente ajudar as pessoas em meio ao sofrimento. A Secretaria Nacional de Missões das Assembleias de Deus no Brasil (Senami) está em parceria conosco no projeto Resgate e Recomeço, cujo plano inicial e emergencial é ajudar 160 pessoas o mais rápido possível com resgate e recomeço. Precisamos retirar pessoas de cidades afetadas pelo terremoto e fornecer transporte e suprimentos [Conforme divulgado nas redes sociais da CGADB e Senami, o PIX para os interessados em ajudar no projeto Resgate e Recomeço é (CNPJ) 14.923.683/0001-45].

Compartilhe este artigo. Obrigado.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem