Liberalismo racha metodistas dos EUA

Liberalismo racha metodistas dos EUA

Mais de 2 mil igrejas rejeitam agenda liberal e pedem desligamento da UMC

Os quatro últimos anos na Igreja Metodista Unida nos Estados Unidos, a segunda maior denominação evangélica do país, foram marcados pela desfiliação de mais de 2 mil congregações da denominação por conta de concessões de parte dos seus líderes à agenda LGBT. É o que revela relatório recente com informações compiladas pela UMC News, agência oficial de coleta de notícias dos 13 milhões de membros da Igreja Metodista Unida (UMC, na sigla em inglês). A contagem vem de uma revisão da agência nos relatórios da conferência anual dos Estados Unidos, jornais disponíveis ao público e relatórios de sessões especiais de conferências anuais regionais realizadas em 2022.

Tudo começou em 2016, quando ocorreu a eleição da reverenda Karen Oliveto como pastor sênior da UMC Mountain Sky Area. Como a religiosa mantinha um relacionamento lésbico, sua eleição foi invalidada pelo Conselho Judicial Metodista Unido em 2017, porém ela permaneceu no cargo com o apoio de líderes progressistas da denominação, o que causou protestos. Em reação, os conservadores dentro da IMC se mobilizaram contra o secularismo incubado entre os membros da denominação e algumas congregações começaram a sair da UMC. De 2019 a 2021, enquanto a questão não era resolvida, saíram 178 congregações. Em 2022, vendo que não haveria mudança, 1.517 igrejas se desfiliaram da denominação e mais 349 neste ano, pelo menos até o fechamento desta edição. Logo, desde 2019, abandonaram a segunda maior denominação protestante norte-americana um total de 2.044 congregações, levando consigo milhões de fiéis, sem falar daqueles que saíram para outras denominações.

Essas igrejas que saíram criaram em maio de 2022 a Igreja Metodista Global (GMC, na sigla em inglês), lançada como uma alternativa teologicamente conservadora à congregações Metodistas Unidas decididas em serrar fileiras com a nova denominação. Em novembro de 2022, a Conferência UMC da Carolina do Norte (fotos acima), em sessão especial, aprovou oficialmente os pedidos de desfiliação de 249 congregações, quase um terço das igrejas membros da conferência. Em 4 de março deste ano, na conferência regional da IMC no Texas, mais 41 igrejas da denominação se desfiliaram oficialmente.

Compartilhe este artigo. Obrigado.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem