A família e a Escola Dominical

A família e a Escola Dominical

A Escola Bíblica Dominical é a maior e mais acessível escola de educação teológica da igreja. O seu principal objetivo é a formação espiritual, moral, social e cultural das famílias. Ao nos depararmos com a expressão “educação”, vem em mente o ato de transmitir determinado conhecimento ou conteúdo. Todavia, em um sentido mais amplo, estamos falando de um processo de transformação que se dá de maneira gradativa a fim de um aperfeiçoamento ao longo da vida.

Ao falarmos sobre a importância da Escola Bíblica Dominical na manutenção da família, estamos falando de uma base sólida construída por meio da Palavra de Deus, tendo em vista ela poder ser considerada uma extensão do nosso lar, pois abrange todas as faixas etárias exercendo um tríplice missão: ganhar almas para o Reino de Deus, amplificar a espiritualidade e ajudar a formar o caráter cristão.

Nos dias atuais, vem ocorrendo mudanças drásticas na estrutura familiar. Os ataques do Inimigo a essa célula mater da sociedade tem tornado o futuro das próximas gerações incerto. No século 21, a constituição familiar tem divergido dos padrões bíblicos, que compreende em seu núcleo básico pai, mãe e filhos (Gênesis 2.24). A família foi criada por Deus como o primeiro e mais importante grupo social a qual pertencemos. Somos tão privilegiados por nosso Criador! Do nada Deus fez tudo (Gênesis 1.1) e criou o mundo para receber essa instituição especial, pois o ser humano é um ser gregário, ou seja, ele precisa viver socialmente com outras pessoas para sobreviver.

É na família que recebemos nossas primeiras lições e exemplos de moralidade, de civilidade e a respeito de Deus. Isso se dá por intermédio de nossos pais. É triste olhar para os dias atuais e ver que a sociedade perversa tem ditado as regras comportamentais para nossas crianças e adolescentes, o que faz anular os bons princípios.

Temos andado em um verdadeiro campo minado de antagonismos aos ensinos da Palavra de Deus. Basta ligarmos por alguns instantes um aparelho digital e já vemos a violência e a promiscuidade sendo servidas de bandeja para as famílias da nossa nação. A influência das mídias, a inversão de valores (ninguém mais sabe qual é seu papel no lar) e o relativismo (não há uma verdade absoluta, tudo é uma questão de vista) são armas de ataque ao modelo bíblico de família (2 Timóteo 4.3, 4). Logo, diante dos atrativos que tentam desconstruir as nossas famílias, a Escola Bíblica Dominical tem assumido um papel preponderante nos dias atuais. A verdadeira pedagogia cristã tem se apresentado no cenário atual através de todos os seus materiais, e com um corpo docente motivado e preparado como uma verdadeira agência de transformação integral da família. Devemos sempre estar buscando a orientação do Senhor e os subsídios necessários para apresentar aos alunos possibilidades que os façam crescer, descobrir, investigar e aprimorar suas vidas para melhor servir o Senhor e viver em harmonia (2 Pedro 3.18; 2 Timóteo 3.16,17).

É necessário pensar que as nossas escolas bíblicas dominicais são um verdadeiro espaço pedagógico para a nossa família, onde é transmitido o verdadeiro conhecimento bíblico. Os princípios da Escola Bíblica Dominical remetem aos tempos antigos, tendo em vista que Deus, já no Jardim do Éden, deu instruções claras ao primeiro casal (Gênesis 3.8-11). Com o passar do tempo, Deus transmitiu aos pais a responsabilidade de passarem adiante a sua Palavra para os filhos (Deuteronômio 6.7-9). Em seguida, devido à institucionalização da religião judaica, os sacerdotes também assumiram essa tarefa (Deuteronômio 24.8) e também os profetas (Isaías 6.8-10; Jeremias 11.1-4). Os reis que temiam ao Senhor e reconheciam a valor do ensinamento da lei de Deus favoreciam as condições para que a instrução acontecesse (2 Crônicas 17.7-9).

A aplicação das Sagradas Escrituras sempre resultou em despertamento espiritual, tanto na história de Israel quanto na da Igreja. Temos como exemplo o grande avivamento do povo hebreu após o cativeiro babilônico, nos tempos de Esdras e Neemias. No momento em que o livro da lei foi lido, o quebrantamento tomou conta dos corações (Neemias 8.1-9). No Novo Testamento, Jesus nos traz exemplos práticos de ensino usando exemplos do dia a dia de seus ouvintes, por isso era reconhecido como Rabi, Mestre (João 3.2). Após Sua morte e ressurreição, Jesus entregou para Sua Igreja a tarefa de fazer discípulos em todas as nações (Mateus 28.19). Esse é um dos principais objetivos da Escola Dominical: ensinar as lições que foram deixadas por Jesus (Atos 1.1,2). Jesus não foi um simples educador, mas um educador libertador, espiritualmente falando (João 8.32), porque a Escola Dominical é transformadora e libertadora para as nossas famílias.

Segundo estudiosos do comportamento humano, a nossa personalidade é definida até os 7 anos de idade. O que absorvermos nessa fase refletirá em nosso desenvolvimento físico, mental e social por toda a vida. Há pouco tempo passou em um noticiário de rede nacional um garoto que atacou uma garota de sua sala em uma escola com aproximadamente dez golpes de faca. Apurando o caso, a polícia lhe fez a pergunta clássica: “Por que você fez isso?”. O menino respondeu que não sabia o real motivo, simplesmente por não gostar da colega. Nesse aspecto, nos adverte as Escrituras: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer, não se desviará dele” (Provérbios 22.6). A Escola Dominical ajuda no desenvolvimento da personalidade infantil, na colaboração e no respeito com os demais colegas.

Os pais podem pagar muito caro por uma ignorância espiritual, porque, as crianças passam em média 700 horas anuais recebendo somente instruções seculares para uma vida curta na terra. E por que não podem passar pelo menos 52 horas na Escola Dominical preparando-se para a vida eterna? E cuidado, não mande somente seus filhos, mas vá com eles.

A juventude dos dias atuais é tentada a cometer ações que abrem as portas para o pecado, e a escolha de ceder ou dizer não tem se tornado parte do seu cotidiano (2 Pedro 5.8). Álcool, drogas, sexo ilícito e delinquência são as características de uma sociedade sem Deus e sem o conhecimento da Sua Palavra. Por isso, nossos jovens devem frequentar assiduamente a Escola Dominical, pois ali são alertados contra todos estes males. “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar” (1 Coríntios 10.13).

Os adultos que ingressaram no processo de desenvolvimento espiritual precisam do auxílio da Escola Bíblica Dominical para a formação de uma consciência clara e madura da vida cristã. Sendo assim, a educação cristã está apta a ajudá-los a formar o seu caráter cristão. Tal prática levará esse aluno a se firmar nas verdades infalíveis e absolutas da Palavra de Deus (João 5.39).

A instituição de ensino Escola Bíblica Dominical produz grandes efeitos positivos na vida de uma família. Faça uma análise do seu campo e veja os testemunhos de pessoas que, pelo estudo das Escrituras, se tornaram úteis à sociedade e ao mundo, da mudança de comportamento, dos vínculos fortalecidos, do cooperativismo mútuo para o crescimento do Reino de Deus. Glórias ao nome do Senhor!

por Lucas dos Santos Simon

Compartilhe este artigo. Obrigado.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem