O desafio de educar os filhos

O desafio de educar os filhos

A família foi criada por Deus para o benefício do homem, o qual recebeu a incumbência de administrá-la juntamente com sua mulher, conforme nos indica Gênesis 2.18. É difícil imaginar um recém-nascido sem a presença de uma família para oferecer os primeiros cuidados que ele necessita. Em todas as circunstâncias, é nela que nos apoiamos. Um dos princípios mais importantes da família é que ela envolve um compromisso ordenado por Deus durante a vida de todos os membros que a compõe, sejam os filhos, o pai ou a mãe. O marido e a esposa são responsáveis por preservá-la independentemente da atual atitude da cultura circunvizinha.

A Bíblia é muito clara quando fala sobre o cuidado e o zelo que todos precisam ter com a família. Talvez um dos versículos mais famosos que tenhamos desse assunto seja este: “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel” (1 Timóteo 5.8). Isso demonstra a importância do cuidado e do carinho que a família necessita. O homem como o cabeça e provedor do lar é responsável por muitas situações na casa e deve exercer esse papel com excelência, protegendo, dando carinho, atenção e amor e, acima de tudo, educando os filhos, pois essa função não compete apenas à esposa. Além disso, é preciso suprir as necessidades físicas, emocionais e espirituais do lar.

A Palavra de Deus afirma que “Os filhos são herança do Senhor. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude. Como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal” (Salmos 127.3-5). É necessário entender a importância que a Bíblia dá para os filhos. Não podemos ser negligentes com essa missão. Infelizmente, no Brasil ainda sofremos com falta de paternidade. Isso gera um mal incalculável à família. Num longo estudo de uma universidade americana, foi constatado que a ausência da figura paterna leva a diversos distúrbios emocionais nos jovens e adultos. Além disso, falando especialmente para pais de meninas, a ausência do pai aumenta o risco de depressão nessas crianças. Esse estudo foi feito por uma universidade inglesa e envolveu mais de 5 mil crianças.

Além desses dois existem vários estudos que comprovam o grande mal que é a ausência do pai para as crianças. 

Atualmente, muitas mudanças vêm acontecendo e a família tem sido atacada no campo das ideias, nas leis e no dia-a-dia, e os pais precisam saber qual o seu papel na educação dos filhos e estar sempre alertas tendo esse cuidado. Partindo desse pressuposto, os pais são peças fundamentais na construção dessa educação. A Bíblia Sagrada, em Provérbios 29.17, alerta: “Corrige o teu filho, e ele te dará descanso, trará delícias para ti”. Não podemos terceirizar essa responsabilidade que nos foi confiada pelo Senhor, principalmente numa sociedade de relativização dos valores. Se assim fizermos, os filhos podem aprender de maneira errada, formando outros valores estranhos à família e à própria sociedade. Não podemos ficar inertes diante de uma função tão importante. Em Provérbios 22.6, está inscrito: “Ensina a criança no caminho em que deve andar e quando ele crescer não se afastará dele”. Este foi o conselho do sábio Salomão aos pais. Ensinar no caminho é estar ao lado o guiando. O primeiro grupo social que os filhos têm acesso é a família. Eles absorvem com muita facilidade as características comportamentais vivenciadas em casa. Seja positiva ou negativa. Dessa forma, quando passam a frequentar outros ambientes, como a escola, a igreja irá levar consigo esses comportamentos que podem influenciar seu aprendizado intelectual e espiritual. A palavra “ensinar” vem do latim insignare, que significa “ministrar o ensino”, “transmitir conhecimento”, “instruir”. Se observarmos bem Provérbios 22.6, a resposta para o problema está em qual instrução os filhos irão receber e com quais objetivos estão sendo educados. 

Vivemos em uma sociedade cada vez mais individualista, orgulhosa, competitiva, humanista, onde as pessoas têm buscado mais seu interesse, sua própria felicidade e sucesso, atingindo em cheio o âmbito familiar. Os pais precisam saber que é deles a responsabilidade pela educação dos filhos. Não apenas a formação acadêmica, mas também a formação do caráter. Essa educação não pode ser terceirizada e transferida para a babá, para a aula de balé ou de piano, coisas que são lícitas, mas que são usadas em abuso para que o filho não tenha tempo de ficar em casa para receber os ensinamentos dos pais.

No livro de Deuteronômio, no capítulo 6, encontramos algumas orientações para facilitar o ensino aos nossos filhos de maneira que eles estejam preparados em todas as circunstâncias, em qualquer fase de suas vidas. Uma das primeiras orientações que os membros da família precisam saber é que o Senhor é o único Deus. Os valores cristãos precisam ser peça fundamental nessa construção de identidade e formação do caráter da criança, do jovem e do adulto. Se colocarmos Cristo no centro de nosso lar, mesmo que venham as adversidades, tudo irá bem, pois Ele é o auxílio do necessitado. No versículo 7, existe a orientação de ensinar o filho ao deitar, ao sentar e ao andar pelo caminho. Em todo empo, essa oportunidade deve ser gerada para termos filhos bem educados e moldados de acordo com a Palavra de Deus.

Portanto, os pais devem educar os filhos com diligência para que a presença de Deus esteja em todos os aspectos da vida deles. Lembrando que mais importante do que a fala é o exemplo. Palavra vazia não ensina, não educa. O exemplo, sim. Dessa maneira, será construído um ambiente harmonioso e o real objetivo de educar será alcançado.

REFERÊNCIAS

BÍBLIA Português. Bíblia de Referência Thompson. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição rev. e corr. Compilado e redigido por Frank Charles Thomposon. São Paulo: Vída, 1992.

AZEVEDO, Israel Belo de. O mito da família perfeita. São Paulo: Editora United Press, 2016.

Por Rosilene Silva Sousa.

Compartilhe este artigo com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem