600 levitas ensaiam canções em preparo para o Terceiro Templo

600 levitas ensaiam canções em preparo para o Terceiro Templo

Aconteceu no dia 13 de outubro um ensaio musical realizado por 600 judeus que se identificavam como sendo da tribo de Levi. O evento inusitado ocorreu nos degraus que levam ao Monte do Templo e que tem uma simbologia especial para eles, uma vez que nos tempos bíblicos os levitas cantavam nos 15 degraus, correspondendo aos 15 Cânticos de Ascensão e ao Salmo 15. 

De acordo com a Mishna — primeiro texto escrito da tradição oral judaica — havia pelo menos 12 levitas em pé, na plataforma, sendo que essa quantidade poderia aumentar indefinidamente. “A ideia de reunir centenas de levitas é para que eles já estejam preparados para desempenhar seu papel no Terceiro Templo”, explicou Joshua Wander, do site de notícias Israel 365 News .

Wander disse que um dos organizadores do ensaio, o músico Yitzchak Weiss, entende que é necessário trazer de volta o canto dos levitas e renová-lo. O músico afirmou que o projeto nasceu enquanto dirigia a escola de música Mizmor, em Givat Washington (também conhecida como Beit Raban, é uma vila de jovens religiosos no centro de Israel). A entidade foi inaugurada em 2010 e tem como objetivo o desenvolvimento do ensino superior em música para judeus observadores. 

“Eu queria fazer algo especial para a música judaica, não apenas aprender música para ser cantor. Os levitas desempenhavam várias funções no Templo, incluindo a guarda e o atendimento a todas as necessidades musicais”, explicou como decidiu formar um coro com todos os levitas e que o legado deles era transmitido de pai para filho.

Compartilhe este artigo com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem