O que é AVC isquêmico? Conheça as causas e o tratamento

O que é AVC isquêmico? Conheça as causas e o tratamento

A doutora Clarise Bezerra, especialista em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá, explica que o Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico é o tipo mais comum e acontece no momento em que um dos vasos do cérebro fica obstruído por um coágulo e impede a passagem do sangue. Por esse motivo, a região afetada não recebe oxigênio e não consegue funcionar normalmente, gerando dificuldade para falar, boca torta, perda de força em um dos lados do corpo e alterações da visão.

A médica informa que, normalmente, o AVC isquêmico acontece com mais frequência em idosos ou pessoas que apresentam algum tipo de alteração cardiovascular: pressão alta, colesterol elevado ou diabetes, mas pode acontecer em qualquer pessoa e em qualquer idade. Com a morte das células cerebrais poucos minutos depois que a circulação sanguínea é interrompida, o AVC é considerado uma emergência médica, com o paciente precisando ser tratado o mais rapidamente possível no hospital a fim de evitar sequelas graves, como paralisia, alterações cerebrais e a morte.

Os sintomas mais característicos do AVC isquêmico são: dificuldade para falar ou sorrir, boca torta e rosto assimétrico, perda de força em um dos lados do corpo, dificuldade para levantar os braços e dificuldade para caminhar.

Após o atendimento médico, o paciente deve ficar sob observação por alguns dias no hospital. No período de internação, o médico poderá avaliar a presença de sequelas e indicar o uso de medicamentos para diminuir essas sequelas, incluindo sessões de fisioterapia e de fonoaudiologia.

Compartilhe este artigo com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem