Assembleia de Deus Pentecostal em Angola celebra 70 anos e chegada da CPAD no país

Assembleia de Deus Pentecostal em Angola celebra 70 anos e chegada da CPAD no país

Presidente da Igreja Assembleia de Deus Pentecostal de Angola, na África, desde janeiro de 2018, o reverendo Francisco Domingos Sebastião, 68 anos, tem desfrutado com a igreja que lidera da graça do Senhor operando poderosamente no país. O crescimento da denominação na África, não apenas no contexto numérico, mas também no que tange à influencia social, é uma das marcas de sua gestão, a partir do legado deixado pelos líderes que o antecederam, entre os quais o reverendo Fernando Manuel Panzo, falecido em novembro de 2017. Nesta entrevista, o reverendo Francisco Domingos fala sobre como foram as celebrações dos 70 anos da Assembleia de Deus Pentecostal em Angola; da situação da igreja no país, passadas essas sete décadas de fundação; da inauguração da filial da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) em Maputo, capital, que está prevista para outubro; e deixa uma palavra de gratidão à Assembleia de Deus no Brasil.

Recentemente, os irmãos tiveram uma festa de comemoração dos 70 anos da Assembleia de Deus Pentecostal em Angola. Como foi o evento?

Nós realizamos a 38ª Convenção da Assembleia de Deus Pentecostal e m Angola, que ocorreu de 19 a 22 de julho; e no dia 23, realizamos um culto de celebração em nível da província de Luanda, capital, para assinalar os 70 anos do trabalho evangelístico da Assembleia de Deus em Angola. No domingo, dia 24, foi a celebração em todas as nossas demais igrejas. A Assembleia de Deus completou 70 anos no dia 25 de julho, que é a data do reconhecimento pelas autoridades coloniais portuguesas, que se deu no ano de 1952. Então, de 1952 a 2022, são 70 anos de caminhada com Jesus, caminhada com sucesso. Por isso, nossa igreja celebrou com euforia esta data, com muita alegria. Graças a Deus por esse tempo.

Após 70 anos, qual é a situação hoje da Assembleia de Deus Pentecostal em Angola? E qual a estimativa em relação à quantidade de ministérios, membros, congregados e pastores nas igrejas do país?

A Assembleia de Deus Pentecostal hoje, após 70 anos, é vista, tanto pela opinião pública eclesiástica, como pela opinião pública social do país, como uma igreja madura, uma igreja que atingiu a idade adulta. Madura em todos os aspectos: no aspecto do ensino e no aspecto da evangelização, a ponto de contarmos hoje com 2,4 milhões de crentes, entre membros e congregados. Portanto, é uma igreja madura. Uma igreja que hoje conta com 104 ministérios locais. Uma igreja que está dando passos muito firmes. Neste septuagésimo aniversário, a Convenção Nacional orientou, deliberou, que deve reforçar a evangelização, deve reforçar o evangelismo, deve reforçar o ensino a todos os níveis. Por isso, é um tempo de celebração, celebração também das vitórias alcançadas ao longo desses 70 anos. A Assembleia de Deus hoje goza de personalidade jurídica em nível do país e, aproveitando esse espaço, ela continua a crescer.

Brevemente a Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) estará inaugurando sua filial em Angola. Qual a expectativa dos irmãos para a inauguração dessa filial da editora em vosso país?

A expectativa é muito grande! Aliás, a abertura da loja da CPAD em Angola é uma resposta às nossas orações durante muitos anos. Fomos trabalhando com a Assembleia de Deus do Brasil, com a Convenção Geral dos Ministros das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus do Brasil (CGADB), e, graças a Deus, chegou o tempo. Já desde 1987 que se vem pensando nisso, que se vem trabalhando nisso. Só agora Deus abriu esta ponta. Portanto, a expectativa é grande. Nós aguardamos ansiosamente a inauguração da loja e a disposição dos materiais para o nosso povo, para o povo adquirir. Não somente para a Assembleia de Deus Pentecostal, que é a parceira da CPAD em Angola, mas para todo o Corpo de Cristo. Haja vista que os livros da CPAD são muito procurados, não somente pelos crentes e a Igreja Assembleia de Deus Pentecostal, mas por toda a comunidade evangélica de Angola. Por isso, a nossa expectativa é grande e queremos participar dessa inauguração com euforia, em nome de Jesus Cristo e para a glória dEle.

Deixe uma palavra para a Assembleia de Deus coirmã aqui do Brasil, para os irmãos que estão também atentos ao que está acontecendo aí em Angola e orando por vocês.

Nosso pedido se assenta na Primeira Epístola de Paulo aos Coríntios, capítulo 15, versículo 58: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”. Esse trabalho que a CPAD e a CGADB têm feito, em apoiar a Igreja, não somente em Angola, mas em várias partes do mundo, é um trabalho que tem recompensa. Portanto, nós, em nome da Convenção angolana e em meu nome, na qualidade de presidente dela, agradecemos muito a cooperação, o apoio que nos têm dado. Uma palavra de agradecimento vai para o nosso pai, o pastor José Wellington Bezerra da Costa, porque no seu tempo sempre pensou em Angola, pensou em nós. Nossa palavra de apreço para ele e nosso muito obrigado! Que continue a pensar em Angola, pensar nos crentes em África, porque nós contamos muito com o apoio do Brasil na evangelização do mundo. Uma palavra de agradecimento também ao pastor José Wellington Costa Junior, presidente da CGADB, pelo apoio e a mão aberta que tem estendido para nós. Muito obrigado, porque, neste momento, nós podemos contar com a CPAD, com a presença do pastor Sílvio Tomé e com a presença do pastor Alex, trabalhando para que a CPAD seja um fato. Portanto, uma palavra, mais uma vez, para toda a CGADB, para toda a Assembleia de Deus no Brasil. Muito obrigado! Continuem orando por nós, porque a glória é para Jesus!

Compartilhe este artigo com seus amigo.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem