Sono de idosos afetado pelo sedentarismo e horas em frente à televisão

Sono de idosos afetado pelo sedentarismo e horas em frente à televisão

Um estudo publicado na revista Cadernos de Saúde Pública por um grupo de pesquisadoras da Universidade Federal de Santa Catarina deu conta de que os problemas de sono entre idosos brasileiros está associado diretamente com o comportamento sedentário desses idosos.

As cientistas que fizeram o estudo o iniciaram a partir da prévia hipótese das conhecidas alterações de sono dos pacientes, buscando compreender a relação e conceber estratégias acerca da redução do sedentarismo nos idosos. As estudiosas avaliaram os dados de 43.554 idosos participantes da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do ano de 2019. Neles, elas observaram aspectos como o tempo gasto em frente à televisão, atividades de lazer (como acesso a dispositivos móveis e computadores) e tempo sedentário total (televisão + lazer). Os idosos analisados na pesquisa disseram permanecer mais de seis horas por dia assistindo programas na tevê e mais de três horas em comportamento sedentário. Fazendo um cruzamento com os demais dados, as especialistas concluíram que os idosos que dedicam mais de três horas do dia a um comportamento sedentário apresentam 13% mais chances de ter problemas no sono.

As cientistas concluíram o estudo enfatizando que a relação sono e comportamento sedentário entre pessoas da terceira idade indica a necessidade de implementação de estratégias para reduzir o tempo sedentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem