Qual a melhor idade para aprender a tocar um instrumento musical?

Qual a melhor idade para aprender a tocar um instrumento musical?

A Assembleia de Deus é um celeiro musical. Temos excelentes músicos, instrumentistas e adoradores. E quem nunca pensou em estudar ou colocar os filhos na aula de música para “dominarem” um instrumento?

Pensando nisso, surge sempre uma dúvida: Qual a melhor idade para aprender a tocar um instrumento?

Você sabia que os processos de aprendizagem podem começar com a criança ainda em gestação? Estímulos sonoros desde a evolução fetal contribuem para o desenvolvimento cognitivo da criança e refletem em habilidades futuras. Após o nascimento, as crianças podem ser apresentadas a canções de acalento, brinquedos musicais adequados à idade e estimulações musicais de variados tipos. A partir daí, o contato com a música e as atividades propostas às crianças dão conta de dar continuidade a não apenas uma “estimulação” externa, mas ao aprendizado musical.

A música traz muitos benefícios para a vida, e para as crianças isso é ainda melhor. Com o estudo de um instrumento, a criança se torna mais disciplinada, mais sociável, com mais foco, melhor memorização etc. Logo, colocar seu filho para aprender a tocar um instrumento é uma excelente ideia. Mas, a idade ideal para fazer curso de música dependerá de alguns fatores, dentre os quais citamos: a fisiologia da criança, o interesse dela por um e outro instrumento, se um instrumento é mais ou menos difícil de se aprender etc.

Ainda que a idade seja algo relativo para se indicar, já que o desenvolvimento de cada criança é diferente, estudos apontam que a partir de três anos o pequeno já estaria com uma coordenação motora apta para começar a executar alguns instrumentos musicais. Além da habilidade para tocar, a música ainda traz uma série de vantagens comportamentais. Contudo, para iniciar a criança nesse caminho é necessário o estímulo dos pais de forma mais abrangente.

Tudo vai depender também do instrumento que a criança aprenderá. Por exemplo: no caso do violão, a partir dos 5 anos a criança já pode estudar. No caso da guitarra, devido ao seu peso, é recomendado que a criança tenha a partir de 10 anos, pois sua fisiologia atenderá aos requisitos para tocar esse instrumento que é mais pesado que um violão.

Se uma criança de 5 anos quer tocar bateria, é possível, sim, começar a aprender nessa idade, mas esse aprendizado nessa fase poderia afetar o desenvolvimento da sua musculatura. Logo, o recomendado seria que ela começasse a tocar bateria a partir dos 8 anos.

O instrumento de sopro, como exige um certo esforço da criança quanto ao uso do ar, não é ideal que ela comece muito nova. O ideal seria a partir dos 11 anos.

Já o piano ou teclado, a partir dos 6 anos.

Saiba que uma criança de 5 ou 6 anos ainda não tem uma mente totalmente desenvolvida. É por isso que alguns conceitos teóricos seriam extremamente difíceis de serem compreendidos por ela.

Desse modo, se o seu filho começar a estudar música com essa idade, foque mais em coisas práticas. A não ser que a criança tenha uma mente desenvolvida ao ponto de conseguir entender bem as coisas.

Fonte: blog guitapedia/Belas artes Joinville.

Compartilhe este artigo com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem