Turquia devolve antiga inscrição hebraica bíblica para Israel

Turquia devolve antiga inscrição hebraica bíblica para Israel

Os órgãos midiáticos israelenses anunciaram que o governo turco vai devolver a Israel uma inscrição hebraica de 2,7 mil anos (foto), após a visita de Estado do presidente israelense Isaac Herzog ao país euro-asiático. Trata-se de um artefato antigo que prova relatos históricos narrados na Bíblia Sagrada.

Segundo a rede de televisão cristã God TV, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan manifestou o sentimento auspicioso de que a relação entre os dois países abrisse “oportunidades bilaterais de cooperação regional”. “Nosso objetivo compartilhado é acelerar e reviver o diálogo político entre os dois países, baseado no interesse compartilhado e no respeito às iguarias mútuas. Fortalecer e desenvolver os laços entre a Turquia e Israel é altamente valioso para o nosso país e para a paz na região”, disse.

Considerado um dos objetos mais antigos de escrita hebraica, o artefato remonta ao governo do rei Ezequias e ao túnel construído durante este período (2 Reis 20.20) a fim de armazenar uma fonte de água secreta e sobreviver a cercos militares. Anteriormente, sucessivos governos israelenses intencionaram recuperar o artefato, mas a recente decisão do governo turco em devolver o objeto veio contribuir para o estreitamento de relação entre os dois países.

Se este artigo foi útil para você compartilhe com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem