Família cristã vivendo o avivamento

Família cristã vivendo o avivamento

"E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus” (Efésios 5.18-21).

Em nossos dias, se fala muito em avivamento, “usam e abusam” da palavra “avivamento”. Muitas pessoas confundem avivamento com gritaria, confusão, excesso e desordem. Outros pensam que avivamento é mudança de denominação ou mudança de igreja (o que as pessoas precisam é que suas vidas sejam mudadas!).

Precisamos compreender que avivamento não é um programa agendado pela igreja. Nós podemos e devemos nos colocar em oração e jejum clamando e rogando que Deus visite Seu povo, mas o deflagrar do avivamento é atribuição divina.

É somente pela Palavra de Deus ensinada, pregada, que a verdade do Senhor é plantada na mente e no coração das pessoas. É na Sagrada Escritura que o povo de Deus aprende sobre avivamento. É preciso voltar às Escrituras. Os avivamentos no Novo Testamento e na história da igreja ocorreram pela proclamação da Palavra de Cristo.

É preciso um avivamento na liderança espiritual do lar, uma vez que o lar é onde Deus nos treina. Com certeza o relacionamento familiar precisa acontecer num contexto de vidas avivadas, ou seja, cheias do Espírito Santo. Para haver um poderoso avivamento é necessário um resgate dos propósitos de Deus para a família, um entendimento correto do padrão bíblico para o casamento, destacando que paternidade e maternidade bíblicas não se resume somente criar filhos, mas, antes, é levar nossos filhos ao Salvador.

Uma família é avivada quando os indivíduos andam na luz, onde o sangue de Jesus purifica de todo o pecado. Isso envolve santificação diária, renúncia pessoal diária, enchimento do Espírito diário, renovação diária e redirecionamento através da Palavra; é permanecer em Cristo.

As marcas de um avivamento espiritual dentro do lar

Para que experimentemos um genuíno avivamento espiritual, devemos entender que a espiritualidade não pode ser dissociada do lar. Os crentes que buscam ser cheios do Espírito Santo precisam que seus casamentos, bem como os relacionamentos com filhos e pais, sejam regidos pelos princípios da Palavra de Deus e não pela razão humana, ou pelos padrões ditados pela sociedade.

No versículo 21 do texto já citado de Efésios, o apóstolo Paulo diz: “Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus” Nele, Paulo liga a sujeição ao mandamento que os cristãos sejam cheios do Espírito Santo: no casamento (Efésios 5.22-33) e na família (Efésios 6.1-4).

Pais exercem a legítima paternidade bíblica ensinando aos filhos a verdade de Deus – O Senhor exorta aos pais a ensinarem as ordenanças de Deus a seus filhos. “E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te” (Deuteronômio 6.6, 7). Pais avivados não provocam seus filhos. Muitas vezes o excesso de autoridade (autoritarismo) ou a falta dela, bem como o favoritismo ou proteção demasiada, desestímulo, palavras duras e agressão física provocam ira nos filhos. Sobre a criação de filhos Paulo diz “Criai-os na disciplina e admoestação do Senhor” (Efésios 6.4). Isto é, os pais avivados estão sempre instruindo e ensinando o filho pela Palavra de Deus, sabendo que os pais são responsáveis pela educação cristã dos filhos.

Maridos e esposas exercem os papeis estabelecidos por Deus no lar – O relacionamento entre marido e mulher é aqui representado como figura do relacionamento entre Cristo e Sua Igreja. As ações de Cristo para com a Igreja: amor e auto-doação, cuidado; é o que da mesma forma o esposo deve demonstrar para com a sua esposa (Efésios 5.25-28). As esposas que se espelham na Igreja são submissas a seus maridos (Efésios 5.22-24). Isto não quer dizer que o homem tem o direito de fazer de sua esposa uma escrava, ao contrário, ambos devem servir um ao outro em amor.

Filhos obedecem e honram seus pais – Filhos avivados honram e obedecem a seus pais (Êxodo 20.12; Deuteronômio 5.16; Efésios 6.1).

A essência do avivamento dentro da família

O propósito de Deus para o casamento é a vida no Espírito. Uma vez que o cristão que anda no Espírito é alguém que produz o fruto do Espírito, que é essencialmente o resultado da ação do Espírito Santo nas vidas dos legítimos discípulos de Cristo. Um cristão cheio do Espírito tem amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.

Diante da crise da família, como os cristãos podem experimentar o avivamento no lar? Como os relacionamentos familiares (casamento, criação de filhos) podem ser regidos pelo Espírito Santo?

a) Desejo ardente de um avivamento espiritual na família – “Derramarei água sobre o sedento e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade” (Isaías 44.3). O primeiro passo é compreender que boa parte das crises que as famílias sofrem se deve a ausência do fruto do Espírito nos lares. O salmista, reconhecendo suas necessidades espirituais, clamou: “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo” (Salmos 42.2).

b) Oração pela plenitude do Espírito Santo – Cristo diz que o Pai Celestial concede o Espírito Santo aqueles que o pedirem (Lucas 11.13). O Senhor está disposto a operar e encher a família cristã com o Espírito Santo (Provérbios 1.23; Isaías 44.3,4; Ezequiel 36.27; Joel 2.28; João 4.10; 7.37-39).

c) Busque a santificação do lar – No que diz respeito à família, são importantes as práticas devocionais que cultivam a vida espiritual como a leitura e explicação das Escrituras, bem como orações com toda a família (culto doméstico). Na área dos relacionamentos, é preciso reconhecer as fraquezas, pedir perdão e contar com a ajuda do Espírito Santo para que as mudanças necessárias ocorram.

Nota

(1) εκτρεφω – ektrepho – alimentar até tornar-se maduro, educar, nutrir, criar. Paulo André Barbosanota1 εκτρεφω – ektrepho – alimentar até tornar-se maduro, educar, nutrir, criar.

Por, Paulo André Barbosa.

Se este artigo foi útil para você compartilhe com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem