Produtos para bebês que podem ser perigosos, se não forem utilizados do jeito certo

Produtos para bebês que podem ser perigosos, se não forem utilizados do jeito certo

Ao descobrir uma gestação, logo planejamos o enxoval. E então começam algumas dúvidas: “Será que tal item é indispensável?”, “Essa marca é boa?”, “Isso é seguro?”. E é a esta última pergunta que devemos nos apegar. Listamos abaixo alguns produtos para bebê que são perigosos ou que podem ser perigosos se não forem utilizados do jeito certo.

Cadeirinha de descanso – Segundo a ONG Criança Segura, não é seguro deixar a criança dormir ou ficar sem supervisão em carrinhos e cadeirinhas. Há riscos de asfixia, dependendo da posição do pescoço da criança ou de como o cinto de segurança esteja sendo usado. Já o pediatra e naonatologista Nelson Douglas Ejzenbaum, membro da Academia Americana de Pediatria, afirma que existe também a possibilidade de a criança cair da cadeirinha. Por isso, o uso do cinto de segurança é fundamental.

Almofadas de berço – As almofadas ou protetores berço, como também são conhecidas, passaram a ser contraindicados pelos pediatras em função do risco de sufocamento. A Academia Americana de Pediatria não recomenda o uso. Nos Estados Unidos, os protetores são, inclusive, proibidos em algumas regiões, como Chicago e Maryland. Isso porque um importante estudo norte-americano, publicado em 2007, atribuiu claramente as mortes infantis às almofadas de berço.

Andadores – Pediatras de diversos países do mundo são unânimes em relação ao uso de andadores: eles representam um risco muito grande para as crianças. O uso é contraindicado, inclusive, pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). “São extremamente perigosos e já deveriam ter parado de fabricar no Brasil. Nunca devem ser usados. Podem causar fraturas sérias ou ainda uma alteração articular, já que a criança pode aprender a andar errado”, alerta o pediatra Nelson Ejzenbaum, membro da Academia Americana de Pediatria e SBP, referindo-se aos modelos em que as crianças ficam em cadeirinha, envoltas por uma espécie de bandeja.

Berço com grade móvel – A grade móvel facilita o acesso dos pais ao bebê, no entanto pediatras afirmam que há risco de a grade cair inesperadamente e causar ferimentos na criança. Em casos mais graves, pode levar até à morte. Segundo Today Parents, a partir de dezembro, a venda, a importação e a fabricação desse tipo de berço será ilegal no Canadá. Nos Estados Unidos, eles já são ilegais. No Brasil, segundo a ONG Criança Segura, eles foram proibidos pelo Inmetro por representarem riscos às crianças. “Evite usá-los”, alerta a ONG. “Se os dois lados forem fi xos, melhor. Caso contrário, o lado móvel precisa ter uma trava para que não se torne perigoso. Lembre-se de que o berço deve ser muito bem montado e os pais devem ter atenção redobrada nos encaixes”, alerta o pediatra Nelson Ejzenbaum.

Fonte: Revista Crescer.

Se este artigo foi útil para você compartilhe com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem