Jesus foi contra o ato de lavar as mãos antes das refeições?

Jesus foi contra o ato de lavar as mãos antes das refeições?

Como entender corretamente o texto de Marcos 7.1-13, que fala sobre a resposta dada por Jesus à crítica feita pelos escribas e fariseus aos discípulos por eles não lavarem as mãos antes de comerem?

Quando Jesus chegou a Genesaré, passando por aldeias e cidades, curou muitos enfermos (Marcos 6.53-56). Nessa ocasião, se aproximaram os escribas e fariseus “e, vendo que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar as mãos, os repreendiam” (Marcos 7.2). A comitiva religiosa considerava que o desrespeito à tradição dos anciãos era motivo para acusar Jesus de não obedecer aos rituais de purificação. Há algum tempo ansiavam por encontrar uma forma de acusar e condenar o Mestre. E, não se contentando em falar com os discípulos, lhe perguntaram: “Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem com as mãos por lavar?” (Marcos 7.5b). Para responder ao questionamento deles, Jesus recorreu às Escrituras Sagradas e lhes disse: “Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens” (Marcos 7.6, 7).

Os argumentos apresentados por Jesus mostraram que os ensinos dos anciãos, quebrados pela atitude dos discípulos de comer sem lavar as mãos, não passavam de “mandamentos de homens”. Considerando isso, não faltam extremistas com a infeliz capacidade de interpretar que não necessitamos de lavar as mãos antes de fazer as refeições. Principalmente porque, depois de reprovar os hipócritas, Jesus afirmou à multidão que “nada há fora do homem que entrando nele o possa contaminar; mas o que sai dele, isso é que contamina o homem” (Marcos 7.15). Surge, então, no pensamento de alguns cristãos, a dúvida: “Não precisamos lavar as mãos para comer?”.

Sem saber o significado de lavar as mãos para os judeus, podemos dar uma resposta errada para a questão. Assim sendo, devemos considerar duas coisas antes de formular uma resposta. Primeiro, os fariseus honravam mais as tradições que as Escrituras Sagradas. De acordo com o Comentário Bíblico do Novo Testamento Wiersbe, na Mishná (tradição oral da Lei) se encontra declarado que “é uma ofensa muito maior ensinar qualquer coisa contrária à voz dos rabis que contradizer as próprias Escrituras”. Segundo, o ritual de lavar as mãos, que os judeus chamam de urchatz, é, ainda hoje, mais que uma assepsia das mãos. Portanto, a discussão entre o grupo de religiosos e Jesus não abordava o ponto de vista da higiene corporal, mas o lado espiritual.

Para os judeus, o ato de lavar as mãos representa uma purificação, ou seja, uma forma de se santificar antes de comer os alimentos. Essa tradição vem da ordenança de Deus para os sacerdotes lavarem as mãos e os pés antes do início do trabalho sacerdotal. Eles tinham que se lavar com água antes de ministrar diante do altar para que não morressem (Êxodo 30.20, 21). Por isso, os escribas e fariseus reprovaram os discípulos quando eles comiam sem lavar as mãos. A argumentação de Jesus contra os hipócritas não diz respeito à contaminação do corpo, mas do espírito. Jesus não proibiu ninguém de lavar as mãos. Ao contrário do que se possa pensar, o ensino do Mestre demonstrou que lavar as mãos antes das refeições não produz a santificação. O que ingerimos na alimentação não contamina nossa vida espiritual, mas as coisas pecaminosas que falamos nos fazem perder a santificação (Mateus 15.17,18).

Portanto, deixar de lavar as mãos não traz contaminação para nossa vida espiritual, mas o que pensamos em nossos corações e falamos nos contamina com o pecado (Mateus 15.19,20).

Concluímos, assim, que lavar as mãos é uma atitude sadia para o corpo, que pode prevenir doenças, mas não eleva e nem diminui a nossa santificação diante de Deus.

Por, Aristeu Alves.

Se este artigo foi útil para você compartilhe com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem