Pastor Michael Anthony

Pastor Michael Anthony

"Nossa responsabilidade como líderes é educar as pessoas para que conheçam a Deus"

O pastor e professor Michael Anthony é doutor em Educação Cristã, especialista em treinamento e desenvolvimento de professores de Escola Dominical nos Estados Unidos, e autor de 12 livros publicados em todo o mundo, além de uma reconhecida autoridade nesse assunto. Ele também é reitor de Desenvolvimento Acadêmico da Universidade Biola, nos Estados Unidos. Por toda essa bagagem, o pastor Michael Anthony foi um dos preletores convidados para ministrar no 6º Congresso Nacional de Escola Dominical, realizado pela CPAD em Maceió, Alagoas, no mês de setembro (2010), e que reuniu mais de 2 mil educadores cristãos de todo o país.

Nesta entrevista, o professor Anthony fala sobre a educação nos dias atuais, a influência que a Escola Dominical exerce na educação do povo de Deus e sobre o seu chamado e vocação para a obra do Senhor.

Professor, como o senhor vê a educação cristã na atualidade?

Vejo-a em crescimento. A educação cristã tem crescido principalmente por causa da dedicação que tem havido em todo o mundo nesse importante trabalho.

Quais são os fundamentos da educação cristã para o século 21?

Eles são muito similares ao que aconteceu nos dias do Senhor Jesus. Tudo precisa estar fundamentado em conhecimento sólido da Palavra de Deus, os pais precisam estar empenhados em dar uma ótima formação cristã, as famílias precisam frequentar as igrejas e tudo isso precisa ser feito em parceria com o Espírito Santo, porque Ele é que proporciona o crescimento de nossa  vida espiritual.

Por que o tempo presente exige mais dos educadores cristãos?

Nós estamos vivendo em uma geração na qual menos pessoas conhecem o Senhor Jesus. Vivemos em uma sociedade que está se tornando cada vez mais enferma e, como resultado, as pessoas vivem sem receber um conhecimento do que é viver com o Senhor.  À nossa responsabilidade como líderes é educar as pessoas para que conheçam a Deus. Observe que o mundo está em trevas mais profundas hoje do que já esteve em épocas passadas, então essa situação exige líderes que estejam mais informados e treinados para levar a Palavra de Deus.

Os cristãos pentecostais brasileiros, no caso, as Assembleias de Deus, têm valorizado, sobremodo, a Escola Dominical. O senhor acredita que este detalhe é um fator de crescimento?

Sim, à Escola Dominical em todo o mundo tem sido um fator chave para o crescimento da Igreja. Ela continua sendo uma das instituições que nos possibilita, como Igreja, alcançar o mundo para o Senhor Jesus. À Escola Dominical favorece uma interação, um diálogo que nos leva ao aprendizado; ela facilita o estudo da Bíblia Sagrada e. como consequência, a pessoa, já entendendo e conhecendo a Bíblia, faz com que esta seja mais relevante para as pessoas que estão à sua volta. É como ter  um instituto bíblico sob o contexto de uma igreja local. Isso dá suporte à mensagem do pastor da igreja. À Escola Dominical permite que a Educação Cristã o aluno se aprofunde em conhecimento e isso é facilitado pelos grupos menores na comunidade.

Porque os líderes cristãos precisam ser mentoriados?

No seminário bíblico onde sou professor, nós exigimos que cada aluno tenha o seu mentor. Percebemos e entendemos que o estudo bíblico é mais que ler um simples livro, e vemos, então, que existe mais proveito na interação daquele que está aprendendo com alguém que é um pouco mais velho e que tem mais sabedoria e conhecimento, alguém que seja capaz de liderar conduzindo também a um amadurecimento na fé. Nós temos exemplos tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento. No seminário onde coopero como professor, isso é um requisito para todos os nosso alunos. Porém, esse processo não deve encerrar quando o curso desse aluno chega ao final, pois agora essa relação passará de uma relação de mentor para uma relação de maior responsabilidade. Por exemplo, eu me encontro com outros pastores toda a semana, e nós andamos muito próximos ao Senhor, e principalmente em áreas que sabemos que Satanás seria capaz de tocar em nossa vida. Através dessa responsabilidade que assumimos como líderes um com o outro, podemos fortalecer o nosso andar com o Senhor. É muito importante você ter uma pessoa que te conheça muito bem.

Como foi o seu chamado para esse ministério na área do ensino cristão?

Eu fui chamado pelo Senhor para ser um líder cristão quando eu tinha 16 anos de idade. Eu usava um cabelo comprido, era surfista, fumava maconha, levava uma vida fora dos padrões de Deus, e Ele falou comigo e ofereceu um relacionamento pessoal  com seu filho Jesus Cristo, e até hoje estou feliz. Minha vida foi transformada pelo poder do Evangelho. Creio que quando Jesus me salvou, acredito que alguns anjos no Céu perguntaram: “Por que Deus salvou um rapaz como esse”. O Senhor, desde o  começo, foi trabalhando comigo. Hoje, tenho dois títulos de Phd, tenho muitos livros escritos, mas não me esqueço de onde comecei. Eu quero dizer que o mérito é todo do Senhor Jesus pelo que fez e pelo que Ele continua fazendo em minha vida.

Quais as principais diferenças que o senhor vê entre o ensino cristão e o secular, além do conteúdo ministrado?

Aquele que cresceu na Escola Dominical tem uma visão de mundo cristão, porque o alicerce é o ensino bíblico. Essa pessoa crê que a Bíblia é a verdade e por isso crê em seu ensino. Dessa forma, ela vai encarar o ensino que está recebendo secularmente sob a ótica da Bíblia Sagrada. Então, quando o aluno olha para o mundo através da Bíblia, ele desenvolve uma visão bíblica deste mundo. Logo, mesmo sendo ensinado por professores seculares, o ensino ministrado passa por um filtro. Há ocasiões em que nós descobrimos que a Bíblia contradiz o ensino secular. Quando isso acontece, a formação bíblica na Escola Dominical faz toda a diferença, pois nos dá a habilidade de pensar de forma crítica, ou seja, não aceitamos tudo o que o professor diz. Ele tem um pensamento mais crítico e está mais preparado para ser um cidadão.

Se este artigo foi útil para você compartilhe com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem