No contexto do Novo Testamento, o importante não é apenas ser abençoado, mas ser abençoado por pertencer à igreja. Desta forma, “ser” é melhor que “ter”. Ao analisar a felicidade como fruto da prosperidade, o autor fez uma análise profunda do Sermão do Monte, observando que as “bem-aventuranças” põem em contraste todos os modelos de prosperidade existentes, quer tenham sido vividos nos dias bíblicos quer sejam vividos hoje.
Ao analisar a origem da teologia da prosperidade e os danos que tem causado a igreja, o autor nos leva à gênese deste ensinamento, ou seja, nos lembra da influência que a igreja recebeu do gnosticismo. Ele destaca também a interpretação distorcida da epístola de Paulo aos filipenses, demonstrando que o “tudo posso” do apóstolo revela mais dependência do que independência, ou seja, o mesmo Deus que o fortalecia para viver em abundância, era o que o fortalecia quando vivia em escassez. “O ensino equivocado desta passagem tem sido o carro-chefe do triunfalismo neopentecostal”, afirma o pastor.
Os principais ensinamentos da teologia da prosperidade receberam atenção nesta obra. São eles: a divinização do homem, o conhecimento adquirido por revelação colocado em pé de igualdade com a Escritura, a demonização da salvação e a negação do sofrimento. O efeito colateral produzido é verificado no profissionalismo no ministério, na espiritualidade mercantilista, na ênfase no sentimentalismo, no narcisismo e no hedonismo, nos modismos e na queda dos ideais.
Esta obra conclui verificando que a prosperidade bíblica vai além da vida em total saúde e riqueza, por reconhecer que o cristão passa por adversidades, doenças e reveses financeiros. Por outro lado, a prosperidade bíblica não possui apenas o lado espiritual; ela é também material. Não nega o valor dos bens espirituais por meio de uma idealização da pobreza, mas reconhece o direito às posses como bênçãos do Senhor sem, contudo, coloca-las como primazia em sua vida (Mateus 6.33; 6.19,20).
Por, Eliel dos Santos Gaby.
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