Levantar e cuidar: essa é a nossa missão

Levantar e cuidar: essa é a nossa missão


O texto de Lucas 10.25-35 começa com um questionamento. Jesus é posto à prova com a seguinte pergunta: O que tenho que fazer para herdar a vida eterna? Esta pergunta é parecida com a pergunta do jovem rico.

Como resposta, Jesus então relata a história de um homem que decide sair de Jerusalém para Jericó. No meio do caminho, este homem foi surpreendido por assaltantes. Poderia ter algo de valioso que chamava a atenção. Este homem se dirigia para Jericó. Aqueles assaltantes não se contentam em apenas roubar, mas o espancaram, deixando-o no chão, gravemente ferido.

Em Jericó, havia uma grande concentração de sacerdotes. Aquele caminho era percorrido por religiosos, como sacerdotes e levitas. O homem ensanguentado foi encontrado por um sacerdote e um levita, que o ignoram. Logo depois, desce pelo mesmo caminho um samaritano. Este vê o homem, vai ao seu encontro e percebe que ele ainda estava com vida. O samaritano carregava consigo dois produtos: óleo e vinho. E foi com estes materiais que ele socorreu o homem.

Esse texto tem tudo a ver conosco. Há pessoas que têm também seus objetivos e são surpreendidas por assaltos. O Diabo está interessado em roubar aquilo que temos. Ele vai tentar nos roubar, nos ferir, justamente quando estamos no meio do caminho, cheios de propósitos e de sonhos. E ele não se contenta em apenas roubar. Ele está maquinando o tempo todo em como fazer você se afastar do Caminho. O projeto do Diabo é fazer com que não vivamos aquilo que Deus tem para nós.

Mas, sempre haverá alguém quem vai encontrar os caídos no meio do caminho. São as pessoas que decidem parar a fim de ajudar pessoas desconhecidas. Vivemos dias frenéticos e as pessoas ao nosso redor afirmam não ter tempo, mas se é para resgatar, tem que parar tudo. E para ajudar, é necessário ter ferramentas para isso. Ninguém oferece o que não tem.

Um dos símbolos do Espírito Santo é o azeite. É necessária a unção do Espírito Santo para poder transmitir vida a pessoas que estão caídas. Você, que é cristão, o que tem hoje para aqueles que estão caídos e feridos? E você, que ainda não entregou a sua vida a Deus, saiba que há um bálsamo dEle para as feridas da sua alma!

Os cristãos precisam buscar mais do Espírito Santo para receber ousadia para romper, para não temer, para se aproximar dos caídos. A primeira substância que é colocada naquele homem moribundo é o azeite. O Espírito Santo tem poder para curar, para libertar aqueles que estão presos.

Aquele samaritano entendeu que, para ajudar, só se estivesse junto. Ele não ficou de longe tentando conversar com a vítima. Isso fala do amor de Cristo por nós e também da necessidade de nos doarmos mais para ajudar as pessoas física e espiritualmente.

Isaías 61.1-3 diz: “O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória”.

Esse texto fala de alguém que sabe para que foi chamado e que recebeu autoridade para cumprir seu chamado. Ela se cumpriu em Jesus, mas Deus nos delegou também uma missão. Nós fomos ungidos para pregar as boas novas aos quebrantados! Aonde Deus enviar-nos, não devemos ter medo de ir. Você só saberá o quanto Deus tem para fazer na sua vida, se você for sem medo.

O samaritano derramou azeite, mas também derramou vinho. Vinho fala de coisas novas, fala de alegria. Precisamos transmitir a alegria do Senhor em nossas vidas. Há muitas pessoas desoladas, precisando de alegria.

O maior privilégio da vida cristã é quando ouvimos de alguém: “Agradeço a Deus pela sua vida, porque você me ajudou e me acolheu”. Pense nisso: Você tem algo que pode ajudar aqueles que estão feridos, que estão caídos. Você tem a Palavra da Salvação e o Cristo da cruz para oferecer a eles!

por Alex Pinheiro Soares

Compartilhe este artigo. Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante