Mochilas escolares pesadas causam desvios ortopédicos; logo, que fazer?

Mochilas escolares pesadas causam desvios ortopédicos; logo, que fazer?

Os especialistas da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT) argumentam que os esforços realizados pelas crianças e adolescentes por causa das mochilas pesadas são responsáveis por 70% dos problemas de coluna manifestados na idade adulta. O grande vilão é o peso carregado nas costas pelos estudantes e que contribui decisivamente para as dores musculares, no pescoço e nos ombros, além de afetar as articulações. Com o passar do tempo, os estudantes correm o risco de desenvolver problemas de postura como hiperlordose e escoliose.

Os especialistas alertam que o peso excessivo também pode levar ao aparecimento de hérnias de disco. Os médicos explicam que os discos funcionam como amortecedores localizados entre as vértebras e que, devido ao esforço, existe a possibilidade de sair do lugar e comprimir a medula, seguindo com dores e movimentos limitados.

Os especialistas exortam os pais que crianças jamais carreguem mochilas muito pesadas, mas caso seja necessário, a orientação a ser seguida é realizar alongamentos e manter uma postura sempre ereta, dessa forma a musculatura tende a ser preparada a fim de suportar uma carga um pouco mais elevada. Os pais devem escolher mochilas bem acolchoadas, com alças largas e tiras abdominais para facilitar um ajuste bem próximo ao corpo.

Compartilhe este artigo. Obrigado.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem