A importante tarefa da evangelização

A importante tarefa da evangelização

Todo cristão está incluso na Grande Comissão estabelecida por Jesus Cristo em Mateus 28.19. Sendo assim, cada crente é uma ferramenta essencial no plano divino para o cumprimento da propagação do evangelho em todo o mundo, alcançando os confins da terra (Atos 1.8). Para estes, Cristo outorgou poder (dunamis, em grego) e delegou autoridade, além de confirmar a Sua gloriosa presença entre os Seus discípulos no cumprimento da tarefa: “E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 28.20b).

Jesus convoca a cada servo Seu individualmente a realizar essa tarefa com ousadia, a exemplo de Filipe, o diácono da Igreja Primitiva que se tornou evangelista no fervor do Espírito Santo (Atos 6.5; 8:5-8,26-40) . Não devemos nos contentar em apenas servir às mesas, pois Cristo nos convida a, além disso, também saciarmos as vidas  famintas pela Palavra de Deus!

Paulo exorta o seu filho na fé Timóteo a fazer a obra de um evangelista (2 Timóteo 4.5). Toda igreja local necessita  de pessoas que carreguem sobre si este ofício ministerial entregue pelo Espírito Santo (Efésios 4.11), além de crentes que evangelizem, fazendo assim  também a tarefa de um evangelista, embora não no sentido do dom ministerial.

É plausível a função de todos os ofícios na casa do Senhor. Além disso,  devemos continuar rogando ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a Sua seara (Mateus 9.37,38). Nesse caso, o campo é o mundo, que se encontra perdido sem Deus.

É horripilante a devastação feita pelo pecado em todas as áreas da humanidade e sabemos que somente o poder do Evangelho de Cristo pode livrar o homem das consequências  nefastas do pecado (Romanos 1.16). Embora o evangelizador  venha encontrar desafios ímpares, nada poderá o intimidar, pois ele tem ao seu dispor a autoridade delegada em o Nome de Jesus. Essa autoridade envolve a  cura dos enfermos (Marcos 16.18; Atos 8.7), a expulsão de demônios (Marcos 16.17; Atos 8.7) e livramentos de perigos e da morte (Marcos 16:18) até o crente concluir a sua missão neste mundo. Caso ele venha glorificar a Cristo como um mártir, tem a firme convicção de que o Senhor Jesus estará de pé à destra de Deus para o receber em Sua glória, como fez com Estevão (Atos 7.56).

Vivemos em um tempo em que as pessoas usam de uma amplidão de subterfúgios para tentar conduzir vidas a Cristo sem a pregação do evangelho, mas somente este continua sendo o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crer (Romanos 1.16). As pessoas devem ouvir sobre o evangelho para crer (Romanos 10.14) e, assim, confessarem  a Cristo para serem salvas (Romanos 10.9). É necessário, então, pregarmos o evangelho (Romanos 10.14), pregando a palavra insistentemente, a tempo e fora de tempo (2 Timóteo 4.2).

Nós, cristãos, precisamos  gastar o nosso tempo para a glorificação do nome de Jesus e Ele nos recompensará por todo o labor em prol do Seu Reino! Que nosso tempo nesta terra seja usado para cumprirmos os propósitos de Deus, aproveitando toda oportunidade para conduzirmos almas sedentas à fonte da água da vida (João 4.6-10).

Devemos ser sensíveis à convocação do Espírito Santo. É tempo de revelarmos ao mundo as riquezas da graça de Cristo, pois amanhã pode ser tarde para aqueles que se encontram sem Cristo; e para nós também, pois devemos trabalhar enquanto é dia, pois a noite há de vir, quando não poderemos trabalhar (João 9.4).

Cristo nos entregou dádivas gloriosas. Através da Parábola das Dez Minas (unidade monetária da época), Ele nos convida a “negociar até que venha” (Lucas 19.13). Que Deus levante homens e mulheres como Dwight Lyman Moody, William Carey, Daniel Berg, Gunnar Vingren, Sara Berg, Frida Vingren, Emília Costa e tantos outros que fizeram brilhantes esforços pela evangelização do mundo! Louvado seja Deus pela longa lista de homens e mulheres que abraçaram a causa da evangelização. E que nesta lista Deus inclua a mim e a você!

por Antônio Adson Rodrigues

Compartilhe este artigo. Obrigado.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem