Salvação para os que estiverem na Terra durante a Grande Tribulação

Salvação para os que estiverem na Terra durante a Grande Tribulação

Haverá chance de salvação para aqueles que aceitarem a marca da Besta no período da Grande Tribulação (Apocalipse 13.16-18)?

A salvação sempre foi um assunto de grande relevância no meio teológico, isso porque ela é discutida ao longo da história do cristianismo. É bem verdade que para algumas linhas teológicas a salvação é basicamente restrita e de alcance limitado, ou seja, o sacrifício salvífico de Cristo é para alguns e não para todos. Porém, a Bíblia nos apresenta diversas passagens que a salvação executada em Cristo é para todos (cf. 1 Timóteo 2.4; Tito 2.11, 12; 2 Pedro 3.9; 1 Coríntios 15.22; João 3.16,17).

Com relação ao período da Grande Tribulação, o fator salvação se torna ainda mais complexo ou confuso para algumas denominações ou teologias que adotaram doutrinas fundamentadas em homens ou por falta de honestidade exegética apocalíptica. Mas há um princípio bíblico teológico infalível para questões onde há dificuldades para consenso sobre temáticas bíblicas: “A Bíblia responde a própria Bíblia”. A segunda Carta de Pedro declara que ‘‘nenhuma profecia da Escritura resulta de uma interpretação particular” (2 Pedro 1.20) e ela observa, de outro lado, que as cartas do apóstolo Paulo contêm “alguns pontos difíceis de entender, que os ignorantes e vacilantes torcem, como fazem com as demais Escrituras, para sua própria perdição” (2 Pedro 3.16). A salvação existirá, sim, na Grande Tribulação. É claro o texto bíblico: “E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro” (Apocalipse 7.14). Há outras passagens bíblicas que evidenciam a salvação durante esse período (cf. Apocalipse 6. 9-11; 7.9-11; 12.17; 15.2; 20.4). Mas, para os que aceitarem a marca da Besta, não haverá salvação em hipótese nenhuma. Os que assim fizeram, aceitando a marca, estarão aceitando o próprio anticristo como Deus, ou seja, estarão preferindo a Besta (anticristo) do que o Salvador (Jesus). Dessa forma, eles rejeitarão a única oportunidade de serem salvos neste período. De maneira bem didática, passarei a apresentar duas situações com relação à marca da Besta no período da Grande Tribulação: 

Para os que receberem a Marca. A passagem bíblica de Apocalipse 14.9-11 não alivia e nem dá outra opção de salvação para quem recebe a marca da Besta. Os tormentos e castigos divinos serão eternos para os que assim fizerem.

Para os que não receberem a Marca. Já em Apocalipse 20.4, temos o resultado dos que não aceitaram a marca da Besta e nem a adoraram; eles viveram, e reinaram com Cristo.

A marca da Besta, de modo geral, é sinceramente uma maneira para compelir as pessoas afirmarem seu compromisso de integridade ao anticristo ou ao próprio Cristo. Será uma decisão extremamente difícil de se tomar em meio ao domínio da trindade satânica. Não será possível posicionamento neutro ou de indecisão. A única condição de não aceitar a marca da Besta é a morte. 

Por Esdras Cabral de Melo.

Compartilhe este artigo com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem