Quando o Salvador bate à porta

Quando o Salvador bate à porta

Falando ao pastor da Igreja que estava em Laodiceia, o Senhor Jesus disse: “Atenção! Eu tenho permanecido à porta e estou batendo constantemente. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei e farei companhia a ele, e ele a mim” (Apocalipse 3.20, NBV). Mediante este texto, desejo expor uma palavra para você que ainda se encontra desapercebido sem atentar para a voz do meigo Salvador que ecoa a cada momento em que ouves a Santa Palavra de Deus, cuja finalidade é entrar em sua vida para lhe proporcionar companhia espiritual.

As Escrituras Sagradas nos apontam para pessoas que ouviram o bater de Jesus na porta de seu ferido coração por causa do pecado e que abriram, mas também apontam para outras que não deram atenção quando o Salvador bateu na porta do coração delas.

Quando o Salvador bate à porta do coração de Saulo cheio de desejo perseguidor e intentando males contra os servos do Senhor, e ele abre a porta, transforma-se em um pregador do evangelho da Salvação.

Quando o Salvador bate à porta do coração de um Onésimo, escravo, preso e fugitivo, quem sabe sem expectativa de coisa melhor para si, e ele abre o coração, o Salvador opera nele uma modificação de status para filho espiritual, irmão amado.

Quando o Salvador bate à porta do coração de um ladrão já sentenciado à morte na cruz por causa de seus atos inescrupulosos feitos para com o próximo, e ele permitiu, então ouviu a voz do Salvador, recebendo a garantia de entrar no Céu.

Quando o Salvador bate à porta do coração de um homem pecador chamado Zaqueu, que era rico, líder, e ele se torna consciente, buscando por Jesus, então ouve o Salvador lhe dizer: “Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Lucas 19.9,10).

Quando o Salvador bate à porta do coração de um homem chamado Cornélio, que mesmo sendo temente a Deus, piedoso, praticante da caridade e religioso, ainda não era salvo, ele abriu seu coração e ouviu a mensagem do Salvador transmitida pelo apóstolo Pedro juntamente com os amigos e sua família, resultando positivamente no perdão dos pecados deles.

Quando o perdido pecador distanciado de Deus por consequência do pecado pensa e declara que não tem mais solução para sua vida cheia de transgressões, estando mergulhado em tantas coisas nocivas que o afastam tremendamente do Salvador, ele ouve a voz divina bradando “Atenção!”. É um chamamento de alerta divino de que as coisas podem mudar para melhor, de que as circunstâncias contrárias podem ser revertidas, de que projetos desastrosos podem ser desfeitos para um reorganizado e estruturado na vontade de Deus, se o carente de salvação atender à voz do Salvador quando Ele bate em seu coração através da leitura da Palavra de Deus ou através do ouvir hinos sacros e mensagens bíblicas pregadas que apontam para a salvação de Cristo.

Quando o Salvador bate à porta e não se permite deixá-lO entrar, então acontece algo à semelhança do “jovem rico”, que ao perguntar “Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna?”, recebeu a resposta “Se você quer entrar na vida, obedeça os mandamentos”; e quando se declarou ser obediente aos mandamentos, Jesus pontuou que lhe faltava algo. Ao ouvir as palavras do Mestre sobre o que lhe faltava, aquele homem preferiu se retirar da presença do Salvador.

Observe que o Salvador afirma: “Eu tenho permanecido à porta e estou batendo constantemente”. Isso significa dizer que Ele não tem cessado de promover circunstâncias que demonstram o interesse e a perseverança salvadora dEle, desejando que o ser humano demonstre interesse em ouvir a voz redentora de Jesus. Deus não desiste do ser humano. Ele preparou um lugar de descanso eterno para os que O receberem em suas vidas.

O Salvador tem batido na porta do coração do indivíduo carente de perdão e salvação de maneira que espera receber um retorno positivo. Diz Ele: “Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta...”. A verdade é que nem todo ser humano tem disposto a sua atenção para ouvir o salvador batendo em seu coração, que no íntimo clama por salvação. A Escritura Sagrada é clara quando mostra a necessidade de o indivíduo querer ouvir a voz do Salvador, pois “quem tem ouvidos para ouvir, ouça” (Mateus 11.15).

Contemplamos nas Escrituras exemplos de quem se prontificou em ouvir a voz do Salvador Jesus, a saber: a) Uma multidão – “E aconteceu que, apertando-o a multidão, para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré” (Lucas 5.1); b) Publicanos e pecadores – “E chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir” (Lucas 15.1); c) A casa de Cornélio – “E logo mandei chamar-te, e bem fizeste em vir. Agora, pois, estamos todos presentes diante de Deus, para ouvir tudo quanto por Deus te é mandado” (Atos 10.33); d) O procônsul Sérgio Paulo – “O qual estava com o procônsul Sérgio Paulo, homem prudente. Este, chamando a si Barnabé e Saulo, procurava muito ouvir a palavra de Deus” (Atos 13.7). Afirma Paulo em Romanos 10.17 sobre o poder que existe na Palavra de Deus gerando fé quando se permite ouvi-la: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”. Ouça. Creia.

Por Sílvio Vinícius Martins.

Compartilhe este artigo com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem