O que é a afasia e como tratar essa moléstia?

O que é a afasia e como tratar essa moléstia?

O célebre ator norte-americano Bruce Willis anunciou a sua aposentadoria das telas do cinema depois que os médicos diagnosticaram os sintomas de uma doença neurológica chamada “afasia”, que logo ganhou notoriedade. Os especialistas informam que se trata de lesões cerebrais, principalmente as que atingem o lado esquerdo do cérebro e que podem gerar uma sequela conhecida por afasia com resultados nefastos para o paciente: a função da fala e linguagem diminuída pela disfunção, uma vez que a pessoa não consegue mais se expressar verbalmente como outrora; a dificuldade se estende também na compreensão da linguagem verbal, escrita e mesmo na capacidade de escrever.

De acordo com os especialistas, existem dois principais grupos de afasias, divididos ela fluência do discurso do paciente:

Afasias fluentes: Neste grupo os pacientes conseguem se expressar com facilidade e fluência ao utilizar frases longas e complexas. Vez por outra, as frases não fazem sentido no contexto do diálogo, ou utilizar palavras incompreensíveis, incorretas ou desnecessárias. Os pacientes não entendem o conteúdo do assunto em pauta e nem sempre percebem que os demais não os compreendem.

Afasias não fluentes: Neste caso, os pacientes sofrem com lesões que atingem a região frontal do cérebro e que envolve a fluência do discurso. Os pacientes apresentam dificuldades para falar e achar palavras, às vezes omitindo-as, e falam frases muito curtas. Mas conseguem entender o seu interlocutor e estão cientes de suas dificuldades. Outros sintomas são diagnosticados como fraqueza ou paralisia do lado direito do corpo.

Antes da indicação de um tratamento, os especialistas devem identificar qual é a doença de base, para que seja tratada adequadamente. Caso o paciente venha surgir com sintomas agudos ou súbitos, deve ser encaminhado a um pronto socorro especializado, por se tratar de um potencial AVC. Os médicos afirmam que as chances de sequelas se tornam mínimas quando os sintomas são tratados rapidamente.

Compartilhe este artigo com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem