1 – Contratar seguro adicional para o cartão de crédito ou débito – Na maioria dos casos, diversas empresas oferecem serviços adicionais para aumentar a segurança do cartão de crédito ou débito. Os bancos oferecem um PIN secreto durante a transação e outros enviam um código para o celular na realização de uma compra;
2 – Desconfie de solicitações de senha por telefone, celular ou e-mail – As entidades financeiras não enviam e-mail e nem telefonam para seus clientes para solicitar a senha do cartão de crédito ou o seu código de segurança! Por serem informações pessoais e intransferÃveis, não devem ser divulgadas para outras pessoas;
3 – Não entregue seus cartões, mesmo que inutilizados – Os bancos não solicitam a devolução de cartões e também não fazem essa retirada na residência dos clientes. Em caso de visita de alguém que diz ser do seu banco, não atenda a sua solicitação. Se a fraude acontecer por telefone, desligue o aparelho e entre em contato com a central de relacionamento da instituição financeira;
4 – Tenha cuidado ao se desfazer dos cartões – Quando você se desfizer de um cartão de crédito ou débito inutilizado, não esqueça de destruir o chip e a tarja para inutilizá-lo. Existe a opção de fazer o descarte sustentável do material, fornecido pelos bancos;
5 – Nunca informe a sua senha ou dados do cartão para outras pessoas – Jamais compartilhe a sua senha ou informações do cartão para outras pessoas, incluindo familiares, amigos e parceiros, principalmente se os mesmo tiverem o hábito de realizar compras online;
6 – Preste atenção à s notificações de acompanhamento – Fique atento à s notificações de acompanhamento que muitas instituições financeiras enviam através do SMS para o seu celular. São dados importantes uma vez que mostram as últimas compras realizadas no seu cartão;
7 – Observe os sites antes de compras pela internet – Antes de fazer as suas compras pela internet, faça uma pesquisa e dê preferência a sites confiáveis e que tenham o selo de segurança (um cadeado que aparece na barra de endereço);
8 – Acompanhe sempre o seu extrato de despesas – Acompanhe diariamente o seu extrato, pois é outra garantia de que o seu cartão está seguro e não sendo utilizado indevidamente por outras pessoas. Caso perceba algum débito ou crédito indevido, entre em contato com a central de relacionamento do seu banco;
9 – Mantenha o seu cadastro atualizado – Mantenha o seu cadastro atualizado para que o setor de segurança da instituição financeira entre em contato com o cliente para confirmar se foi ele mesmo quem fez as transações;
10 – Configure uma senha no chip da linha telefônica – Este recurso vai impedir que a tecnologia seja instalada em outro celular para receber SMS ou ligações. Os códigos de recuperação do chip (PUK1 e PUK2) em caso de bloqueio do PIN devem ser guardados em local seguro.
Se este artigo foi útil para você compartilhe com seus amigos.
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante