Davi entre os mais célebres autores; palavras de fé e esperança ao povo
Também conhecido como O Saltério (nomenclatura atribuÃda pelos judeus por seus cânticos serem acompanhados pelo instrumento musical de mesmo nome), Salmos, o célebre hinário judaico, se tornou com o passar dos tempos em um dos livros mais queridos pela comunidade cristã e mesmo por aqueles que buscam socorro e consolo em suas páginas.
O rei Davi é um dos principais expoentes do hinário, sendo autor de cerca de 74 poemas, quase metade do livro. Mas o famoso rei de Israel foi o único compositor? É verdade que existem outros compositores que deixaram registradas as suas poesias para o enlevo dos leitores?
Na verdade, os teólogos costumam dizer que o Antigo Testamento irrompia em poesias. Suas narrativas eram ornamentadas de versos, divididos em uma sequência mais longa com o objetivo de ressaltar algum fato memorável. A poesia hebraica, devido a sua flexibilidade de forma, era utilizada na forma de um ditado proverbial, um enigma, um apelo ao orador, orações ou mesmo ações de graças.
E quanto aos demais autores? Moisés, o libertador e legislador de Israel, figura entre os tantos compositores: ele é autor do salmo 90, considerado o mais antigo cântico registrado no livro; o rei Salomão (filho e sucessor do rei Davi) foi autor dos salmos 72 e 127 (além de ter escrito os livros de Provérbios, Eclesiastes e Cantares); os coraÃtas eram uma famÃlia da tribo de Levi, seu antepassado, Corá, rebelou-se contra Moisés, mas seus descendentes permaneceram fiéis a Deus e serviram no templo; a autoria dos salmos 42 a 49 é atribuÃda a eles; os irmãos Hemã e Etã, da tribo de Judá, conhecidos por sua sabedoria em Israel, cada um escreveu um salmo (88 e 89, respectivamente); e a famÃlia de Asafe, sendo este um levita escolhido por Davi para ser o lÃder da adoração no templo (1 Crônicas 16.7), os seus familiares continuaram na condução dos louvores ao longo dos séculos. Ele foi o autor dos salmos 50 e 73 a 83.
Quanto à sua natureza, em nenhum outro livro da BÃblia o leitor encontrará variedade de expressões de fé e esperança corroboradas pelos acontecimentos passados e a experiência na revelação de Deus.
Uma excelente dica para quem deseja buscar mais e mais a presença do Senhor por meio de tão importante livro das Sagradas Escrituras é a obra Vivendo Salmos: motivação para os desafios da vida moderna (CPAD), de Charles Swindoll.
Se este artigo foi útil para você compartilhe com seus amigos.
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante