Crentes ucranianos fazem “bunkers” de adoração

Crentes ucranianos fazem “bunkers” de adoração

A guerra movida pela Rússia contra a vizinha Ucrânia já tem feito as suas vítimas com a inevitável devastação de seu território com a chegada das tropas invasoras. Apesar disso, a fé cristã não tem sido negligenciada pelos ucranianos, que se uniram não apenas na defesa da pátria, mas também no clamor a Deus em busca de proteção e intervenção divinas para o fim do conflito. As tropas russas deixaram um rastro de destruição à medida que avançaram a fim de alcançar a capital Kiev.

Embora o ambiente hostil sirva como o principal obstáculo para manter a fé inabalável, todavia, de acordo com testemunhos divulgados pelo pastor Anatoliy Raychynets, da Sociedade Bíblica Ucraniana, “é cada vez maior o número de pessoas voltando-se para Deus em meio à guerra, tendo como uma das grandes referências bíblicas a passagem do livro de Salmos contida no capítulo 31: ‘Em ti, Senhor, me refugio; nunca permitas que eu seja humilhado; livra-me pela tua justiça. Inclina os teus ouvidos para mim, vem livrar-me depressa! Sê minha rocha de refúgio, uma fortaleza poderosa para me salvar. Sim, tu és a minha rocha e a minha fortaleza; por amor do teu nome, conduze-me e guia-me’, diz um trecho, dos versos 1 ao 3”.

A narrativa do pastor, veiculada pelo site de notícias Faithwire, dá conta do contexto atual vivenciado pelos compatriotas no país atacado. A sua igreja, juntamente com outros cristãos, tem lido o texto bíblico em locais improvisados que os ucranianos têm chamado de “bunkers”. “Para mim, como pastor, esse salmo… bem, eu o leio de maneira diferente agora porque é sobre nossa situação atual na Ucrânia. Esta antiga oração – escrita há vários milhares de anos – agora vemos que está tão viva, está viva”, comenta o líder cristão.

O pastor Oldi Morava, da Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira, teve a mesma interpretação. O ministro publicou uma coleção de vídeos nos quais aparecem os ucranianos lendo a passagem do salmo 31 em diferentes locais (fotos). Cenas que revelam homens, mulheres, jovens e crianças voltados para Deus, apesar do perigo de serem alvejados pelas balas e bombas inimigas. “Eles notaram que, durante este período difícil, muitas pessoas almejam encontrar força, descanso, mas também conforto em sua fé e na Palavra de Deus”, disse o pastor Morava em artigo publicado no Premier Christianity.

Se este artigo foi útil para você compartilhe com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem