Pastor George O. Wood

 “Devemos usar todos os meios disponíveis para alcançar o mundo”

Filho de pais missionários na China e no Tibete, o pastor George Oliver Wood é, desde agosto de 2007, superintendente-geral das Assembleias de Deus nos Estados Unidos e, desde 2008, presidente do Comitê Mundial das Assembleias de Deus. Doutor em Teologia Pastoral pelo Seminário Teológico Fuller, em Pasadena, Califórnia (EUA), e em Direito pela Escola de Direito da Western State University, em Fullerton, também na Califórnia, pastor Wood serviu inicialmente no Seminário das Assembleias de Deus em Springfield, Missouri, em várias funções, de 1965 a 1971, e foi ordenado ao ministério pastoral pelo Distrito Sul das Assembleias de Deus em Missouri em 1967. Antes de assumir o cargo de superintendente-geral das Assembleias de Deus nos EUA, pastor George Wood foi secretário-geral de 1993 a 2007; e antes ainda, superintendente-assistente do Distrito Sul das Assembleias de Deus na Califórnia, de 1988 a 1993. Também pastoreou a Assembleia de Deus Centro Cristão de Newport-Mesa, em Costa Mesa, Califórnia, por 17 anos. Durante seu pastorado, aquela igreja experimentou um crescimento significativo, construindo novas instalações e “outras congregações, e doando 1 milhão de dólares para as Missões Mundiais no último biênio de seu pastorado. Antes de servir como pastor, além de ter trabalhado em Springfield, pastor Wood foi advogado.

Ele é autor de sete livros, dentre eles “A Pslam In My Heart”, lançado pela CPAD com o título “Um Salmo em Seu Coração”, um estudo devocional do livro de Salmos. Nesta entrevista, pastor Wood fala sobre os 100 anos da Assembleia de Deus no Brasil, o crescimento pentecostal no mundo, os desafios dos líderes cristãos em nosso tempo e do investimento e do retorno positivo que a Assembleia de Deus norte-americana tem tido na área de comunicação.

Como em outras partes do mundo, o pentecostalismo tem crescido no Brasil, especialmente a Assembleia de Deus, que é a maior denominação protestante em nosso país. Neste ano, a Assembleia de Deus no Brasil está comemorando 100 anos e chega a esta data representando aproximadamente 50% dos evangélicos no Brasil e quase 10% da população brasileira. O senhor acredita que essa expansão do Movimento Pentecostal no mundo pode significar que este será o grande instrumento que Deus usará para desempenhar um serviço poderoso na última colheita antes do Retorno de Cristo?

O Pentecostes nasceu sob o comando de nosso Senhor: “Ide fazei discípulos de todas as nações”, Jesus disse a Seus discípulos que, após o Espírito Santo ser enviado, eles deveriam dar testemunho dEle em Jerusalém, Judeia, Samaria e até os confins da Terra. Certamente, o poder do Espírito Santo é o agente para o crescimento do Pentecostes ao redor do mundo. Nestes últimos dias antes da Vinda de nosso Senhor, Ele procura homens e mulheres, jovens e crianças, cheios do Espírito Santo, que corajosamente proclamem a graça salvadora de Jesus Cristo.

O último Congresso Mundial das Assembleias de Deus ocorreu recentemente na Índia. Soubemos que foi um dos mais fervorosos. Como o senhor descreveria a última edição do conclave pentecostal? E o que mais atraiu a sua atenção na Igreja Pentecostal indiana?

A sexta edição trienial do Congresso Mundial das Assembleias de Deus, realizado de 6 a 9 de fevereiro em Chennai, Índia, proporcionou-nos um sabor de Céu na Terra! Delegados de 75 países se uniram a milhares de crentes da Índia em adoração e louvor a Deus. As Assembleias de Deus na Índia, sob a liderança de seu superintendente-geral, o pastor David Mohan, está experimentando um crescimento explosivo. A igreja do pastor Mohan é uma próspera comunidade de 40 mil fiéis formados por 4 mil pequenos grupos, 5,5 mil líderes e 120 pastores. À conferência terminou com uma enorme festa à noite, onde mais de 55 mil crentes pentecostais comprometeram-se em levar agressivamente o Evangelho a todas as partes do mundo. Hoje, há mais de 63 milhões de crentes das Assembleias de Deus ao redor do mundo, distribuídos em cerca de 330 mil igrejas. À meta estabelecida no 6º Congresso foi de, com a ajuda de Deus, chegarmos a mais de 100 milhões de assembleianos no mundo cultuando ao Senhor em 500 mil igrejas até 2020. Assim seja!

Temos notado que as Assembleias de Deus nos Estados Unidos têm investido em comunicação pela Internet. A Assembleia de Deus nos EUA tem, inclusive, uma excelente tevê web. Que resultados o senhor já pode identificar nos relacionamentos e na construção da sociedade através do uso dessa ferramenta de comunicação?

As Assembleias de Deus nos Estados Unidos, intencionalmente, se voltaram para o uso da comunicação digital, além de impressão, nos últimos três anos. A AGTV [tevê da Assembleia de Deus nos EUA pela Internet] se tornou um dos canais mais rápidos e crescentes de comunicação para nós. Há muitos tipos diferentes de vídeos, de maneira que não é possível nomeá-los todos. No entanto, além de vídeos falando sobre os ministérios e os recursos de nossa associação, nós temos muitas igrejas que têm enviado seus cultos e materiais de ensino para a AGTV. Temos vídeos dos cultos bienais de nosso Concílio Geral e das capelas de nossa sede. Juntamente com o nosso site e os sites gratuitos que oferecemos a nossas igrejas dos EUA, vimos um grande crescimento em nossa audiência, com as pessoas estando melhores informadas, e mais desafiadas e estimuladas a seguir e viver para Cristo.

Há dois ministérios especiais que temos desenvolvido para a era digital: são as séries iValues e nossos programas de multimídia. Percebendo a necessidade de ensinar e focar em nossas quatro doutrinas básicas, os nossos dirigentes executivos produziram conteúdos de ensinamento sobre cada um desses quatro pontos. O pacote de vídeo, que inclui seu próprio site, foi enviado gratuitamente a cada Assembleia de Deus dos Estados Unidos. Pastores estão usando esses vídeos na Escola Dominical, em grupos pequenos e também para apoiar as suas mensagens nos púlpitos, e temos visto resultados incríveis a partir desse material. Por muitos anos, nossa igreja tem desenvolvido programas multimídia para melhor equipar as congregações para que alcancem as suas comunidades no evangelismo. Mais uma vez, desenvolvemos um site com depoimentos e histórias que tiveram um impacto poderoso. Nosso tema atual é “Nada é difícil demais para Deus”, e estamos no processo de desenvolvimento de um novo.

Jesus era um mestre comunicador. Ele usou lições objetivas, escreveu na areia, colocou lama nos olhos de um cego e encontrou as pessoas onde elas estão. Eu acredito que a igreja de hoje deve usar todos os meios disponíveis, seja através da imprensa, do rádio, da TV ou de comunicação digital, para alcançar o nosso mundo.

Gostaríamos que o senhor deixasse uma palavra aos milhares de pastores e líderes das Assembleias de Deus no Brasil, que completa 100 anos em nosso país.

Louvo a Deus pelo impacto que as Assembleias de Deus brasileiras têm tido no mundo com a mensagem pentecostal por quase 100 anos. É uma alegria estarmos com vocês como parceiros na colheita do tempo do fim. Quero incentivar os pastores e líderes a manter acesa a chama do Pentecostes, não só em seu país, mas também em muitos países onde têm missionários e trabalhadores. Sem dúvida. as Assembleias de Deus no Brasil é uma das mais fortes e mais crescentes Assembleias de Deus no mundo. Eu oro para que vocês possam continuar avançando no poder do Espírito Santo, levando a Boa Nova de Jesus Cristo em todos os lugares, até que Ele venha! Maranata!

Se este artigo foi útil para você compartilhe com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem