Fé cristã: não à maçonaria

“A fé bíblica é compatível com Maçonaria? Pode um crente ser maçom?”

Iniciemos reafirmando ser a Bíblia a nossa única regra de fé e prática em todas as questões da vida. Sendo Jesus o autor e consumador da nossa fé (Hebreus 12.2), o Seu padrão divino é também o nosso. Mediante essas premissas, não há outra conclusão: a fé bíblica e a maçonaria são incompatíveis. Diferentemente do que se passa com o Cristianismo, o princípio da Maçonaria é impreciso historicamente. E as versões sobre essa sociedade são tantas e confusas que ninguém as pode sintetizar. Alguém a coloca em tempos anteriores a Cristo, outros a situam na Idade Média e ainda outros a lançam na Idade Moderna.

Também opõe a Maçonaria ao Cristianismo o fato de aquela ser uma sociedade secreta. Talvez a maior do mundo. Cristo ensinou, recomendou e praticou a transparência: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus” (Mateus 5.16); “Jesus lhe respondeu: Eu falei abertamente ao mundo; eu sempre ensinei na sinagoga e no templo, onde todos os judeus se ajuntam, e nada disse em oculto” (João 18.20).

As vidas dos profetas e apóstolos nos apresentam homens de ações públicas cujo objetivo era atingir o maior número de pessoas com suas mensagens. O apóstolo Paulo, por exemplo, empreendeu três grandes viagens missionárias, pregando tanto em sinagogas como ao ar livre. Evidentemente, uma sociedade secreta não tem esse objetivo; antes, oculta-se, esconde-se, esgueira-se.

Não basta ser secreta, a Maçonaria é também exclusivista. Muito ao contrário da fé cristã, que é inclusivista nata! Apocalipse 5.9 declara: “Porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua e povo, e nação”.

A verdade sobre a Maçonaria é que ela é, na prática, uma religião. Os ensinos maçônicos reconhecem a existência de um único princípio de criação, gerente absoluto sobre todas as coisas, soberano: o Grande Arquiteto do Universo. Parece Deus, mas não é. Ensina-nos a Bíblia Sagrada que “No princípio criou Deus os céus e a terra” (Gênesis 1.1), sendo Ele o soberano. Ele tem todo poder e honra e glória eternamente (Romanos 11.36). Não caiamos no erro comum dos hebreus, que enveredaram pela idolatria, confundidos. Esse pensamento maçônico do Arquiteto inominável é ecumenista e politicamente correto, agradável a muitos ouvidos com comichões, mas é incompatível com a clara doutrina que prega “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor” (Deuteronômio 6.4). Logo, é biblicamente reprovado.

Um breve estudo das Sagradas Escrituras faz-nos entender que a genuína fé bíblica é única, como único é nosso Deus. Logo, os ensinos maçônicos são diametralmente opostos aos ensinos da Bíblia Sagrada. Nunca houve tempo como este, em que mais precisamos dedicar os nossos esforços na proclamação do Evangelho. Cristo virá buscar o Seu povo, e a cidade edificada sobre os montes não é secreta. Ela é referência para o mundo!

Por, Gilberto Corrêa de Andrade.

Se este artigo foi útil para você compartilhe com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem