Ex-padre casa-se com ex-freira na Assembleia de Deus em Souza (PE)

Ex-padre casa-se com ex-freira na Assembleia de Deus em Souza (PE)

Ambos se converteram na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, onde hoje servem a Cristo com grande alegria

O jovem Lourival Luiz de Sousa observava compungido a degradação moral de seus conhecidos e amigos, que trilhavam o caminho  das drogas e da criminalidade. Pensando em uma maneira de resgatar essas pessoas e assim livrá-las do castigo iminente, Lourival concebeu o desejo de tornar-se padre e assim anunciar a Palavra de Deus e indicar-lhes o caminho da salvação. A simples intenção tornou-se cada vez mais forte até que finalmente o rapaz se dirigiu para o Seminário Nossa Senhora da Assunção, em Cajazeiras, no alto sertão paraibano, para tornar-se um sacerdote católico.

“Eu sou natural da cidade de Souza, na Paraíba, e senti o desejo de ser padre a partir de 1986, aos 24 anos de idade. Por essa época, eu queria ser padre por causa de meus amigos que se envolveram com as drogas e outros crimes. O meu objetivo era levar o Evangelho a fim de libertar a juventude do caminho de trevas, pecados e vícios. Fui para o seminário em 1990, e me formei em 2000, depois que cheguei de Roma, Itália. Sou bacharel em Teologia pelo seminário católico romano. Durante esse período de 14 anos, de 1986 a 2000, completei meu ensino secundário e iniciei e concluí o bacharelado, também me formei em Filosofia. Eu não fui influenciado por ninguém de minha família, até porque não existe histórico de alguém que tenha se tornado padre entre meus parentes”, relata o irmão Luiz, como gosta de ser identificado.

Logo, o noviço foi ordenado sacerdote pelas mãos do bispo dom José Gonzalez Alonso, que o destacou para administrar as paróquias das cidades de Aguiar, Diamante, Boaventura, Igaracy, Curral Velho e Belém do Brejo do Cruz. Enquanto se ocupava em seus afazeres religiosos nesta última cidade, o padre conheceu uma freira chamada Maria de Fátima Fernandes da Silva. Isso aconteceu em setembro de 2006. A jovem era natural de Belém do Brejo do Cruz, mas residia em Iraúna e realizava missões nos Estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Em junho de 2009, quando gozava férias na cidade de Belém, a religiosa abordou o padre Lourival e revelou o desejo de abandonar o hábito e tornar-se evangélica porque não concordava com a idolatria. O sacerdote ficou impressionado com a decisão da religiosa. “Ela me abordou e disse que desejava abandonar o hábito e ser evangélica. Eu disse: 'Isso é algo admirável, uma freira que deseja ser evangélica. Nunca testemunhei algo parecido'. À partir de então, passei a manifestar outros sentimentos por ela. Dessa forma, compreendi que o Senhor tinha um  chamado diferente para mim, até porque, em minhas orações, o Senhor havia dito para mim que eu não podia continuar com aquele modo de vida”.

A insatisfação com a Igreja Católica surgiu quando o sacerdote começou a estudar mais detidamente algumas doutrinas da Bíblia Sagrada. Logo concluiu que o catolicismo estava muito distante da verdadeira doutrina cristã defendida pelos apóstolos no passado. “Examinei os textos da tradição católica que aludiam à idolatria, às tradições elaboradas pelos homens, às crendices populares, às festas profanas na igreja. Confrontei os ensinos da Igreja Católica com a doutrina exposta pela Palavra de Deus e percebi que não poderia continuar a fazer parte de uma igreja que não obedecia a Bíblia”.

Quando a irmã Maria de Fátima abandonou o  catolicismo e se voltou para Cristo em junho de 2009 na Assembleia de Deus na cidade de Belém, o  sacerdote também resolveu deixar a batina e tornar-se evangélico. Apesar de ainda não comungar a fé cristã, Deus já havia falado com ele. Mesmo antes de sua decisão, o padre ouvia o programa radiofônico “A Bíblia no Ar”, promovido pela Assembléia de Deus em Souza (PB) e conduzido por seu líder, o pastor Alexandre Duarte da Costa. Em setembro de 2009, o sacerdote foi morar na casa dos pais na cidade de São Gonçalo, onde ele intensificou seus estudos na Palavra de Deus. 

Quanto mais se aprofundava nos versículos que condenavam a idolatria, mais atemorizado ele ficou.

“Quando eu encontrei os textos que abordavam esse tema, entrei em crise. Mas, também ouvia o programa no rádio, e esse programa me fazia muito bem, pois me transmitia paz. Eu telefonei para o pastor em busca de oração em meu favor, e pedia hinos para serem tocados. Quero destacar que as pregações que eu escutava na programação não criticavam “ou condenavam as pessoas, mas anunciavam o legítimo Evangelho, como o via nas Escrituras, e este detalhe me cativou”, lembra.

A leitura da Bíblia Sagrada e as pregações e hinos surtiram o efeito desejado no coração do religioso. No dia 29 de abril deste ano, o então padre Lourival procurou o pastor Alexandre e aceitou Jesus como seu salvador pessoal renunciando o mero ritualismo religioso romanista. Ato contínuo, ele abandonou os antigos dogmas que norteavam a sua conduta, entre os quais o celibato, outorgado pela igreja romana aos que desejam envergar a batina. Na igreja, reencontrou a ex-freira e logo se identificaram e se aproximaram. Até que, na noite de 14 de outubro, por volta das  20h30, no templo-central da Assembleia de Deus em Souza, foi realizado o casamento do ex-padre Lourival Luiz de Sousa com a ex-freira Maria de Fátima Fernandes da Silva. À cerimônia foi celebrada pelo pastor José Carlos de Lima, líder da Assembleia de Deus em João Pessoa e presidente da Convenção de Ministros da Assembleia de Deus na Paraíba (Comadep).

“É um fato inédito a celebração desse casamento na história da nossa denominação na Paraíba, pois pela primeira vez é celebrado um enlace matrimonial entre dois ex-obreiros da Igreja Católica. Portanto, peço que orem intensamente por esse casal para serem usados como instrumentos poderosos nas mãos de Deus”, pediu o pastor José Carlos.

Hoje, o casal planeja se dedicar inteiramente à Seara do Mestre. Inclusive o irmão Luiz se empenha em escrever a sua biografia, onde as pessoas terão acesso a detalhes de sua vida e conversão.

Se este artigo foi útil para você compartilhe com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem