Respostas as grandes questões da vida

Desde que Adão e Eva pecaram no Jardim do Éden, começou, e nunca terminou, uma busca desesperada pela paz e pela certeza do futuro. As guerras, a violência, as drogas, a ansiedade, a loucura, o pecado e tudo o que o homem faz de certo e errado está relacionado com essa busca desesperada pelas respostas aos questionamentos que perturbam o seu interior.

A primeira grande busca do homem é responder à seguinte pergunta: "De onde vim?". Isso incomoda tremendamente o ser humano. Creio que essa pergunta mexe com todos. Surgiram várias teorias, inclusive a malfadada Teoria da Evolução, numa tentativa desesperada de encontrar o "elo perdido" para legitimar uma resposta. No mundo espiritualista, os espíritas resolveram criar a teoria da reencarnação, que é um engodo e nunca explicará como tudo começou. A filosofia apresenta várias ideias sobre o assunto, mas ninguém consegue dar uma resposta satisfatória. Mas essa confusão só existe por que o homem se rebelou contra Deus (Isaías 1.3).

O senhor criou o homem e ele muitas vezes nega a existência do Criador, desconhecendo sua própria origem. Claro que essa questão só se resolvem pela fé. A Bíblia deixa claro, no livro de Gênesis, que Deus criou o homem. Essa questão se resolve crendo que tanto o Universo como o homem são frutos do Criador. Em Hebreus 11.6, lemos quê "pela fé percebemos que o Universo foi criado por Deus". É questão de fé. Mas posso assegurar que o homem precisa muito mais de fé para crer que viemos dos primatas, ou pior, de uma ameba, do que crê que o Deus Todo Poderoso o homem e tudo que existe no Universo. O nosso papel de servos de Deus é pregar a respeito da fé. A fé é o segredo para uma vida vitoriosa.

Outra grande busca do homem é: "Para onde estou indo?" O futuro inquieta e perturba o ser humano. Existe uma vida após a morte? Se existe, como vai ser? Que posso fazer para enfrentar esse futuro? Esta é uma questão de vida ou morte. A filosofia não responde. A ciência também não. O medo de morrer é o pior dos medos do ser humano. A eternidade ainda é o grande desafio da humanidade. A Bíblia tem todas as respostas sobre esse assunto. O que é triste é ver tanta gente perdida, mesmo Jesus tendo deixado passado tudo sobre o futuro da humanidade. Quando o carcereiro de Filipos perguntou "Que farei para ser salvo?", os discípulos responderam: "Crê no senhor Jesus e serás salvo tu e tua casa" (Atos 16.31,32). É simples assim: creia e seja salvo, creia e tenha uma vida eterna, creia e o futuro será garantido.

Em Hebreus 9.27 lemos que "aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo". Toda a Bíblia foi escrita para esse fim. Jesus veio a este mundo com esse objetivo. Ele morreu na cruz do Calvário para perdoar os pecados dos homens, levando-os à certeza da Vida Eterna. Jesus declarou na oração sacerdotal: "e a vida eterna é esta: que te conheça a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste" (João 17.3). Só cabe ao homem acreditar e aceitar o projeto de Deus para sua vida. Jesus disse no final do seu ministério terrestre: "Ide, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crê e for batizado será salvo" (Marcos 16.15,16). Essa busca do futuro pode ser resolvida com a fé que salva. Basta crer no senhor Jesus Cristo. Ele declarou em João 14.2,3: "Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e os levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também". Alguém precisa de palavras mais veementes, verdadeiras e firme do que estas do Mestre? Com um pouco de fé todas as dúvidas e questionamentos são resolvidos.

A outra questão está relacionada com a vida neste mundo. Como viver de bem com a vida? Como se feliz? Como enfrentar as adversidades da vida? Como conviver com o outro? Enfim, como viver neste mundo cheio de lutas e tentações? São questões existenciais, que invadem a alma e o espírito das pessoas. Todo mundo quer viver muito tempo, ser feliz, ter dinheiro, família, amigos e muita paz. É verdade que Deus fez o homem para viver assim. O pecado trouxe muitos problemas para a existência humana, mas alguém acha que Deus ia criar o homem e o deixar entregue ao diabo ou à sua própria sorte? Claro que não! A Bíblia é o Manual do Fabricante. Nela estão todas as regras da felicidade. Tudo que o homem precisa saber e fazer sobre uma vida equilibrada aqui na Terra, e por fim alcançar a vida eterna, foi ensinado pelo Criador.

O princípio da salvação é crer no sacrifício de Cristo na cruz do Calvário. Enfim, se queremos ser vencedores, sigamos os princípios da Palavra de Deus. Que o Senhor abençoe a todos.

Por, Israel Alves Ferreira.

Se este artigo foi útil para você compartilha com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem