Você está pronto para servir a Deus em Sua Seara?

Você está pronto para servir a Deus em Sua Seara?

Observamos que o apóstolo Paulo demonstrava preocupação quanto à conduta daqueles que receberam a Jesus como Salvador pessoal, e este ardor chama a nossa atenção em relação à mudança produzida na vida dos novos convertidos, uma vez que a conversão resulta em mudança nas pessoas, e não apenas em seu comportamento, mas em seu caráter e prioridades. São mudanças perceptíveis, que aqueles que convivem com o novo convertido certamente observam. O Apóstolo dos Gentios ensina com amor sobre a busca do aperfeiçoamento, principalmente daqueles que servem como obreiros na Igreja do Senhor, conforme 2 Timóteo 2.15.

O apóstolo Paulo escreveu 13 cartas, sendo nove para igrejas, três para obreiros (cartas pastorais) e uma para Filemon (íntima). Em seus escritos, o veterano missionário demonstrava preocupação e manifestava firmeza com relação à conduta como forma de atestar a mudança produzida na vida do novo convertido. Notemos que o apóstolo Paulo almeja o aperfeiçoamento da Igreja e isto inclui a transformação daqueles que servem entre nós, isto é, os escolhidos por Deus para servirem na obra do Senhor. O texto de 1 Timóteo 3.1-7 é direcionado principalmente para os obreiros escolhidos para servir na Seara do Mestre.

Evidentemente, há uma cobrança maior para aqueles que exercem funções específicas na igreja, uma vez que o obreiro é uma referência entre os fiéis. Classifico como obreiros todos aqueles que exercem atividades na igreja, desde o dirigente da congregação, os presbíteros, diáconos, cooperadores e líderes da igreja, sem excluir as nossas irmãs, pois eu entendo que elas são obreiras da igreja. Quando falamos de obreiro na igreja, mencionamos a cooperação entre nós, portanto não devemos ignorar que as irmãs cooperam na direção do Círculo de Oração, na regência de corais, como professoras da Escola Bíblica Dominical e como apoiadoras dos trabalhos de jovens e adolescentes. Isso significa que elas também exercem funções na igreja. Para todos aqueles que exercem cargos na igreja há uma exigência a mais da parte do Senhor.

Vejamos, a princípio, as orientações que o apóstolo Paulo escreve aos obreiros em 1 Timóteo 3.1-7. Vejam as exigências do autor da carta. Ao lermos as missivas endereçadas a Timóteo e a Tito, percebemos o seu cuidado para com aqueles que exercem cargos na igreja do Senhor.

Dentro desses versículos que mencionam esse relevante assunto, podemos detalhar cada condição e situação que o apóstolo Paulo descreve para aqueles que servem como obreiros na Casa do Senhor. No texto que mencionamos, podemos extrair princípios que, se forem observados, farão com que correspondamos à expectativa da Sua escolha. O Senhor Jesus escolhe cada um de nós e há uma expectativa do que Ele espera que realizemos em Sua Seara.

Citamos como exemplo os personagens bíblicos Arão, Josué e Hur que compunham a direção do “ministério de Moisés”, mas podemos entender que Deus confiou a cada um deles um trabalho específico, e é dessa forma que o Senhor Jesus espera de cada um de nós. Nós somos escolhidos por Ele, mas, por outro lado, o Senhor deseja que correspondamos com aquilo para o qual Ele nos chamou.

Os obreiros foram escolhidos pelo Senhor Jesus desconsiderando a sua capacidade, a condição financeira, a sua intelectualidade ou a sua origem familiar. Você foi escolhido pelo Senhor e Ele não erra em Sua escolha. Jesus vai com você até o fim.

Perceba que em 2 Timóteo 2.15 o obreiro aprovado por Deus tem uma vida íntegra (“não tem do que se envergonhar”) e é um obreiro que abriga com sabedoria o que recebeu do Senhor (“maneja bem a Palavra da Verdade”).

Para se ter uma ideia da responsabilidade de sermos fiéis no que Deus nos confiou, menciono a experiência de um de nossos irmãos, que recebeu do Senhor uma mensagem em um culto de Santa Ceia e a mensagem que ele recebeu era dirigida a três pessoas. Então, o homem imaginou que poderia entregar a mensagem para toda a membresia. Ele entregou a mensagem a todos e, ao invés de as pessoas a receberem bem, foi como se jogasse um balde de água fria em uma fervura. Vemos por aí que o obreiro deve agir com sabedoria na administração daquilo que ele recebeu do Senhor.

José Wellington Costa Junior

Compartilhe este artigo com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem