Violência contra menores no Brasil

Violência contra menores no Brasil

Registradas mais de 119,8 mil denúncias de janeiro até setembro no país

Uma pesquisa realizada a partir de informações do Disque 100 mostrou uma realidade sombria dos lares brasileiros: foram registradas mais de 119,8 mil denúncias de violência contra crianças e adolescentes de janeiro a setembro de 2021. Os números alarmantes servem como termômetro quando comparado com os divulgados em todo o ano passado, que chegou a 153,4 mil.

“É um número muito alto. Precisamos dar um basta na violência, principalmente contra crianças e adolescentes, que são o futuro da nossa nação. Para vencer essa situação, devemos denunciar os casos, cobrar ação das autoridades responsáveis e conscientizar as famílias”, destaca a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Damares Alves.

O ouvidor nacional, Fernando César Ferreira, explicou que as denúncias são feitas, em grande parte, por anônimos, vizinhos e parentes. O Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente Ameaçados de Morte (PPCAAM) está presente em 16 estados e no Distrito Federal e tem como meta a preservação da vida de crianças e adolescentes que sofrem ameaças de morte e seus familiares, e busca assegurar a garantia dos direitos fundamentais. Hoje em dia, mais de 11,5 mil crianças e adolescentes e seus familiares já foram beneficiados pela iniciativa. O Disque 100 é a opção de um serviço gratuito para denúncias de violações de direitos humanos e qualquer pessoa está habilitada a denunciar uma vez que os serviços funcionam 24h por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

“O nosso grande desafio é fazer com que crianças e adolescentes também possam fazer as denúncias. Buscando melhorar ainda mais nossos serviços, realizamos mudanças no protocolo da central de atendimento, resultando na diminuição do tempo médio de espera para   segundos e 98% das ligações atendidas em até    segundos. Além disso, é possível fazer denúncias por meio do aplicativo Direitos Humanos Brasil, pelo Telegram e WhatsApp”, lembra a ministra.

Para tirar dúvidas e ter mais informações envie e-mail para ouvidoria@mdh.gov.br. O número para denúncias via WhatsApp é o (61) 99656-5008. No Telegram, basta digitar “Direitoshumanosbrasil” na busca do aplicativo.

Compartilhe este artigo com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem